Gato pode comer beterraba? Saiba mais

Compartilhar:


É difícil encontrar alguém, nos dias de hoje, que nunca tenha comido beterraba, não é mesmo? Isso porque esse tipo de alimento é muito comum em mesas de famílias brasileiras, por conta do seu valor nutritivo. Pois é, a beterraba está na lista de alimentos saudáveis, sempre escolhida pelos fãs de um cardápio equilibrado. Porém, para tutores de pet, a pergunta que mais fica na cabeça é: gato pode comer beterraba

Bom, que esse alimento faz bem para nós, seres humanos, todo mundo sabe. A questão principal é se fazem bem para os felinos. De fato, esse legume é bem nutritivo, mas é importante verificar qual a sua composição. Porque, dependendo dela, o gato pode acabar sentindo algum desconforto estomacal e ir parar no hospital veterinário. Por isso, leve-o ao veterinário para verificar qual o melhor petisco para a dieta do felino.

Se você ficou curioso para saber se existe uma beterraba para gatos ou se eles podem consumir a mesma que nós, humanos, consumimos, continue a leitura!

Saiba se gato pode comer beterraba

Antes de falarmos sobre esse alimento, é importante deixar claro para o tutor que nenhuma alimentação deve substituir a ração. Os demais alimentos servem como base complementar a ela. Dentro desse cenário, surgem os petiscos. Conhecer quais alimentos são opções viáveis aos pets é fundamental.

Afinal, gato pode comer beterraba? É importante prestar bastante atenção nos alimentos que você dá ao seu bichinho, principalmente se forem legumes. A beterraba, por exemplo, contém algumas características que podem ser prejudiciais para os felinos.

Esse alimento conta com o oxalato, uma substância que está relacionada, diretamente, a problemas renais. É importante lembrar que os gatos possuem rins sensíveis, então evite esse tipo de alimento, para que eles não sofram com problemas posteriores.

Além disso, a beterraba possui açúcares. Visto que é carnívoro, o gato não costuma ingerir esse legume, e, em caso de ingestão excessiva, ele pode desenvolver problemas sérios de saúde.

Por fim, esse legume é muito ácido. Independentemente da forma que você for prepará-lo, esse alimento pode causar problemas gastrointestinais no animal. De modo geral, o correto é não oferecer beterraba para o gato. Assim, eles viverão seguros e saudáveis.

Conheça os petiscos seguros

Agora que você já sabe se gato pode comer beterraba, que tal conhecer alguns petiscos naturais que os gatos podem consumir e que não vão trazer nenhum tipo de problema?

Uma forma de variar na dieta do seu pet é dando a ele petiscos como forma de agradecimento e complemento de dieta. Isso acaba aproximando seu bichinho de você!

Abaixo, é possível conferir quais alimentos podem ser dados, sem excesso, aos felinos, como forma de petiscos: 

  • Abobrinha;
  • Cenoura;
  • Maçã;
  • Banana.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário