Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pug gordo: saiba como manter o peso do seu cachorro de forma saudável

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pug gordo

Pug gordo é normal? Quando notamos o corpinho do nosso amigo de quatro patas um pouco mais “fofo” podemos achar normal, mas não é o ideal. Principalmente, porque se trata de uma raça com tendência a engordar, e com isso, desenvolver problemas relacionados à obesidade canina. 

Por ser um cão braquicefálico, ou seja, tem o focinho mais curto, o pug não tem como característica ser um esportista, o que acaba fazendo com que o pet não gaste tanta energia e isso, combinado com uma alimentação inadequada, pode prejudicar a saúde do animal e dificultar no controle do peso.

Para tirar todas as dúvidas sobre cachorro pug obeso, elaboramos esse conteúdo com as principais informações sobre o assunto. Aqui, você entenderá a importância de uma alimentação saudável e específica para a raça. Então, não perca tempo e acompanhe!

Pugs possuem tendência a obesidade

A obesidade canina é uma condição comum da raça, essa tendência é ocasionada por diversos motivos, como: tolerância reduzida ao esforço físico, alimentação errada e fatores genéticos – nesse caso – síndrome braquicefálica.

Além disso, são cães de pequeno porte, mas que possuem um apetite considerável. Então, se os tutores não controlarem as refeições, tanto a quantidade quanto a qualidade, isso pode afetar diretamente a saúde do animal. 

Conheça alguns dos riscos de um pug gordo:

  • Problemas respiratórios;
  • Problemas nas articulações;
  • Sofrer de displasia coxofemoral e osteoartrite canina;
  • Problemas de pele;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Menor resistência à infecções;
  • Problemas reprodutivos;
  • Menor expectativa de vida;
  • entre outras.

É claro que a intenção é sempre garantir uma nutrição completa para os cachorros, porém, alguns tutores pecam no exagero, inclusive na oferta de petiscos para cães. Esse é um ponto muito importante e que precisa de uma atenção redobrada para evitar esses problemas de saúde do pug. 

Exercícios para pug gordo: qual a importância e benefícios para o seu pet

Você já se perguntou de quanto exercício um pug gordo precisa? Assim como os humanos, os cães também precisam de uma dose de exercícios para se manterem saudáveis, tanto fisicamente quanto psicologicamente. 

pug gordo

Para o pug, é preciso levar em consideração o peso, idade, características específicas da raça e quantidade de exercícios. Então, procure os melhores horários para pequenas caminhadas, é uma atividade que quando feita com moderação, vai liberar endorfina – o hormônio da felicidade, além de promover um considerável gasto de energia.

Se você estiver pensando em começar a fazer passeios com seu pet, peça orientação para um médico-veterinário, que vai recomendar uma jornada adequada de exercícios de acordo com as características do seu pug. 

Agora que já aprendemos um pouco mais sobre as consequências que o excesso de peso causa e a importância dos exercícios diários. Vamos falar também sobre uma etapa importante para a saúde dos pugs: a alimentação. 

Alimentação balanceada é fundamental para manter o seu pug no peso ideal

pug gordo

Quando falamos sobre alimentação balanceada não significa criar uma dieta rígida, pelo contrário, é promover valores nutricionais que influenciam positivamente na condição corporal, saúde e na expectativa de vida do cão.

Você tem um pug obeso e não sabe o que fazer para reverter essa situação? Primeiramente, é preciso entender que assim como os seres humanos, os animais também podem sofrer com acúmulo excessivo de gordura, então uma alimentação de qualidade e segmentada tem um papel muito importante nesse processo. 

Portanto, o primeiro passo é procurar uma ração que consiga atender as necessidades do seu amigo. Por exemplo, a Ração Royal Canin Pug, é uma opção completa super premium com uma fórmula exclusiva para a raça, que auxilia na manutenção do peso ideal do cão, sem perder qualidade, massa muscular e a capacidade de ser um aporte nutricional. 

Agora, se o seu amigo está precisando de uma ajudinha para emagrecer, o ideal é consultar um médico-veterinário, tanto para entender a condição do seu cão, como orientar qual alimentação é mais adequada. 

Dessa forma, o profissional pode indicar uma ração terapêutica, própria para ajudar na redução do peso. Citando alternativas específicas, a Royal Canin Cães Satiety é uma das opções mais indicada por especialista como ração para pug obeso. 

Essa é uma alimentação desenvolvida para auxiliar no controle de peso. Com uma combinação entre alto teor de proteínas e uma mistura especial de fibras, essa ração além de proporcionar uma nutrição completa, também promove uma sensação de saciedade, adequada para diminuição espontânea no consumo de alimentos. 

Então, quando for pensar em soluções para ajudar o seu pug gordo, lembre-se: um peso saudável começa com hábitos saudáveis. Em outras palavras, exercícios físicos, consultas frequentes ao médico-veterinário, boa alimentação e muito amor, são indispensáveis para a saúde e bem-estar do seu animal de estimação. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário