Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer laranja? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro não pode tomar suco de laranja

Será que cachorro pode comer laranja? Essa é uma dúvida recorrente de tutores que desejam variar e dar um gostinho diferente à dieta do animal de estimação. Por causa disso, nós separamos tudo o que você precisa saber antes de oferecer ou não essa fruta para o seu melhor amigo. Confira!

Será que cachorro pode comer laranja?

Sim! Os cães podem comer laranja, desde que o tutor observe alguns cuidados antes de oferecer a fruta ao animal. Por ser um alimento com alta concentração de açúcar e acidez, se oferecido em grande quantidade, pode acarretar no aparecimento de problemas gastrointestinais e doenças como obesidade e sobrepeso.

Os benefícios da laranja para cachorro

Dar laranja para cachorro oferece uma série de benefícios à saúde e ao bem-estar do animal. O principal deles é fortalecer o sistema imunológico contra doenças virais como gripes e resfriados. Isso acontece em virtude da alta concentração de vitamina C presente na polpa da fruta. 

E não é só isso! A laranja também possui propriedades antioxidantes que favorecem a eliminação das toxinas presentes no organismo do animal por meio do sistema circulatório. Por fim, consumir a fruta na quantidade correta permite retardar os sintomas de envelhecimento no cão. 

Os cães e a vitamina C

A vitamina C é uma substância também chamada de ácido ascórbico, famosa por sua ação antioxidante, que contribuiu para evitar a degeneração e envelhecimento celular. Isso acontece porque o nutriente evita a ação dos radicais livres presentes no sangue. 

cachorro pode comer laranja

As laranjas são frutas conhecidas pela concentração de vitamina C em sua polpa. Mas você sabia que o organismo dos cães é capaz de produzir esses nutrientes, diferente de nós humanos que precisamos do aporte externo da vitamina? 

O fígado do cachorro consegue metabolizar a glicose e transformá-la em ácido ascórbico, o nome científico da vitamina C. Por causa dessa característica, o animal consegue se manter saudável mesmo que não coma laranja na vida. Por isso, é que devemos oferecer laranja para cachorro apenas como petisco ou agrado em situações de reforço positivo.

Como dar laranja para o cachorro?

A primeira coisa que um tutor precisa saber antes de dar laranja para o cachorro é a quantidade recomendada por veterinários. Para garantir a saúde do seu animal de estimação, o indicado é oferecer de 1 a 3 gomos da fruta por dia, no máximo. 

No momento de dar laranja para o cão, é importante que a fruta esteja cortada em pequenos pedaços e totalmente livre de casca ou sementes. Pois, se ingeridas pelo animal de estimação, elas podem causar uma série de problemas como, por exemplo, obstrução intestinal, vômitos, cólicas e perda de apetite.

Além disso, é bom consultar um médico-veterinário de confiança antes de dar laranja para cachorro ou introduzir qualquer fruta na dieta do animal. Isso porque há raças como Bulldog Francês, Yorkshire Terrier e Pastor que tem predisposição a doenças gastrointestinais e o ato de comer frutas cítricas pode desencadear esse processo.   

Quais frutas um cachorro pode comer?

A laranja não é a única fruta que o cachorro pode comer. Quando oferecidas corretamente, banana, mamão, maçã, melancia, morango, coco, abacaxi e amora são ótimas para a saúde do animal. Mas lembre-se, elas devem ser oferecidas como petisco, nunca como alimento principal do cardápio. Esse papel está reservado à ração para cães

será que cachorro toma suco de laranja

Gostou de saber que cachorro pode comer laranja e qual é a melhor maneira de oferecer a fruta ao seu pet? Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema ou a alimentação de cães, deixe uma pergunta nos comentários. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário