Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pressão alta em cães: causa e prevenção

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro deitado doente
Quais são os cuidados necessários para pets hipertensos?

Infelizmente, algumas doenças comuns em seres humanos acabam também acometendo os animais. É o caso da pressão alta em cães, que, assim como em nós, é uma doença grave, que deve ser identificada o quanto antes para que o tratamento necessário seja realizado. Assim como as doenças provocadas por carrapatos, a pressão alta é bastante comum nos animais e exige muita atenção e cuidados quando diagnosticada, já que elas podem causar danos irreversíveis. 

O que é a pressão alta em cães?

Também conhecida como hipertensão arterial, a pressão alta em cães significa que há alto nível de pressão nas artérias – vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração para os demais tecidos do corpo. 

Dessa forma, a pressão alta se dá quando a resistência nos vasos interfere na circulação natural do sangue no corpo. Claro que essa é uma doença mais comum em cães idosos, no entanto, nada impede que cães jovens possam sofrer com ela. 

A falta de circulação correta do sangue, portanto, atinge órgãos de grande importância para a saúde do animal, por exemplo:

  • rins;
  • coração;
  • cérebro;
  • olhos.

Por isso, a hipertensão arterial acaba causando outras doenças como insuficiência renal, AVC e cardiopatia. 

Sintomas de hipertensão nos pets

Como tutores, nós sabemos exatamente quando o nosso pet não está bem. Isso porque ele começa a apresentar um comportamento diferente ao tradicional e isso já nos deixa em estado de alerta.

Em situações nas quais o animal está hipertenso, os principais sintomas são desmaios, apatia, fraqueza, aumento na frequência da urina e tontura. Além disso, vale observar possíveis sangramentos nasais, na urina e nos olhos, cansaço frequente e, ainda, dificuldade respiratória. 

É muito importante saber que, caso os sintomas persistam por mais de dois dias, é hora de procurar o médico veterinário de confiança. Só esse profissional poderá realizar exames concretos no animal e, portanto, garantir o tratamento adequado para ele. 

E quais são as causas dessa doença?

Na maioria dos casos a pressão alta em pets surge por decorrência de outras doenças ou de alguma desordem no organismo. Portanto, é possível afirmar que ela pode surgir por causas diversas. Entre as mais comuns, por exemplo, estão obesidade, cardiopatia, a doença renal crônica e a diabetes. 

Cachorro saudável brincando
Cuidados veterinários são sempre bem-vindos!

Como prevenir o seu pet

Tenha em mente que a qualidade de vida do animal é a principal forma de prevenir a pressão alta. É fundamental que você ofereça ao seu animal uma alimentação de qualidade, rica em nutrientes e de acordo com o porte dele

Outro ponto principal para prevenir a hipertensão é a rotina de atividades e exercícios. Jamais deixe seu animal sem passear, se exercitar e brincar. Conte com brinquedos que o auxiliem nessa função. 

O local onde o pet dorme e se alimenta também deve ser sempre limpo e arejado. Por isso, garanta comedouros limpos, higienizados e sempre com comida fresca. 

Faça exames periódicos também. Leve seu amigão ao veterinário de sua confiança para a realização de check-ups e, caso ele seja diagnosticado com alguma doença, conte apenas com os medicamentos receitados. Jamais utilize medicamentos sem orientação do médico veterinário, pois isso pode piorar o quadro da doença. 

Gostou desse post? Leia mais sobre o tema em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário