Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com nariz escorrendo: o que pode ser?

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com nariz escorrendo

O focinho canino é um órgão complexo e muito importante, pois é através dele que os cães exploram o mundo, as pessoas, os alimentos e outros animais. Então, se você detectou algo diferente na região ou até mesmo notou o seu cachorro com nariz escorrendo, é preciso ligar o sinal de alerta. 

Essa é uma condição que diminui a eficiência olfativa do pet, como também pode estar relacionada à  doenças graves. Quer saber como ajudar a proteger a saúde do seu amigo? Então, continue lendo este artigo!

Cachorro com nariz escorrendo: quais são as causas? 

As causas do corrimento nasal em cães podem variar bastante, como também a cor e textura da secreção. É sempre importante ressaltar que, assim como nós, os pets também podem pegar resfriados, ter espirros, dificuldades respiratórias e até febre. Dentre os motivos mais comuns estão:

  • alergia;
  • gripe ou pneumonia;
  • pneumonia;
  • infecções;
  • ácaros nasais;
  • tumores. 

Para diagnosticar a real causa da congestão, o ideal é procurar a orientação de um médico-veterinário para avaliar o seu pet.

Para nos ajudar a entender mais sobre a condição do cachorro com nariz escorrendo, convidamos a veterinária Lysandra Jacobsen, para esclarecer algumas dúvidas. Confira!

Cachorro com nariz escorrendo é normal?

dois cachorros tocando o focinho
Se o cachorro começou apresentar alteração no comportamento e o nariz está escorrendo, procure um veterinário para avaliar a condição do pet.

Sabemos que quando o focinho está úmido e gelado é um sinal bom, porque significa que o cachorro está saudável. Mas, quando há secreção, qual o status? Lysandra respondeu:

“Vai depender do histórico. Podemos levar por algumas vertentes, por exemplo, como algo passageiro, relacionado à mudança de clima ou de ambiente, contato com poeira ou alérgenos, isso pode ser considerado normal,” comentou.

E acrescenta: “Entretanto, caso seja algo duradouro que afete o comportamento do animal, como deixar de fazer o que ele faria normalmente, como comer ou brincar, já é um alerta para procurar um profissional.” 

Tumores podem estar associados a cães com nariz escorrendo?

“Sim, pode estar relacionado. Um dos grandes agravantes de cachorros com nariz escorrendo está relacionado às doenças como neoplasias e pólipos, que são tumores malignos e benignos, respectivamente.”

Então, como reforçamos, é preciso consultar um veterinário, pois caso o animal possua um tumor na região nasal, um dos sintomas é atrapalhar a respiração e ter como consequência o nariz escorrendo.

Secreção nasal amarela é sinal de cinomose?

Focinho de cachorro
Congestão nasal canina pode ser causada por diversos fatores que vão desde gripe até inflamações na região.

“Não necessariamente, mas pode estar relacionada a problemas respiratórios, que inclusive pode apresentar sintomas como cachorro com nariz escorrendo líquido transparente. É importante alinhar sintomas com o histórico de saúde do animal, análise veterinária, para daí chegar ao diagnóstico.”

Existe tratamento para cachorro com nariz escorrendo?

Sim, existe. Como também existem ações preventivas, mas o tratamento está conectado à causa da doença. Por exemplo, se for uma gripe é um tratamento, se for rinite canina é outro, e daí por diante. 

O cenário ideal para proteger a saúde do seu pet é visitar regularmente o médico-veterinário. Esse acompanhamento é fundamental para prevenir, como também desacelerar possíveis doenças, evitando que evolua para um quadro mais sério. 

Focinho de cachorro escorrendo
Consulte um veterinário para indicar qual melhor tratamento para cachorro com nariz escorrendo.

Agora, você tem mais informações para cuidar melhor do seu amigo. Então, caso tenha notado mudanças no comportamento e/ou nariz do seu cachorro escorrendo, busque um veterinário de confiança. De acordo com o tratamento indicado, na Cobasi você encontra o medicamento que o seu pet precisa com os melhores preços. 

Se quiser saber mais sobre focinho de cachorro, continue sua visita aqui, no Blog da Cobasi. Até a próxima!

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário