Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Diferença entre choque séptico e sepse em cachorro?

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Você já ouviu falar em choque séptico? Essa é uma condição de saúde grave e está associada a altos índices de morbidade e mortalidade nos animais. Esta condição é resultado de um agravamento em um quadro de sepse em cachorro, causando uma falência circulatória devido a hipotensão arterial.  

O assunto é muito importante e para ajudar a eliminar todas as suas dúvidas, conversamos com a veterinária Dra. Talita Michelucci Ribeiro da Educação Corporativa da Cobasi.

“A sepse em cachorro é causada pela presença de agentes infecciosos, como vírus, bactérias, fungos ou protozoários, em tecidos do corpo. Porém, em algumas situações, seja pela agressividade e gravidade do agente causador, é desencadeada uma resposta inflamatória exacerbada com excesso de mediadores inflamatórios, gerando um choque séptico. Esse processo é caracterizado por hipotensão arterial, má perfusão e lesão tecidual de causa infecciosa”, explica a médica veterinária.

Já deu para entender como ambas as condições são muito perigosas para os animais, não é mesmo?!

O choque séptico é uma patologia que pode apresentar duas fases: a precoce que é chamada de hiperdinâmica e muitas vezes pode não ser diagnosticada e acaba evoluindo para a segunda fase, que é conhecida como hipodinâmica

Na segunda fase, o choque causa por hipotensão não responsiva a vasopressores e pode progredir para uma síndrome da disfunção múltipla dos órgãos, levando o pet a óbito. 

O que causa a sepse e o choque séptico?

Segundo a médica veterinária Dra Talita Michelucci Ribeiro, o choque séptico é uma resposta inflamatória que pode ocorrer ou não devido a um quadro infeccioso, ou sepse. 

Esta condição clínica é extremamente grave e pode ser definida como uma Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica, conhecida como SRIS, podendo ser causada devido a infecções bacterianas, por vírus ou protozoários. 

De acordo com as características dos agentes infecciosos e de seu hospedeiro, o sistema imunológico do animal se mobiliza para curar a doença, lançando na circulação uma carga de mediadores inflamatórios para conter o invasor, ou seja, uma forma de controlar o que está causando a doença.

Contudo, quando essa gama de mediadores é lançada, podem ocorrer alterações circulatórias no animal, levando a sepse em cachorro ao quadro conhecido como choque. Ou seja, a incapacidade do sistema circulatório de fornecer oxigênio às células. 

Com isso, a gravidade do choque ocorre de acordo com a intensidade do tempo decorrido desde o início e da capacidade de compensação do organismo do animal até o tratamento. Em outras palavras, quanto mais tempo o animal estiver em choque, mais agravante pode ser sua situação e mais complicado pode ser o tratamento. Por isso, a ida em um médico veterinário é fundamental, bem como a rapidez com que isso deve ser feito!

Tanto a sepse, quanto o choque séptico são condições que também podem acometer os humanos. Nos animais, ela também pode ser causada devido a peritonite, ou seja, causada devido a ingestão de corpos estranhos, neoplasias gastrointestinais, enterotomias e ruptura uterina. 

Sintomas?

Avaliação de sepse de um veterina'rio em um Golden Retriever

O choque séptico em animais pode causar diversos sinais sendo estes isolados ou em conjunto:

  • Anorexia
  • Bradicardia
  • Apatia
  • Hipotermia
  • Oligúria
  • Taquipneia
  • Taquicardia
  • Edemas
  • Pirexia

Ao notar que seu animal de estimação está com estes sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário. O tratamento para essa condição clínica precisa ser imediato. 

O diagnóstico da doença é realizado através de exames clínicos e laboratoriais como exames de sangue, raio-x, tomografias e ultrassom. 

Como é realizado o tratamento para sepse?

O tratamento precisa ser realizado o mais rápido possível, ou seja, assim que os sintomas forem confirmados. 

O tratamento do choque séptico se baseia em melhorar o fluxo de oxigênio para os tecidos. Isso é feito através do suporte hemodinâmico, melhorando a pressão arterial, o tempo de preenchimento capilar, a qualidade e frequência do pulso femoral, normalizando também a coloração das mucosas e a temperatura do pet. 

Além disso, outra forma de tratamento se dá através do controle da infecção e de intervenções imunorreguladoras e metabólicas e do uso de glicocorticóides, mas isso deve depender da situação em que o animal se encontra.

Gostou desta publicação? Leia mais sobre cachorros em nosso blog:

Talita Michelucci | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário