Saiba como ajudar o seu gato que está vomitando espuma branca

Por Redator Rodrigo Svrcek

Com colaboração: Dra. Nathalia Martins   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato vomitando espuma branca
Um gato vomitando pode ser sintoma de ingestão de objetos e doenças digestivas

Um gato vomitando espuma branca é sinal de que o pet ingeriu algum objeto ou bola de pelos, além de doenças hepáticas ou gastrointestinais.

Com a colaboração da Dra. Nathália do R. Martins (CRMV/SP 39844), médica-veterinária da unidade Valinhos da Pet Anjo, vamos falar tudo sobre o tema. Saiba as causas, tratamentos e prevenção para gato que vomita espuma branca. 

Quanto gato vomitando espuma branca é grave?

O vômito com espuma branca em gatos nem sempre é um problema grave. Segundo a Dra. Nathália, essa condição “pode significar apenas um estresse, ou mudança da alimentação”, disse. 

O que determina a gravidade da condição são outros fatores associados à regurgitação, conforme explica a especialista:

“O que precisamos levar em conta, são alguns fatores, como: quantidade e frequência desse vômito, se com o vômito podemos observar outros sintomas, como perda de apetite, apatia, salivação, hálito forte e com odor, diarreia”, afirmou.

Atenção caso essa combinação de sintomas acontecer de maneira recorrente, pois eles são indícios dos seguintes quadros de saúde:

Vômitos agudos com espuma branca

Os vômitos agudos acontecem quando um animal, aparentemente saudável, passa a vomitar com muita frequência. Nesse caso, é possível ver o pet regurgitando diariamente ou com poucos dias de diferença.

Vômitos crônicos com espuma branca

Os vômitos são considerados crônicos quando o felino regurgita com regularidade por mais de três meses seguidos.

Dependendo da condição, os acessos de vômito podem vir acompanhados de sangue, tons amarelados ou diarreia.  

Caso você note um ou mais sintomas do seu pet vomitando espuma branca, procure um médico-veterinário com urgência. Só ele poderá determinar qual é a causa do mal-estar e indicar o tratamento correto.

Por fim, a médica-veterinária alerta: “Não é comum, nenhum animal ficar vomitando com frequência. Se isso está ocorrendo, é porque algo não está certo e é hora de consultar um veterinário”. 

Dra. Nathália reforça: “Ficar esperando para ver se melhora, só piora o quadro. Principalmente em gatos, pois se ficarem mais de 48h sem se alimentar e além de tudo vomitando, pode ocasionar problemas renais e hepáticos, sendo alguns quadros de difícil reversão”.

Principais causas para um gato vomitar espuma branca

gato soltando bola de pelo
A formação de bolas de pelo no estômago está entre as principais causas de vômitos

Saber o que está fazendo o seu gato vomitar espuma branca é essencial para iniciar o tratamento. Entre as causas mais comum a essa condição estão:

Bolas de pelo

A presença de bolas de pelos no estômago fazem parte da rotina do animal, uma vez que o pet tem o hábito de se limpar com frequência.

Porém, o excesso de pelagem causa obstrução do canal gástrico, fazendo com que o pet sofra com apatia e emagrecimento devido à má alimentação. Nesse caso, o vômito com espuma branca é uma tentativa de expelir os pelos.

O tratamento da bola de pelos em gatos consiste na hidratação intensa do pet e alterações na dieta para que ele possa eliminar a pelagem. Em quadros mais graves, pode ser necessário a realização de lavagem intestinal.

Verminoses

As verminoses são uma das causas mais comuns de gato vomitando espuma branca, principalmente se ele for um pet em situação de rua.

A infestação parasitária causa sérios problemas gastrointestinais no felino. Além de regurgitar, outros sintomas são: falta de apetite, apatia, diarreia e emagrecimento.

O tratamento para essa condição é a administração de vermífugos para gatos, que também podem ser usados preventivamente para evitar infecções.

Pancreatite felina

A pancreatite é uma inflamação que afeta o tecido pancreático, e pode ter diversas origens. Uma delas é quando enzimas digestivas produzidas pelo pâncreas são liberadas no próprio órgão, causando autodigestão.

Além de vômito com espuma branca, outros sintomas dessa doença são: sangramento, apatia, alopecia, emagrecimento rápido e falta de apetite.

O tratamento de pancreatite felina é feito com a combinação de medicamentos e fluidoterapia para reverter a desidratação. Dependendo da gravidade, pode ser necessária a troca da ração normal por uma terapêutica.

Gastrite em gato

A gastrite em gatos é causada pela inflamação no estômago do pet e tem como principal sintoma o gato vomitando espuma branca. A doença pode ser dividida entre aguda ou crônica. Conheça a diferença entre elas:

Gastrite aguda

A gastrite aguda é considerada aguda em situações em que o gato ingere substâncias tóxicas como, por exemplo, plantas, produtos químicos ou objetos.

Gastrite crônica

A gastrite crônica tem como principal característica deixar o estômago do pet mais sensível, o que exige o tratamento permanente.  

Para tratar de gastrite felina, as recomendações são administrar medicamentos para alívio de sintomas e alteração da dieta.

A mudança na alimentação tem como objetivo evitar que o felino fique longos períodos sem comer. Por isso, o ideal é fracionar a porção diária da ração e servi-la de 4 a 5 vezes por dia.

Ingestão de objetos estranhos

A ingestão de corpos estranhos também pode fazer com que o felino babe espuma branca. Brinquedos, acessórios de decoração ou fragmentos de objetos causam mal-estar no animal.

Nessas situações, a melhor opção é buscar a ajuda de um médico-veterinário. Só ele poderá fazer a remoção do objeto e restabelecer a saúde do pet.

Insuficiência hepática em gatos

Questões como idade avançada, obesidade, automedicação e infecções são capazes de causar o mal funcionamento do fígado. O que tem, como principal sintoma, o gato babando espuma branca.

O tratamento dessa condição combina administração de medicamentos antieméticos e alterações na dieta do felino.

Diabetes e hipertireoidismo

Doenças como a diabetes felina e o hipertireoidismo são condições que levam um gato a vomitar espuma branca. Outros sintomas associados são sede em excesso e apatia.  

Como evitar um gato vomitando espuma branca?

Se o tratamento para um gato babando espuma branca varia de acordo com a doença que causou o sintoma, a prevenção é mais simples. Com a adoção de pequenos hábitos, é possível manter a saúde do animal em dia. Confira!

  • promova uma dieta rica e balanceada;
  • mantenha a vermifugação e a vacinação do gato em dia;
  • faça a escovação regular do pet para evitar as bolas de pelo;
  • evite o acesso do felino à rua;
  • realize visitas periódicas ao veterinário.

Agora que você já sabe o que significa um gato vomitando espuma branca, ficou mais fácil cuidar do bem-estar do animal. Para aprender mais sobre a saúde felina, continue no Blog da Cobasi.

Dra. Nathalia Martins

Com colaboração: Dra. Nathalia Martins

Médica-veterinária | CRMV- 39844

Dra. Nathalia, com mais de 10 anos de experiência, é especializada em clínica médica e composição de ração. Ela oferece um atendimento humanizado e atende na unidade da Pet Anjo, dentro da Cobasi Valinhos, em SP.



Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário