Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Insuficiência cardíaca congestiva em cães: saiba o que é

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste

A insuficiência cardíaca congestiva em cães se trata de um problema relacionado às funções cardíacas do animal. De maneira geral, ela se caracteriza pela perda de capacidade do coração bombear a quantidade necessária de sangue para a realização plena das atividades de seu organismo.

Embora possa soar assustadora à primeira vista, a boa notícia é que cachorros diagnosticados com insuficiência cardíaca congestiva são capazes de viver por vários anos com uma qualidade de vida muito próxima da normalidade.

A chave para o sucesso desse tratamento está na velocidade com que o problema é identificado e a disciplina do tutor para cumprir à risca as recomendações do médico veterinário.

Como identificar a insuficiencia cardiaca congestiva em cães

Alguns problemas da saúde animal podem ser identificados, ou ao menos supostos, facilmente a partir da observação dos sintomas que se apresentam em seu dia a dia. Diferente destes, a insuficiência cardíaca congestiva tem por característica o fato de ser, quase sempre, uma doença silenciosa em seu início.

Esse seu comportamento torna fundamental o comprometimento do tutor na realização de avaliações periódicas da saúde do pet como os exames de sangue a fim permitir ao especialista captar sinais da presença do problema cardíaco.

A doença ocorre com maior frequência em cachorros de meia idade e nos idosos. Por isso, este grupo merecerá uma atenção especial e um menor intervalo na realização da bateria de exames.

A partir deste check-up, o veterinário poderá sugerir a realização de exames complementares como o raio-x, o ecocardiograma e o eletrocardiograma. Investigações que o permitirão realizar um diagnóstico mais preciso.

Nos casos raros em que os sintomas se apresentam no estágio inicial da insuficiência cardíaca congestiva. Ou, é claro, nas situações em que a negligência do tutor em relação ao acompanhamento contínuo da saúde do cachorro permita que o problema avance para estágios mais avançados. O cachorro poderá apresentar os seguintes sinais:

– Tosse

– Dificuldade para respirar

Diminuição do apetite

– Letargia

– Emagrecimento

– Desmaios

Tratamentos não curam, mas aliviam a progressão do problema

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que, de acordo com a literatura da medicina veterinária, ainda não existe uma cura definitiva para a insuficiência cardíaca congestiva.

Apesar disso, como ocorre em diversos problemas crônicos, os métodos aplicados pelos especialistas têm sido capazes de não apenas prolongar a vida do animal por diversos anos. Mas, tão importante quanto, garantir que eles tenham uma vida ativa e de qualidade a despeito da questão cardíaca.

Para tanto, os especialistas tendem a prescrever alguns medicamentos cujo o objetivo principal é controlar os impactos correlacionados ao baixo bombeamento de sangue pelo coração.

De modo geral, os médicos veterinários recorrem à utilização de medicamentos como anti-hipertensivos, diuréticos, broncodilatadores e antiarrítmicos.

Outras medidas potencialmente envolvidas no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva estão relacionadas a alterações na dieta. Neste contexto, não são raras as restrições aplicadas aos alimentos com sal e a administração de rações terapêuticas.

Quer saber mais sobre cuidados com a saúde do cachorro? Veja nos posts do blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário