Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Choque hemorrágico em cachorro: como identificar e tratar

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
medicamentos sinais choque hipovolêmico em cachorro

O choque hemorrágico em cães é uma condição de saúde causada devido a um quadro severo de pressão baixa, que pode ser causado devido a perdas em grandes quantidades de sangue, plasma e líquidos, impedindo o coração de bombear sangue suficiente para os tecidos. Os sinais do choque hipovolêmico, outro nome dado à condição, são preocupantes.

Esta condição pode afetar diversos órgãos do pet, como os sistema renal, cardiovascular, respiratório e gastrointestinal, e pode ser identificada quando o animal perde 30% da volemia, no caso dos cachorros e 40% no caso dos gatos. 

Segundo a médica veterinária da Educação Corporativa da Cobasi Dra. Talita Michelucci Ribeiro, o choque hemorrágico ou hipovolêmico é “ocasionado por uma perda considerável de sangue e líquidos corporais, o fluxo sanguíneo irá se encontrar inadequado para a circulação de oxigênio e nutrientes para os tecidos, gerando uma falência circulatória aguda ao ponto de o organismo entrar em choque, persistindo e agravando a falência de órgãos do corpo.”

Vale ressaltar que esta é uma condição emergencial grave que deve ser tratada com urgência. Quando o animal atinge 50% do volume circulante ele pode chegar a óbito. Por isso, procure um médico veterinário!

O que pode causar o choque hipovolêmico?

O choque hemorrágico, pode ser provocado por diversas razões, que variam desde traumas, desidratação, hemorragias, vômitos, diarreias intensas e até queimaduras. Além disso, o uso de anticoagulantes e outros medicamentos também podem causar esta condição de saúde. 

A hipovolemia é a diminuição do volume circulante que age reduzindo o retorno venoso causando a queda no débito cardíaco, ou seja, no volume bombeado pelo coração e na pressão arterial. Esta doença causa uma queda no aporte de oxigênio das células.

A patologia pode ser absoluta, caracterizando-se pela perda do volume de sangue tanto para o meio externo quanto interno, ou seja, quando ocorrem hemorragias, intoxicações ou ferimentos graves; ou relativa, quando não apresenta perda sanguínea direta e está relacionada a perda de volume plasmático. Nesse caso, é caracterizada por desidratação, vômitos e diarréias ou doenças renais. 

O choque hemorrágico pode ser dividido em três partes:

A primeira ocorre quando há estímulos dos mecanismos de compensação, buscando elevação do volume circulante. Dessa forma, o organismo eleva o débito cardíaco aumentando os batimentos e a pressão arterial. 

Quando este mecanismo falha, entramos no segundo estágio, provocando alterações metabólicas que provocam a queda de pressão arterial no animal, diminuindo a temperatura corporal e causando a redução da diurese e sinais de depressão central.

No terceiro estágio, acontecem falhas na microcirculação, causando danos irreversíveis e falência dos órgãos. 

Quais os sintomas do choque hipovolêmico?

cachorro doente

Esta patologia pode causar:

  • Fraqueza
  • Apatia
  • Pressão Baixa
  • Inatividade
  • Tristeza e desânimo
  • Cansaço
  • Hemorragias
  • Respiração Ofegante
  • Dificuldade de Respirar
  • Patas Frias
  • Falta de apetite

Ao notar que seu animal de estimação está com estes sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário. O tratamento para essa condição clínica precisa ser imediato. 

O diagnóstico da doença é realizado através de exames clínicos e laboratoriais, como exames de sangue, mensuração da pressão, ultrassom, raio-x e gasometrias. 

Tratamento e cura do choque hemorrágico

O tratamento precisa ser realizado o mais rápido possível, assim que o tutor notar os sintomas. Para isso o pet deverá receber uma fluidoterapia e a monitoração cardíaca e da pressão feita por um veterinário.

Caso seja necessário, o animal precisará tomar medicamentos para o aumento da pressão, mensuração de pulso e produção urinária, além da elevação da temperatura corpórea até sua estabilização. 

Após se estabilizar, é possível que o animal fique mais alguns dias em observação para dar continuidade ao tratamento. 

Agora que você já sabe o que é choque hemorrágico, que tal saber mais sobre cachorros? Acesse nosso blog:

Talita Michelucci | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário