Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Creatinina alta em cães e gatos: o que é isso?

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cão com a creatinina alta
Creatinina é eliminada no xixi

Imagine a seguinte situação: o tutor recebe em casa o resultado do exame de sangue de seu cachorro ou de seu gato, abre o envelope e, entre muitas informações técnicas, um dado chama a atenção: a creatinina alta.

Qual o impulso? Pegar o celular e consultar o Google, claro. E as respostas, em vez de trazer alívio e soluções, só causam mais dúvidas e preocupação.

Em primeiro lugar, convenhamos: o “Doutor Google” não tem formação em medicina veterinária nem tem acesso ao histórico do seu amigo. “Ele” não sabe se seu pet caminha bastante, se ele faz xixi sempre nem se bebe água o suficiente. Também não possui aparelhos nem tem capacidade de examiná-lo.

Por isso, qualquer resultado de exames deve ser analisado por um especialista – e isso se aplica não só aos dos nossos companheiros de quatro patas, mas a nós, humanos, também.

(Uma dica é tentar segurar a ansiedade e a curiosidade e não abrir os exames antes da consulta. É difícil, mas no fim evita noites mal dormidas).

O que é a creatinina

Mas, voltando ao tema deste post: o que significa creatinina alta? Para responder essa questão, é bom saber, antes de tudo, o que raios essa palavra estranha significa.

A creatinina basicamente é produto do metabolismo muscular. Ou seja, ela é liberada pelos músculos o tempo todo. E, por não ter valor algum para o organismo, é levada pelo sangue até os rins, onde acaba sendo filtrada e, por fim, eliminada no xixi.

Quando ela aparece alta nos exames de sangue, geralmente indica que alguma coisa anormal se passa nos rins pois eles não a estão filtrando direito. Isso faz com que parte dela fique circulando livremente dentro do corpo.

Mas calma, não entre em pânico! “É importante ressaltar que nem todas as alterações de creatinina alta são graves”, ressalta a médica veterinária Lysandra Barbieri, da Educação Corporativa da Cobasi.

A especialista diz que a creatinina alta não é avaliada sozinha. Mas “em conjunto com outros exames, com o histórico do animal e parâmetros clínicos, como ingestão de água, cor de urina e quantidade de exercícios físicos, dentre outros”.

Consulta sempre

gato com a creatinina alta
Veterinário deve examinar o pet que tiver creatinina alta

Portanto, não se desespere se o exame de seu amigo vier alterado. O médico veterinário que acompanha a saúde de seu cão ou gato terá muitos parâmetros para avaliar o que causou essa alteração antes de apresentar um diagnóstico.

Da mesma forma, não adianta achar que essa alteração é algo comum que vai se resolver magicamente, sem medicação ou mudanças na rotina de seu bicho. Para esses casos contamos com a ajuda valiosa de especialistas.

Apenas o médico veterinário, mediante consulta, exames e histórico do animal, é capaz de diagnosticar se o seu pet está com problemas renais ou não. Lembrando que a creatinina alta é apenas um dos parâmetros para este tipo de doença”, afirma Lysandra Barbieri.

Separamos alguns posts que vão ajudá-lo a ser um tutor cada dia mais atento com a saúde do seu pet. Confira:

Lysandra Barbieri

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário