Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Uréia alta em cães: o que o aumento dessa substância pode causar aos animais?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
ureia alta

Também conhecido como uremia, a uréia alta em cães é um indicativo de que o pet pode estar com algum problema renal ou desidratação

Isso ocorre porque a uréia alta inclui desequilíbrio hídrico, quando o animal não urina com frequência, anemia, problemas gastrointestinais e problemas imunológicos

Para entender mais as consequências da uremia, continue lendo.

O que significa uréia alta em cães?

Antes de entender o que ocorre quando o animal está com a uréia alta, é importante entender o que é ureia. 

A ureia é uma substância que vem de alimentos ricos em proteínas de origem animal, como é o caso de carnes e ovos. Esta substância deve ser completamente eliminada do organismo através da urina. 

Quando os rins não estão funcionando corretamente, a uréia acaba ficando acumulada no sangue e pode provocar alterações em vários órgãos, causando o que chamamos de uremia. 

O problema, é que esta doença costuma ser silenciosa e na maioria das vezes, os animais são avaliados com a uréia alta apenas quando a doença renal já evoluiu para o estágio final. 

Por isso, é fundamental que o pet receba uma avaliação clínica frequente, a fim de diagnosticar com antecedência caso apareça algum problema como a alteração nas taxas de uréia. 

Desta forma, os tratamentos são mais rápidos e eficazes, evitando problemas maiores no futuro e garantindo maior qualidade de vida ao animal. 

Como saber que o pet pode estar com a uréia alta?

A uremia, ou uréia alta, é uma doença que nem sempre manifesta sintomas, por isso, a maioria dos animais diagnosticados com o problema, acabam recebendo a avaliação quando a doença já está em fase final. 

No entanto, em alguns casos, é comum que o animal apresente problemas como:

  • Mau hálito
  • Odor de Urina
  • Gastrite
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Úlceras
  • Hemorragias digestivas (quando há sinais de sangue nas fezes)
  • Anemia

Caso seu pet esteja apresentando sinais como estes, é fundamental levar o animal ao veterinário para que ele receba a avaliação adequada e posteriormente o tratamento. 

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar a doença, é possível que o veterinário solicite alguns exames de sangue, hemograma completo e exames de urina

A taxa de ureia pode ser facilmente diagnosticada em um exame de sangue, após a confirmação, pode ser necessário a realização de outros exames, para saber as condições do rim do animal. 

Caso o pet apresenta taxas de uréia alta, pode ser indicado um tratamento à base de fluidoterapia, a fim de minimizar os quadros de desidratação. A redução da ingestão de sal e uma dieta à base de uma ração renal para cães e gatos pode ser indicada. 

Caso o animal apresente um quadro renal mais agravado, é possível que ele seja encaminhado para a hemodiálise, como forma de promover a correção dos desequilíbrios apresentados. 

Além disso, a hemodiálise costuma ser indicada para pacientes que não respondem corretamente às outras terapias.

Acesse nosso blog e conheça mais sobre saúde de cachorro:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

15 Comentários

  1. Maria Fernanda Silva disse:

    Meu cachorro ficou 2 dias enternado
    O veterinário disse e que ele estava com a doença do rato, o resultado só sairia após 5 dias, ELE MORREU NO dia de voltar para casa, não entendo por que morreu tão rápido se o resultado deu negativo

  2. Camila Stéphani disse:

    Esse é um problema muito sério. Segundo a veterinária que tratou do meu cachorrinho, a ureia no organismo do cão é como se fosse veneno. No meu causou três convulsões, mas também, ele estava com insuficiência renal. Tive que sacrificar meu anjinho, pois depois de exames e ultrassom, foi constado que nem estrutura renal ele tinha.

    Levem o amigo de vocês no veterinário, pessoal, porque a dor de ver eles partirem não tem cura. 😥

    • Cobasi disse:

      Olá, Camila. Como vai? Sentimos muito por sua perda. =(

    • Maria Eduarda Nakano disse:

      Perdi a minha hoje, sempre fazia vários exames deu uma alteração minima na uréia, eu ia viajar é a levei ao veterinário pra viajar mais tranquila e o resultado foi desastroso, acabei perdendo ela hoje. Triste muito triste💔💔💔

  3. Rosangela Leal disse:

    Eu também perdi o meu companheiro de quase 17 anos, taxa de ureia e creatina alta, insuficiência renal, internei ele na quarta feira e ele morreu no domingo de madrugada, muito triste…. agora vou fazer os exames e cuidar do pequeno que tenho pra evitar esse sofrimento.

  4. Eva disse:

    É mto triste, eles acabam fazendo parte da família, estou passando por isso é sofredor

  5. Elder disse:

    Tive o diagnóstico da minha companheira hoje… Ela tem 16 anos. Estou super na dúvida se deixo internar ou se dou cuidado, carinho e tratamento paliativo em casa. :/

  6. Ana Beatriz disse:

    Meu cachorro tá com a uréia um pouco acima do normal, mas ainda faz xixi normalmente. Devo me preocupar??

    • Cobasi disse:

      Notar alterações na saúde do seu cachorro é importante. Caso a urina dele esteja acima do normal, recomendo procurar um veterinário para avaliar a situação. Somente um especialista pode fazer um diagnóstico correto e fornecer orientações apropriadas.

  7. Dulce disse:

    Perdi a minha cachorrinha dia 10 de julho
    Ela foi diagnosticada com a uréia bem alta ,tava 406e a ceatinina 2, 5

  8. Cleo Araújo disse:

    Tô vivenciando um dos piores momentos da minha vida..
    Vai fazer um mês que perdi minha filha amada iria fazer 16 aninhos agora, não consigo acreditar.
    Se ela estava tão bem,se alimentando normal passeando normal brincando normal, foi tudo muito rápido, o primeiro sitomas foi perda do apetite, bebendo muita água, muita micção sem controle,
    Lavei ao veterinário, fez exame de sangue,e as taxas
    De creatinina muito altas,fez tratamento fluidoterapioco em casa,as taxas baixaram muito pouco,tive que internar, voltou da internação sem êxito no tratamento, pq ela não voltou a se alimentar por conta própria, voltei a dar sopa na seringa para ela,tomou tantas vitaminas tantas medicações,por último o médico dela pediu para mim fazer mais um mês de soro subcutâneo nela,.. isso tudo em menos de um mês ela me deixou, na semana do falecimento dela, ela passou a sentir fortes dores, dores que ela chegava a desfalecer no meu colo… Tô sofrendo muito pq, tô me perguntando, mesmo sem condições por ser um tratamento caríssimo,mas se eu tivesse corrido a atrás de uma hemodiálise para ela, será que ela teria sobrevivido… 💔😭🖤

  9. Érica disse:

    A minha cachorrinha está com o nível de uréia baixo (10mg/dl). Isso é preocupante? Indicaria algum problema renal?

    • Cobasi disse:

      O nível de ureia baixo em cães pode indicar problemas renais ou hepáticos. É fundamental consultar o veterinário para avaliação e exames adicionais.

  10. Fabi disse:

    O meu cachorro chegou na clínica muito mal. Vômito e olhos dele estavam pulsando.
    A veterinária aplicou uma injeção para não vomitar mais e disse que deu glicose para ele. Morreu depois de umas horas internado.
    Não sei se cuidou dele direito lá. Falou que ele estava estranho e teve uma parada cardíaca e reanimou, mas morreu.
    A ureia estava alta etc.
    Não estava lá para ver. Estou em dúvidas.
    Tenho as minhas dúvidas.

Deixe o seu comentário