Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que passar no chão para o cachorro não urinar?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
O que passar no chão para o cachorro não urinar?

Saber o que passar no chão para o cachorro não urinar é necessidade de muita gente. Não são só os filhotinhos que ainda estão aprendendo que podem fazer xixi e cocô no lugar errado. Em muitos casos, um cachorro urinando em todo lugar pode ser adulto também.

Até existem alguns truques para cachorro não urinar no local errado, mas o principal aqui é realmente resolver o problema, educando o pet. E, para educar seu melhor amigo peludo é preciso entender por que eles fazem xixi no meio da sala, ou em cima do tapete.

Fique com a gente até o final do artigo e conheça uma verdadeira receita para cachorro não urinar no local errado!

O que passar no chão para o cachorro não urinar no lugar errado

O que passar no chão para o cachorro não urinar no lugar errado

Como toda ajuda é bem-vinda, além das orientações sobre a melhor maneira de ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo, você também pode contar com a ajuda de algum produto.

Produtos do tipo “xixi sim, xixi não” ajudam bastante no processo de reconhecimento da área que pode ser utilizada como banheiro. Porém, é preciso que o tutor esteja presente e seja ativo nesse processo de educação do pet. Dessa forma os resultados aparecem mais rapidamente e serão duradouros. Confira a seguir os principais tipos de produtos indicados para cachorro não fazer xixi onde não deve.

O que passar no chão para cachorro não fazer xixi

Alguns produtos podem ajudar na tarefa de educar o seu cão. Confira!

  • Educadores sanitários: esses produtos ajudam a direcionar o cachorro, por meio do olfato, para os locais onde ele pode fazer xixi e cocô. Geralmente são utilizados em conjunto, ou seja, um indica onde o cão pode fazer xixi, e o outro onde ele não pode.
  • Repelentes para cães: às vezes o pet cisma com algum lugar, como um cantinho específico da casa. Nesses casos, um produto caseiro para cachorro não urinar no portão, por exemplo, pode ajudá-lo a quebrar o comportamento indesejado no animal. Tome muito cuidado ao escolher o que passar no sofá para o cachorro não urinar, bem como em outras superfícies cobertas por tecido ou madeira, pois dependendo da composição do produto elas podem manchar.
  • Vinagre: o uso de produto caseiro para cachorro não urinar no tapete, ou uma mistura para cachorro não urinar em outros locais errados, pode parecer uma boa ideia a princípio, já que o cheiro forte repele o pet. Mas essas soluções podem provocar danos aos seus móveis e objetos. Além disso, por ser muito ácido, o vinagre pode provocar reações alérgicas no cãozinho.

Como ensinar seu pet a fazer xixi no lugar certo

O que passar no chão para o cachorro não urinar: como ensinar seu pet a fazer xixi no lugar certo

Mais do que um produto para cachorro não urinar no local errado, é preciso ensinar onde é o local certo do cão fazer suas necessidades fisiológicas. Para isso, é preciso dedicação, treinamento, paciência e compromisso com o peludo, que dará o melhor de si ao perceber que você também está se esforçando para ensiná-lo.

Para educar um cachorro para que ele faça xixi e cocô no lugar correto, você vai precisar de:

  • paciência – o processo de aprendizagem pode levar apenas alguns dias com alguns cães, ou algumas semanas com outros. É importante não desistir e não punir o pet, nem com palavras, nem fisicamente, caso ele cometa um erro;
  • rotina – cães aprendem pelo reforço, então construir uma rotina em torno dos hábitos é fundamental!
  • atenção – observar os momentos em que o pet costuma fazer xixi é necessário para levá-lo ao local correto nessas ocasiões. Quer você prefira o tapete ou o banheiro higiênico, leve o cão até lá depois que ele acordar pela manhã e ao longo do dia depois das sonecas, depois das refeições e das brincadeiras, cerca de 20 minutos depois de comer e também antes de dormir;
  • reforço positivo – um cachorro que se sente recompensado por agir bem vai querer mais e mais recompensas. Fique atento para fazer festinha, dar carinho e até alguns petiscos para o seu cão quando ele acertar o local correto de fazer xixi. Depois, reforce esse comportamento durante pelo menos duas semanas, até que o hábito esteja instalado.

Meu cachorro fez xixi fora do lugar: e agora?

O que passar no chão para o cachorro não urinar: como evitar acidentes com xixi de cachorro fora do lugar

Mesmo cães treinados podem fazer xixi e cocô fora do lugar de vez em quando. Pode ser que o pet calcule errado o melhor ângulo para acertar o tapete higiênico, ou apenas esteja apertado demais e não tenha tempo de chegar até seu banheiro.

Nesses casos, a melhor maneira de agir é preventivamente. Assim, além de saber o que passar no chão para cachorro não urinar, você pode tomar algumas outras providências para evitar acidentes. Confira a seguir!

Como evitar acidentes com xixi de cachorro fora do lugar

  • Foco na rotina: os cachorros funcionam como um relógio! Basta observar por alguns dias para perceber que eles fazem xixi e cocô, dormem e comem sempre no mesmo horário. Se você tiver isso em mente, pode fortalecer a rotina e tornar muito mais fácil evitar xixi fora do lugar dentro de casa.
  • Restrinja os espaços: mesmo que o seu pet seja muito educado, pode ser tentador demais para ele fazer xixi fora do lugar quando estiver sozinho em casa. Por isso, procure restringir um pouco a área que ele poderá acessar quando você não estiver por perto, e deixe tapetes higiênicos limpos disponíveis antes de sair.
  • A limpeza é sua aliada: se o cachorro fez xixi onde não devia e a limpeza do local não foi tão completa assim, há grandes chances de que ele cometa o mesmo erro. Isso porque o olfato é o mais forte dos sentidos em um cão, então ele vai se guiar pelo cheiro da própria urina ao procurar um lugar para ir ao banheiro. Utilize produtos de uso veterinário, como o eliminador de odores, e limpe completamente os locais onde você não quer que ele faça xixi para evitar que isso se repita.
  • Seja paciente, gentil e carinhoso: sabemos que pode ser muito chato encontrar xixi e cocô fora do lugar, mas brigar com seu cachorro exageradamente não vai resolver o problema. Respire fundo e tenha calma! Se você se exceder, gritando ou batendo no cachorro, muito provavelmente terá questões comportamentais ainda mais sérias para resolver.

E então, vamos começar os treinos? A paciência é sua melhor amiga, por isso não perca a esperança e nem desista do adestramento. Um cachorro leva mais ou menos duas semanas para mudar um hábito, mas os exercícios precisam ser constantes, e isso depende de você.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

41 Comentários

  1. Soriane Pizzamiglio disse:

    Minha filhote de 5 meses faz o xixi no lugar certo, aonde coloco jornais, mas o cocô ela só faz na sala, sempre no mesmo canto, ao lado do sofá.
    O q posso fazer??
    Pf, me envie um email
    Att
    Soriane

  2. Irene maria disse:

    Estou gostando das dicas

  3. Perpetuo disse:

    meu pet desde 06 meses que sempre fez xixi e coco no tapete higiênico e mesmo sempre fico no mesmo lugar. Agora ele esta com 03 anos e deu para fazer as necessidades fisiológicas pela casa, o que pode estar acontecendo?

    • Cobasi disse:

      Olá! Como vai? Será preciso avaliar se algo mudou, por exemplo o local onde você colocava o tapete higiênico dele. Caso não tenha mudado, é importante fazer uma visita ao médico veterinário para verificar se essa mudança comportamental pode ser em decorrência de algo na saúde.

  4. Tatiane silva disse:

    Ola meu cachorro tem 1 ano 4 mês ele faz xixi na casa toda ate mas camas se deixar as portas do quarto aberta

  5. Eni Maria Schorr disse:

    Meus cachorros latem toda vez que outro cachorro e pessoas passam em frente de minha casa.

  6. Sueli Fernandes disse:

    Meu cachorro faz xixi no lugar errado….depois de alguns anos isso piorou…já fiz de tudo mas ja estou cansada e sem paciência rs Faz no pé do fogão no pé da geladeira….aff…
    Ele é um lhasa de 09 anos
    Obrigada

    • Cobasi disse:

      Sueli, como vai? Quando o próprio tutor tem dificuldades para treinar o pet, recomendamos a contratação de um adestrador para resolver o problema. =)

  7. Néia disse:

    Meu cão tem 5 meses ele fazia xixi no tapete higiênico. Mas depois do primeiro passei na rua ele começou a levantar a perna nos cantos da casa na cortina o que eu faço

  8. Patrícia Rodrigues de Souza disse:

    Ganhei um cachorro shi tzu e ele não pode ver minha filha de três anos que avança o que devo fazer

  9. Simone disse:

    Meu cachorro sabe onde fazer xixi (tapetinho), porém se eu não dou atenção; tipo preciso trabalhar em casa ou durmo até mais tarde, ele faz xixi na casa toda, até na minha cama. Contratei adestrador, fiz o recomendado pelo mesmo e o cachorro não para de mijar nas coisas, está cada dia pior… o que mais pode ser feito, não aguento mais.

  10. Sandra disse:

    Olá bom dia preciso de uma orientação tenho uma cachorrinha shih tzu de 3 anos ela era muito encucada mais resolvi colocar ela pra cruzar depois q ela pegou barriga ela mudou um comportamento ela fazia suas necessidade no seu tapete descartável no só lugar da casa agora ela deu pra fazer em qualquer lugar da casa principalmente nas xixi e cocô nus colchões e só fazia uma ou duas vezes ao dia agora depois q ganhou os filhotes e cinco seis vez ao dia uq eu faço já estou quase louca com ela

  11. Salete disse:

    Minha dog tem 4 meses comprei educador comprei pipi dog e ela faz em qualquer lugar menos lá. Os jornais e tapetes ela come tudo. Não se incomoda com os cheiros … o contario que muitos dizem que onde eles dormem é comem não fazem ela faz sim e muito.

  12. Helton disse:

    Meu cachorro faz xixi no tapete higiênico certinho, ele tem 4 meses, porém o coco ele sempre faz ao lado do tapete, já tentei colocar dois tapetes para aumentar o espaço, mas não adiantou…

  13. Yara disse:

    Eu tenho um pincher de 1 ano ele faz xixi em tudo, mas tudo mesmo, sofa ,cama ,almofada, travesseiro,em todos os pés dos móveis incluindo geladeira,sofá, tudo.e uma pincher de 7 anos que resgatei ,faz xixi e côco em qualquer lugar da casa, tô no desespero ja

  14. Claudia disse:

    Ganhei um cachorrinho de presente, ele tem apenas 2 meses gostaria muita de ensinar ele fazer as nesses idades no lugar certo

  15. Silvana disse:

    Eu tenho uma cadelinha e ela faz xixi no tapete.. mais agora temos um cachorrinho e ele faz xixi em toda a casa já não sei mais oque fazer ensinar um cachorrinho é muito mais dificil

  16. Ana disse:

    Meu cachorro faz xixi no tapete higiênico o problema e que ele marcou território só faz atrás da porta de entrada da casa , gostaria que ele fizesse em outro lugar da casa

  17. Patricia disse:

    Ola, moro nos USA e tenho um filhote de golden ele tem 16 semanas, aqui os cachorros não podem sair na rua antes de tomar a vacina de parvo, q é com 16 semana de vida, ele acabou acostumado só com o tapete higiênico e não quer fazer nada na rua. Eu levo ele em torno de 5 vezes por dia e ele não quer fazer fora.

  18. Cristine disse:

    E os produtos? Quais são os indicados?
    Meu pet poodle tem 11 aninhos e faz xixi por tudo, moveis, chao, é muito triste!

  19. Rafaela disse:

    Minha cachorrinha tem 2 meses, estou a três semanas tentando ensinar, comprei xixi não pode, xixi pode já até acabou, espalhei tapetes higiênicos pela casa, fico olhando ela coloco no tapete mas ela acha q é pra deitar neles e não faz, quando faz é fora.

  20. Lucilene Alves Da Silva disse:

    Boa tarde tenho um cachorro belga alemão de 2 anos e meio quase
    Um momento ele não fazia xixi dentro de casa, e quando estou em casa nos finais de semana ele não faz!
    Só basta chegar segunda-feira que eu vou trabalhar e ou ao mercado, quando chego em casa é certo que vai ter vários xixis.
    já fiz de tudo mesmo dando um par de meia pra que ele sente meu odor
    Desde já agradeço pela resposta

  21. Natali disse:

    Minha cachorra só faz xixi no meu tapete da sala ou em qualquer pano ou tapete que ela ver, e ela Não para. Como resolve isso pelo amor de Deus?

  22. Loli disse:

    Tenho 6 cães de porte médio/grande, que não ficam dentro de casa, ficam soltos no quintal. Sempre faziam as necessidades no gramado, de uma semana pra cá, só tem feito na calçada… e o cheiro está ficando insuportável, afinal são 6… 3 femeas e 3 machos, todos castrados! Tem algo que possa ser feito para que eles voltem a fazer no quintal.

    Obrigada

  23. Marleni santos disse:

    Tenho duas cadelas já adultas e preciso de ensiná-las a fazer.suas necessidades fisiológicas no lugar.cert. vi uma vez.na Internet um produto caseiro que fiz e borrifei nos lugares onde ela fazia e não me lembro.o que foi usado. Peço ajuda urgente.

    • Cobasi disse:

      Marleni, para ensinar suas cadelas a fazerem suas necessidades no lugar certo, é importante utilizar além de tudo, o reforço positivo. Ao limpar o local onde não desejam que elas façam e, ao mesmo tempo, elogiá-las quando fizerem no local correto, você incentiva o comportamento desejado.

  24. Aidamaciel disse:

    Minha cadela faz xixi na sala piso de madeira e ja comeca a estragar os moveis.gostaria que ela fizesse xixi e coco no jirnal wue tenho o lical apropriado pouquissimas vezes faz xixi la e coco na rua.O antigo tutor acostumou assim.qyero modificar esse sistema.tudo no jornal n minha lavanderia que vive constantemente preoarada para receber ambos.oque posso fazer?

  25. Ednaldo Valverde Santana disse:

    Como faço po meu doguinho fazer xixi coco no lugar certo oque colocar no Chão pra ele não fazer as necessidades

Deixe o seu comentário