O que passar no chão para o cachorro não fazer xixi?

4 de março de 2021

Adestramento de Animais, Cachorros
como ensinar cachorro não fazer xixi no lugar errado

Os nossos pets são bichinhos espertos, mas para um cachorro não fazer xixi no lugar errado, os tutores precisam ensinar o lugar das necessidades. É durante este processo que o animal vai identificar onde ele precisa fazer xixi e cocô. Mas lembre-se, antes dele aprender, qualquer lugar pode ser o certo.

Mas então, como fazer para o cachorro parar de marcar território? Será que existe uma forma de ajudar e agilizar o processo? Antes de qualquer dica, você precisa entender por que os cachorros fazem xixi em tapetes ou no meio da sala.

O que faz um cachorro não fazer xixi no lugar certo?

A educação é a base para um pet, e se ele não aprende, como vai saber? É por isso que você precisa ensinar seu bichinho, através de adestramento positivo, que ele deve urinar no tapete higiênico ou no quintal.

Existem dois motivos para o cachorro fazer xixi: ele pode querer marcar território ou simplesmente esvaziar a bexiga. E pense bem, urinar é um alívio, então qualquer lugar parece correto.

Por fim, mudanças na sua rotina, estresse e ansiedade podem ser gatilhos para o cachorro não fazer xixi onde deve. Esta é a sua forma de falar que está desconfortável ou instável.

Como corrigir o cachorro quando ele faz xixi no lugar errado

Antes de falar sobre produtos que vão te ajudar a ensinar seu pet a acertar o xixi, vamos conversar sobre o que não fazer quando ele erra o lugar?

Seja firme, mas sem brigar e gritar. Lembre-se que ele é um animal, e brigar não irá resolver o problema. Para as próxima vezes, comece a seguir essas dicas, elas com certeza vão auxiliar no aprendizado do cão:

  • Os tapetes higiênicos espalhados pela casa vão ajudar a mostrar que o bichinho deve fazer suas necessidades em cima deles. Sempre que ele acertar, faça festinhas e recompense!
  • Os cães são animais higiênicos. Para um cachorro não fazer xixi no lugar errado, alimente-o com petiscos e ração no ambiente que ele costuma errar. Você também pode deixar brinquedos por lá.
  • Se você ainda não treina comandos básicos com o seu pet, comece! A dica é fazer as aulas no ambiente que ele costuma errar o xixi.

Educadores sanitários para um cachorro não fazer xixi fora do lugar

produto para cachorro não fazer xixi no tapete

Simultaneamente com o adestramento, você pode usar produtos para o cachorro não fazer xixi no tapete ou em outros lugares indesejados. Um dos itens disponíveis na Cobasi é o educador sanitário, em gota ou spray, que vai “marcar” o espaço através de um odor suave de ureia canina. Assim, no momento que o animal precisar urinar ou defecar, ele sentirá o cheiro atrativo.

Já para o cachorro não fazer xixi no tapete ou outros locais que ele insiste em “carimbar”, use os repelentes sanitários e não limpe a urina com produtos que possuem amônia. Esta substância acaba confundindo os cachorros por ter um odor parecido com a ureia.

Os repelentes são ótimos para cachorro, pois seu cheiro inibe os animais de fazerem suas necessidades em determinado ambiente. Entretanto, o produto não vai funcionar se você não começar a ensinar o pet onde ele deve fazer xixi.

E então, vamos começar os treinos? A paciência é sua melhor amiga, por isso não perca a esperança e nem desista do adestramento. Um cachorro leva mais ou menos duas semanas para mudar um hábito, mas os exercícios precisam ser constantes, e isso depende de você.

Vamos para o próximo conteúdo sobre pets? Nós temos vários sugestões do blog Cobasi para você: