Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Adestramento de cães: como adestrar o cachorro em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 10 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Fala, Pet! Aulão de Adestramento

O adestramento de cães é uma etapa fundamental na criação e no fortalecimento dos laços entre animais e tutores, além de ajudar no comportamento do pet. Mas não é só isso! Além dos benefícios físicos, mentais e emocionais, um cão adestrado tem uma maior facilidade para o convívio com outros animais, pessoas, idas ao veterinário e muito mais. 

Está pensando em adestrar o seu cão? Neste artigo, convidamos o biólogo Cláudio Soares para explicar tudo sobre esse processo educacional para cachorro, como são as etapas e tudo o que você precisa saber sobre adestramento. Confira!

Quando começar o adestramento de cães?

Para essa primeira dúvida, o Cláudio destaca: “o ideal é que o treinamento seja desde filhote, pois o poder de associação dos comandos é melhor nessa fase. Lembrando de que nada impede que cães já adultos possam ser adestrados. O que muda é justamente esse tempo de assimilação do comando”, explica.

Além disso, devemos destacar também que esse processo de aprendizagem depende de inúmeros fatores, como a personalidade de cada animal. Por exemplo, algumas raças têm uma facilidade maior de assimilar comandos, já outras, não. Mas independentemente disso, sabemos que o tutor tem um grande papel na educação do bichinho de estimação.

Sendo assim, o mais importante no processo de adestramento de cães é fazer com que o pet consiga compreender o que seu tutor deseja. E para cada tipo de comportamento desejado existe uma técnica, além de produtos que podem auxiliar nesse processo.

Como é realizado o adestramento de cães?

homem fazendo adestramento em cachorro reativo
O adestramento é a melhor maneira de educar um cachorro reativo.

Sempre que se fala em adestramento de cães, algumas pessoas já imaginam o cãozinho realizando diversos truques. Porém, o treinamento vai muito além disso e envolve o bem-estar do pet e da família.

Ou seja, além de truques, com o treinamento adequado o seu amigo aprenderá a fazer as necessidades no lugar certo, não rasgando o sofá ou o chinelo, por exemplo. Em outras palavras, o adestramento pode ser entendido como uma forma de estabelecer canais de comunicação entre o cão e seu tutor.

Por isso, a seguir daremos algumas dicas essenciais para o adestramento de cães. São ações simples e práticas, mas muito eficazes. Basta atenção, paciência, persistência e dedicação para deixar o seu cãozinho ainda mais educado.

Entenda o comportamento e personalidade do seu cachorro

Cada cachorro possui uma personalidade própria, sendo assim, o comportamento dentro de casa pode variar e muito. Portanto, na hora de começar a adestrar o pet é necessário levar em consideração fatores como a raça, a idade, o temperamento e a criação.

Adestramento é para todas as idades

O ideal é que os cães comecem o treinamento ainda filhotes, assim já é possível direcionar comportamentos nessa fase de maior aprendizado. No entanto, saiba que os cachorros aprendem com a mesma facilidade em todas as fases da vida.

Paciência e dedicação são o alicerce para um bom adestramento

Para ensinar comandos, como fazer xixi e cocô no lugar correto, a usar a coleira, a deitar, sentar e ficar, o tutor precisa ter muito zelo pela atividade de ensinar. Isso porque as ações devem ser realizadas de forma gradual, com paciência para ensinar e repetir comandos.

É preciso saber a hora de dar uma pausa

O foco do cachorro não dura tanto tempo como o nosso e, por isso, precisamos compreender que na hora de ensinar o cachorro não podemos passar horas naquela mesma lição. É importante ir mudando de tática e, além disso, permitir que o cachorro aprenda no tempo dele.

Não force o pet, caso ele não esteja disposto a aprender alguma coisa ou esteja com dificuldade, deixe para outro momento. Na hora de ensinar os truques tome cuidado. Algumas posições como ficar em pé ou pular não são tão naturais, além disso muitas repetições seguidas podem acabar machucando o pet, portanto, tenha moderação.

Reforço positivo

Para você saber como adestrar o cachorro, terá que fazer muitas repetições. Uma das formas mais fáceis de incentivar o pet ao aprendizado é oferecendo recompensas. Algumas brincadeiras, um carinho ou até um petisco podem fazer o cachorro entender que aprender é divertido e serve como um incentivo.

Busque ajuda de um profissional

aula de adestramento de cães
Adestrar um cachorro vai ajuda a estimular o raciocínio, memória e habilidade social do pet com outros animais e pessoas.

Adestrar um cachorro em casa pode não ser uma tarefa tão simples assim. O processo demanda paciência, dedicação e compreensão que nem sempre o pet está com disposição para aprender, ainda mais quando se trata de filhotes. Por isso, é fundamental “falar” a mesma língua que eles.

Além disso, saiba que em alguns casos a ajuda de um adestrador especialista pode ser muito bem-vinda. Em um cenário que o animal possua traços de uma personalidade forte e agressiva, além de muita dificuldade de aprender em casa, a ajuda de um profissional se faz necessária. Mas, calma que tem mais informação! 

Confira agora 8 dicas de como adestrar o cachorro

Com base nas instruções acima, separamos 8 etapas fundamentais para adestrar o seu cão:

  1. Faça o adestramento positivo e recompense atitudes corretas do seu pet. Assim, ele aprenderá mais rapidamente e ainda se divertirá;
  2. Ensine o comando “fica”. Ele é ótimo para controlar o cachorro em diversas situações e pode ser usado como base para outros treinos;
  3. Tenha paciência e repita várias vezes os comandos para que o cachorro aprenda;
  4. Não brigue ou repreenda o cãozinho, caso ele erre. O reforço positivo é mais educativo e eficaz;
  5. Use o clicker, um dispositivo que ajuda o cachorro a entender os comandos;
  6. Guarde o petisco favorito do pet para os momentos de treinamento;
  7. Treine seu pet dentro de casa em um ambiente controlado. Quando ele já dominar os truques, passe para treinamentos com a presença de outras pessoas e animais;
  8. O adestramento do cachorro é como uma brincadeira para ele, por isso mantenha o clima agradável e curta a atividade com o seu pet.

Como ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no local certo?

Agora, que tal aprendermos alguns comandos muito importantes para o dia a dia de qualquer tutor e pet. O primeiro será como ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no local correto. Essa aula vale para os cães filhotes, adultos e idosos.

1. Escolha um local

Uma das primeiras coisas que devemos fazer para educar o cachorrinho a fazer suas necessidades no lugar correto é determinar um local específico, ou seja, um cantinho no qual ele se sinta seguro, confiante e confortável.

Além disso, a superfície desse local deve ser absorvente, pois os cachorros não gostam de molhar a patinha – e sim, isso é algo importante nesse período de aprendizagem. Por isso o tapete higiênico e os banheiros inteligentes são tão úteis e importantes! Eles absorvem a urina, deixando a superfície sempre seca e atraindo o cãozinho.

2. Acompanhe o bichinho

Após escolher o local e colocar o tapete higiênico, é fundamental o acompanhamento do tutor.

Nesta fase do adestramento para cães, é importante direcionar o cãozinho a fazer as necessidades no lugar certo. A melhor forma de fazer isso é usando o reforço positivo. Ou seja, evite broncas, pois elas inibem o comportamento desejado, e sempre que o pet fizer xixi no local correto faça carinho e dê o seu petisco favorito.

3. Se precisar, use atrativos

como ensinar filhote de cachorro fazer necessidades no lugar certo
O seu cachorro está urinando e defecando no lugar errado? O adestramento de cães pode ajudar educar o seu pet.

Ainda existe mais uma forma de auxiliar nessa educação sanitária. Aposte nos atrativos sanitários, que têm como função atrair o cão a fazer suas necessidades no local certo.

Como ensinar seu cão a passear?

Chegamos a nossa segunda aula: o adestramento de cães para passeios. Esse é um treinamento muito importante, pois vai ajudar a manter o pet calmo e não deixar que a euforia atrapalhe.

Sempre que os cães saem para passear na rua, são estimulados de diversas formas: cheiros, barulhos, passagem de pessoas, carros. Sendo assim, eles acabam ficando bem agitados – dificultando a condução do tutor e, em alguns casos, inviabilizando o passeio.

O adestramento de cachorro é justamente para melhorar essa relação entre o cão e seu tutor durante os passeios. Afinal, esse comportamento deve ser muito bem trabalhado para facilitar na hora de levá-lo ao banho e tosa, veterinário e viagens, por exemplo. Vamos lá!

1. Familiarize o pet com os equipamentos

O treino começa dentro de casa, familiarizando o cachorro com a coleira e a guia, os equipamentos necessários para um passeio seguro. Coloque os acessórios no animal e deixe-o por alguns minutos com os equipamentos de passeio, apenas para ele não estranhar quando for sair de casa.

Então, hora de ir para a rua! Comece com passeios curtos e, de acordo com a adaptação do cachorro, amplie o tempo de caminhada.

2. Fique atento durante o passeio

Um ponto importante nesse tipo de ensinamento é impedir que o cachorro puxe a guia desesperadamente. Quando isso acontece, o cachorro nem consegue aproveitar o passeio. Para que isso não ocorra, uma dica é não ceder à vontade do animal.

Para isso, o tutor deve transmitir uma postura de liderança para o cãozinho. Os acessórios para passeios disponíveis no nosso site vão te ajudar nessa tarefa!

3. Ensine comandos básicos de adestramento de cães

Um dos primeiros comandos, se não o primeiro a ser ensinado ao seu cão, após ou durante os adestramentos sanitário e comportamental no passeio, é o truque de sentar. Uma técnica muito aplicada pelos adestradores é o reforço positivo.

como ensinar o comando rolar para cachorro
Descobrir como adestrar o seu cachorro é uma forma promover mais liberdade para o seu dia a dia e facilitar a dinâmica da casa.

Bastante simples, basta segurar o petisco favorito acima da cabeça do animal e mover o braço lentamente para as costas do pet até que ele se sente. Em cada acerto do comando o cãozinho deve ser recompensado.

Isso com certeza fará com que ele aprenda mais rápido e que o adestramento seja eficaz. Além disso, o tutor precisa ter muita paciência e disciplina. Não basta ensinar uma vez e achar que já fez o papel de educador. Afinal, essa é uma tarefa que exigirá muita atenção e tempo.

Conheça o Adestrador Profissional, serviço da Pet Anjo com a Cobasi

Se você está com dificuldades em realizar o adestramento de cães em casa, chegou a hora de conhecer os serviços de adestramento da Pet Anjo. O treinamento é indicado para todos os cães, dos filhotes aos adultos.

Nele, profissionais ensinam os pets a fazer xixi e cocô no lugar certo, não destruir a casa, ou pular toda hora. Mas não é só isso! O Adestrador Profissional educa os cães para que eles respeitem ordens dos tutores, além de fazerem truques e seguirem comandos.

As aulas são de curta duração, com até 40 minutos, para evitar que o cão fique cansado e não preste atenção nas lições. O ideal é que o treinamento seja feito várias vezes na semana, para encurtar o período de aprendizagem. E o melhor é que, quanto mais aulas, menor o preço!

Todos os profissionais do Adestrador Profissional são certificados. Eles passam por um processo de cadastro, análise documental e avaliação de perfil. Assim, asseguramos que o seu pet vai ser treinado pelos melhores instrutores!

Quanto custa o adestramento de cães da Cobasi?

Fala, Pet! Aulão de Adestramento
Conheça os serviços de adestramento da Cobasi!

As aulas custam a partir de R$80. Elas podem ser individuais ou em grupo. Para encontrar o adestrador de cães, basta buscar no nosso app ou no site. Temos profissionais espalhados por todo o Brasil para atendimento online. Se você mora em São Paulo, pode contar com os nossos Anjos para treinos presenciais.

Você tem alguma dúvida sobre adestramento de cães? Escreva nos comentários!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Deborah Ribeiro Marcondes disse:

    Excelência é o nome do meio da empresa. Muito obrigada

  2. Lídia disse:

    Como faço pra. Ensinar um cachorro a fazer xixi e coco no lugar adequado ?

  3. Jovana Salete disse:

    Ola, eu estou muito querendo ter um cachorro. Mas como eu faço para que ele não fique com mau cheiro?

  4. Deise souza freitas disse:

    Preciso de ajuda..minha pet nao para de latir quando saio de casa e me acorda as 6 da manha. E agora aos 14 anos e cega, nao quer mais passear na rua, empaca.

  5. Dalva disse:

    Meu cachorra come as próprias fezes.
    Deixo sempre tudo limpo,mas um momento d distração ela faz.
    Já procurei o médico veterinário ele prescreveu a medicação.Tomou 4 caixas mas até agora não teve melhora

  6. DARIO CALAZANS DE LIMA disse:

    Estou á algum tempo tentando contato com o pessoal que faz adestramento de cães na cobasi do jaguaré, mas não obtive sucesso.
    Será que vcs conseguiriam me ajudar?

Deixe o seu comentário