Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro intoxicado: como prevenir e proteger o seu pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Intoxicação: como prevenir e proteger o seu pet

Cachorro intoxicado, ou seja intoxicação em pets é uma das principais ameaças silenciosas a que os animais estão sujeitos. Muitas vezes, elas são provenientes da maldade de pessoas que não gostam nem respeitam os direitos dos animais de estimação. Outras tantas, podem acontecer por um descuido do tutor ou mesmo pelo desconhecimento de alimentos, plantas e substâncias que são tóxicas para os animais.

Nesse artigo, vamos falar sobre as principais causas de intoxicação em pets, como prevenir que aconteçam e como tratar. Fique com a gente para se informar e proteger o seu melhor amigo! Mas lembre-se: caso seu cachorro esteja com sintomas de intoxicação, leve-o imediatamente ao médico veterinário.

Como prevenir a intoxicação em animais domésticos

Como dissemos, muitas vezes os pets sofrem intoxicação por venenos escondidos em petiscos e pedaços de carne que são oferecidos por pessoas que não respeitam os animais. Se você mora em casa, ou se o seu pet tem acesso ao pátio ou quintal, por exemplo, onde podem ser jogadas essas iscas com veneno, é preciso tomar cuidado redobrado.

Uma maneira muito eficaz de evitar que o pet faça a ingestão dessas comidas contaminadas e acabe tendo uma intoxicação é por meio do adestramento: ao ensinar o seu pet a só comer algo que você oferece a ele, ou que outra pessoa ofereça, mas com a sua permissão, você o mantém distante dessas ameaças, por mais que elas venham disfarçadas de um saboroso pedaço de carne, por exemplo.

Principais causas alimentares da intoxicação em pets

Existem alguns alimentos que simplesmente não podem ser consumidos por cães e gatos. Entre os principais, podemos citar:

  • chocolate;
  • uva;
  • abacate;
  • carambola;
  • alho;
  • cebola;
  • macadâmia;
  • produtos que contenham álcool;
  • produtos que contenham cafeína.

Nós sabemos que pode ser difícil resistir aos olhos pidões do seu pet quando você está comendo, mas esses alimentos são altamente tóxicos e podem fazer muito mal a ele. Além de não oferecê-los ao seu amigo de quatro patas, garanta que estão guardados em um lugar seguro onde o pet não consiga pegar escondido. Tome cuidado com as lixeiras também, pois alguns cães e gatos podem mexer e comer os restos desses alimentos.

O papel das plantas e dos produtos de limpeza na intoxicação

O papel das plantas e dos produtos de limpeza na intoxicação

Ter pets e plantas em casa é uma delícia, mas é preciso observar com cautela as espécies vegetais escolhidas para enfeitar o seu lar, de maneira a não colocar o pet em risco. Nesse caso, não é nem necessário que o animalzinho faça a ingestão das plantas: em alguns casos, basta tê-las por perto para iniciar um processo de intoxicação. As principais plantas inimigas dos pets são:

  • jiboia;
  • folha-da-fortuna,
  • costela de adão;
  • comigo-ninguém-pode;
  • espada-de-São-Jorge;
  • bico-de-papagaio;
  • azaleia.

Os produtos de limpeza utilizados para realizar a manutenção em uma casa onde mora um pet também precisam ser cuidadosamente escolhidos. A preferência deve ser pelos produtos vendidos em pet shops, que costumam ser utilizados em clínicas e hospitais veterinários. Esses produtos são testados e seguros para animais de diversos portes, idades e fases da vida.

Caso você opte por fazer uso de produtos que não sejam de uso veterinário, guarde-os em um local seguro ao qual o pet não tenha acesso, e procure deixar o bichinho afastado do local onde está sendo feita a limpeza até que ela seja concluída.

Principais sintomas de cachorro intoxicado

Sabemos que acidentes podem acontecer mesmo com todos os cuidados. Por isso, fique bastante atento ao comportamento do seu pet para identificar mudanças nele que possam ser um sinal de intoxicação. Alguns dos principais sintomas são:

  • diarreia;
  • vômito
  • saliva em excesso;
  • indicação de dor (o pet recusa ser tocado, ou emite sons que mostram seu desconforto);
  • apatia;
  • prostração;
  • convulsões.

Diante de qualquer um desses sintomas, o melhor a fazer é procurar um médico veterinário imediatamente. Se você souber o que o pet ingeriu e que provocou a intoxicação, leve uma amostra do produto para ajudar o veterinário a definir um tratamento adequado.

Primeiros socorros em caso de intoxicação em pets

Primeiros socorros em caso de intoxicação em pets

Se você perceber que  seu pet ingeriu alguma coisa que faz mal a ele e está com uma intoxicação, não o force a vomitar, colocando as mãos ou outros objetos no fundo da sua garganta. Também não administre remédios caseiros, pois isso pode agravar ainda mais a situação.

Tente contato telefônico com o médico veterinário de sua confiança e siga as orientações do profissional. Uma alternativa que costuma ser segura para ajudar os casos de intoxicação até que seja possível levar o pet até a emergência é o carvão ativado.

O carvão ativado é uma substância encontrada em forma de sachê em pet shops e outros estabelecimentos que vendem produtos de uso veterinário. O conteúdo do sachê deve ser diluído em água e administrado ao pet com o auxílio de uma seringa ou uma colher, levando em consideração o porte do animal e o seu peso corporal.

Você pode ter alguns desses sachês em casa como parte de um kit de primeiros socorros, mas a prevenção é sempre o melhor remédio. Como dissemos, cuide para que o seu pet não faça a ingestão de alimentos proibidos, plantas, produtos de limpeza e não esqueça, também, dos medicamentos de uso humano. Esses podem ser extremamente nocivos para os animais, e portanto devem ser mantidos em um local alto e seguro, longe dos pets.

Os primeiros socorros em caso de intoxicação são importantes e podem ajudar bastante seu pet a se recuperar rapidamente, mas não substituem, de maneira nenhuma, uma consulta com o médico veterinário. Ele é o único que poderá avaliar a gravidade da intoxicação e prescrever o tratamento adequado.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário