Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Bolsa primordial em gatos: descubra para que serve e como identificar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
bolsa primordial

Com certeza todo o tutor de felino já ouviu falar em bolsa primordial em gatos, mas você sabe o que isso significa e a importância dela para a saúde e bem-estar do animal? Então, aproveite a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre a bolsa primordial dos felinos. Confira!

Bolsa primordial em gatos: o que é?

A bolsa primordial em gatos é, basicamente, uma pelanca ou uma ligeira pança localizada na região próxima às patas traseiras do animal. Apesar de ser uma espécie de excesso de pele e gordura, fique tranquila. Essa protuberância não está relacionada à obesidade ou excesso de peso do seu felino.

A bolsa primordial dos felinos é, na verdade, uma herança genética que eles carregam dos primeiros animais da sua espécie que habitaram o planeta. O seu aparecimento acontece após os seis meses de vida e, em alguns casos, logo após a castração do animal de estimação.

Para que serve a pelanca do gato?

Além da preocupação com a saúde do animal, é muito comum os tutores se perguntarem: para que serve a bolsa primordial em gatos? É muito simples! A pança do gato tem possui uma série de finalidades, mesmo não sendo tão essencial para a sobrevivência de animais domésticos. Conheça cada uma delas.

bolsa primordial em gatos
A bolsa primordial é uma camada extra de pele que protege os órgãos vitais da barriga do gato.

Proteção aos órgãos internos do animal

Uma das principais funções da bolsa primordial em gatos e que, ainda faz muito sentido nos dias de hoje é oferecer proteção extra aos órgãos internos do pet. Por ser uma área sensível e conter órgãos vitais ao animal, a pelanca de gato ajuda a proteger a região contra arranhões e ataques de outros felinos.

Serve como estoque de comida

Para entender essa função precisamos voltar no tempo e lembrar que os gatos nem sempre foram animais domesticados. Enquanto eram animais selvagens, a bolsa primordial os ajudava a expandir o estômago para poder comer e estocar uma quantidade maior de alimentos. Dessa maneira eles conseguiriam sobreviver a falta de alimentos. Nessa época ainda não havia tutores para deixar o comedouro cheio de rações, sachês e petiscos.

Facilitar a locomoção dos gatos

A presença da bolsa primordial em gatos, além da proteção extra à uma região sensível e auxiliar no estoque de comidas e energia, também favorece a movimentação do animal. Ela permite uma elasticidade maior do corpo do animal, o que facilita na hora de alcançar locais mais distantes ou saltar alturas mais elevadas como no caso dos acessórios para gatificação.

Há gatos mais propensos a terem bolsa primordial?

Como já sabemos, a presença da bolsa primordial em gatos é uma questão de origem genética e não está ligada à raça, gênero ou um determinado estágio de vida. Porém, há algumas raças que são predispostas a terem a pelanca. São elas: Bengal, Bobtail japonês, Mau egípcio e o Pixie bob.

A explicação para esse fenômeno está justamente na ancestralidade dessas raças de gatos. Já que elas, apesar da domesticação e cruzamentos durante os séculos, ainda carregam em seu DNA a presença de traços de seus parentes selvagens. Interessante, não é mesmo?

Bolsa primordial ou obesidade: o que o meu gato tem?

A manifestação da bolsa primordial em gatos não está ligada a questões relacionadas à saúde como obesidade e sobrepeso. Entretanto, devido ao seu formato, é possível que o tutor confunda a bolsa primordial em gato filhote ou adulto com excesso de peso.

bolsa primordial felinos

A melhor maneira de diferenciar a bolsa primordial em gatos de sobrepeso é observar atentamente os movimentos do seu animal de estimação. Por exemplo, se a pelanca estiver com aspecto mole e balançar de um jeito similar ao pêndulo de um relógio, pode ter certeza de que se trata da bolsa primordial dos felinos.

Porém, se enquanto o seu pet estiver se divertindo com brinquedos ou correndo pela casa, a bolsa primordial estiver dura e com formato arredondado, é sinal de excesso de peso. Nesse caso, o ideal é consultar o médico-veterinário. Assim, você terá a certeza do quadro de saúde do animal e, se necessário, começar uma dieta alimentar mais regrada e saudável.

Agora que você já sabe o que é a bolsa primordial em gatos para que serve e como identificá-la, diga gente: o seu animal de estimação tem ou não tem essa pelanquinha charmosa na barriga?  

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário