Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Piodermite canina: saiba quais os sintomas e como tratar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como lidar com a coceira em cachorro

Se você já reparou o seu cachorro se coçar muitas vezes e notou o aparecimento de caroços ao longo do corpo do animal, então fique atento neste texto, pois provavelmente o seu cão esteja sofrendo de piodermite canina e talvez você nem saiba disso.

Assim, para cuidar bem do seu pet, confira neste artigo como tratar essa doença e quais as principais causas e sintomas dela. 

Mas, antes de prosseguir a leitura, preste muita atenção: nunca faça algum procedimento sem o conhecimento e a supervisão de um veterinário de sua confiança, pois ele será extremamente útil no tratamento.

Aproveite o artigo e cuide bem do seu pet.

O que é a piodermite canina?

A piodermite canina é uma infecção bacteriana bastante comum que ocorre na pele do animal.

Ela ocorre através da bactéria Staphylococcus pseudintermedius, que convive na pele dos cachorros, sem causar dano algum se o micro-organismo não estiver em quantidades maiores do que o normal.

Geralmente, o desequilíbrio da quantidade dessa bactéria pode ser causado por alergias, excesso de suor e até mesmo problemas hormonais

Isso será o suficiente para o crescimento anormal do micro-organismo, causando a piodermite canina, que não é contagiosa, vale ressaltar.

Sintomas da Piodermite canina

A piodermite canina pode levar a uma série de sintomas como perda de pelos, coceira constante, aparecimento de pústulas, que se assemelham às espinhas e de pápulas, que lembram muito as picadas de pernilongo. 

Além disso, pode haver lesões ulceradas na pele, com presença de secreção com sangue. Em alguns casos mais graves, vale destacar, alguns cachorros podem conter febre e anorexia

Outro ponto de necessário destaque é que a piodermite pode ser classificada de várias formas, tanto pela sua profundidade da lesão (sendo superficial ou profunda) quanto pela localização dela, que pode ser nos cantos da boca, nas patas e nos cotovelos.

Como é feito o diagnóstico?

É importante sempre notar essas alterações na pele e no comportamento do seu animal para que você consiga levá-lo a um veterinário que investigará as causas de modo mais preciso. 

Dito isso, o diagnóstico é feito através de exames físicos do pet, para que sejam melhor analisadas as lesões. 

Ademais, o veterinário pode fazer a citologia da pele do seu bichinho. Esse exame laboratorial é capaz de identificar as bactérias envolvidas e confirmar a suspeita da piodermite canina. 

É sempre bom lembrar que quanto mais rápido o veterinário descobrir as causas, mais rápido será a solução desse problema!

Tratamento da piodermite canina

Em todo o tratamento à piodermite canina, é indispensável o veterinário verificar qual é a causa principal para o desencadeamento desse problema dermatológico. A eliminação dela será fundamental para que o bem-estar do seu cão esteja mais garantido do que nunca.

Para tanto, geralmente são indicados produtos de uso tópico para o seu cão, tais como shampoos dermatológicos, pomadas, sprays antissépticos para aliviar a coceira de modo rápido, além de remédios antibióticos. Você pode adquirir todos esses produtos em nosso site.

O tempo de tratamento será determinado pelo veterinário, de acordo com cada caso. Portanto, falar sobre a quantidade adequada de passar esses produtos seria um tanto quanto precoce de nossa parte.

Inclusive, é bom lembrar que interromper o tratamento antes do tempo indicado pelo seu veterinário pode ser prejudicial, pois há grandes riscos de reincidência da piodermite aparecer no seu cão.

Então, mesmo que ele apresente sinais de melhora, mantenha o tratamento.

Mas, como evitar a piodermite?

Apesar de a piodermite canina ser uma doença de difícil prevenção, é possível estabelecer alguns cuidados para que seu cão não desenvolva essa doença a médio e longo prazo.

A maneira mais comum da piodermite ocorrer é através de um desequilíbrio da saúde do seu animal.

Portanto, o que podemos recomendar é que você alimente bem o seu cachorro, com rações que tenham todos os nutrientes recomendados. 

Além disso, mantenha sempre a saúde do seu cão em dia. Brinque com ele para que não fique estressado e faça consultas periodicamente com o veterinário para fazer a manutenção e controle das vacinações, o que é fundamental.

Bom, se gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais. Ficou com alguma dúvida? Comente aqui abaixo para que possamos prontamente atender você. Aproveite e confira outros artigos sobre cuidados com cães:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário