Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Butox: cuidados e como usar com segurança o antipulgas

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Butox para cachorro se coçando

O remédio Butox é um carrapaticida, mosquicida e sarnicida à base de Deltametrina desenvolvido para bovinos e equinos. Porém, existem relatos de tutores de tutores de cães e gatos que fizeram o uso. Uma prática extremamente perigosa!

No entanto, entender como usar o medicamento de forma segura é imprescindível para não causar danos severos à saúde do animal. Este é um inseticida piretróide, da classe dos venenos, e pode prejudicar também seres humanos.

Para que serve o Butox?

A bula do Butox indica a medicação para as situações a seguir:

  • Eliminação de carrapatos (larvas, ninfas, machos, fêmeas e postura de ovos férteis);
  • Mosquicida e repelente de moscas adultas, controlando as infestações por berne (mosca-do-berne) em bovinos;
  • Larvicida e repelente, com ação preventiva contra a berne;
  • Sarnicida que elimina larvas, ninfas, machos, fêmeas e postura de ovos férteis.

Pode usar Butox em cachorro?

Se o remédio for usado como antipulgas e anticarrapato por tutores de cães, gatos ou animais silvestres, pode ser uma combinação perigosa. Ele pode levar a intoxicação grave

Nunca dê banho no animal com Butox. Como consta na bula do medicamento, a indicação é para bois e cavalos, animais que pesam 300 kg ou mais. Pense no que pode acontecer com o seu pet que pesa poucos quilos.

Como diluir o Butox?

Embalagem do medicamento Butox

A maneira segura de usar o remédio é aplicá-lo para higienizar ambientes que podem estar infestados. Para a mistura, use 10mL da solução para 10L de água, e tome muito cuidado ao lavar o local.

  • Use luvas, máscara e proteção nos pés para evitar o contato;
  • Prepare a solução em um local arejado;
  • Não deixe os pets frequentarem o ambiente pelo menos 4 horas após a limpeza;

Quanto tempo o Butox faz efeito?

São cerca de 72 horas para total eficiência do remédio no local aplicado. Ele dará fim a todos os tipos de infestações mencionadas, como carrapatos, sarnas, pulgas, larvas e moscas, incluindo os ovos férteis.

Pode passar Butox em filhote?

Não. Nunca passe Butox no seu animal de estimação. O remédio, considerado veneno, é altamente perigoso e pode causar intoxicação se ingerido ou inalado.

Entre os sintomas estão: salivação excessiva, depressão e dificuldade em respirar.

Se o pet estiver precisando tomar um remédio de carrapato ou pulgas, procure o veterinário para escolher uma medicação segura e nunca utilize Butox nele.

Como acabar com pulgas e carrapatos no quintal?

O Butox pode ser usado para limpar locais que estão com infestação d epulgas e carrapatos, porém siga os cuidados básicos. Ao preparar a solução, espalhe pelo piso do quintal e use um borrifador para alcançar lugares difíceis, como cantos de parede e a parte inferior dos móveis. Os dias frios, com temperatura amena, são os indicados para aplicação do veneno.

Depois de finalizar a lavagem, deixe que o chão seque completamente para voltar a frequentar o local. Fique atento para que seu cachorro ou gato não entre no ambiente. Se puder, espere um dia inteiro para colocá-lo em contato com o quintal.

Se chegar a tocar no líquido, lave as mãos com água e sabão. Na hora de descartar o produto, veja a maneira correta na embalagem.

O Butox é um produto muito eficiente e seguro desde que usado da forma correta.

Conheça mais sobre a prevenção contra pulgas e carrapatos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

108 Comentários

  1. Juraci Pereira disse:

    butox,exelente produto

  2. Juraci Pereira disse:

    gostei,eu só uso ele!

  3. Ana Paula disse:

    Tive contato com o produto na pele e sinto muita ardência nas pernas onde caiu. Meu rosto ta ardendo muito.
    Mais alguém assim?

    • Cobasi disse:

      Ana Paula, como vai? É recomendado manusear o produto e fazer as diluições em locais arejados. Não aplicar contra o vento evitando respirar. Também é recomendado evitar o contato do produto com a pele e mucosas. Caso isto acidentalmente aconteça, lave as partes atingidas várias vezes com água e sabão.

      • Thamires disse:

        E o efeito de ardência na parte do rosto passa depois de quantas lavadas ?

        • Cobasi disse:

          Olá, tudo bem?
          Uma das indicações ao usar o Butox é a atenção para uso de luvas , máscara e proteção nos pés para evitar o contato. Além disso é importante prepare a solução em um local arejado e não deixe os pets frequentarem o ambiente pelo menos 4 horas após a limpeza.

          Como você está sentindo essa ardência no rosto, recomendamos que procure ajuda profissional pois o Butox é um inseticida piretróide, da classe dos venenos.

    • Marcelo disse:

      Eu também tive contato mas não senti nada de diferente até agora

  4. Liliane disse:

    Olá ,queria saber se posso passar o butox em gramado, e depois de seco ,caso os cachorros comam a grama , o que é normal aqui , faz mal ,pode intoxicar ? Tenho esse medo ,mas preciso acabar com essa praga ! Obrigada

    • Cobasi disse:

      Olá, Liliane. Como vai? É muito importante sua preocupação em acabar com parasitas no ambiente usando produtos adequados para este fim, além também do controle e prevenção nos animais. Veja o que a Talita Michelucci Ribeiro, médica veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, falou sobre o tema: “Existem alguns produtos também à base de deltametrina que contém indicação para uso ambiental. A melhor coisa a se fazer é buscar um produto/fabricante específico para o ambiente (gramado), ok? Mesmo pensando em um ambiente ventilado como no caso do jardim, o risco de intoxicação existe principalmente pelo fato de que a deltametrina pode ser absorvida pelas folhas, galhos, etc. E quando o pet tem contato ou ingere a folha com inseticida o risco aumenta. O ideal é sempre que for fazer uso de algum inseticida ambiental, optar sempre pelo indicado para este fim, e procurar sempre manter os pets afastados do ambiente durante a pulverização e o máximo de tempo possível após a aplicação. E lembre-se de em caso de ingestão é importantíssimo observar o animal e caso apresente qualquer sinal ou comportamento diferente do normal ou relacionado à intoxicação, leve-o ao veterinário o quanto antes”.

  5. Siger disse:

    Passei no meu Pet de 4 meses, e agora ele tá inquieto, o que devo fazer???

  6. LUCY MARIA disse:

    Gostaria de saber se posso usar o produto diluído nas áreas internas da casa? mantendo meu pet longe por 24 horas.

  7. Bruna disse:

    Passei Butox dentro de casa e não me senti muito bem é normal?

  8. Bruna disse:

    Borrifo nós cantinhos onde não dá pra limpar sempre no meu quintal, e borrifo com um pano para passar na parede uma vez ao mês. Dessa vez eu inalei e passei mal, acabei de voltar do pronto socorro. Tive sorte de ter sido uma quantidade pequena inalada então meus sinais vitais estão normais. Tomem cuidado ao burrifar.

    • Otilia Souza disse:

      Cuidado! …
      Minha Saudosa Mãezinha usava para finalizar o banho dos pets, de tanto inalar o cheiro sem máscara, acabou atingindo o SNC, e acabou desenvolvendo PARKINSONISMO! …
      Todo cuidado é pouco! …

  9. christiane disse:

    Olá, gostaria de saber se posso usar butox pra lavagem dentro de casa, incluindo sofás. Tenho 1 criança de 6 anos e fico com medo de passar o produto e causar alguma coisa.

  10. marcio disse:

    boa noite queria saber se posso passar dentro de casa e se puder quanto tempo devo ficar sem entrar dentro de casa

    • Cobasi disse:

      Olá, Marcio. Como vai? O Butox pode ser aplicado dentro de casa, mas é importante que você esteja protegido e o ambiente arejado. Pessoas e animais só devem voltar ao ambiente após pelo menos 4 horas.

  11. Marcos disse:

    É necessário enxaguar o local aplicado?

    • Cobasi disse:

      Olá, Marcos. Como vai? Não é necessário enxaguar o local, mas é fundamental não deixar os pets frequentarem o ambiente por pelo menos 4 horas após a limpeza.

  12. Zenilda Rodrigues disse:

    Medicamento muito bom usei i foi aprobado obrigada

  13. adriano disse:

    Boas, posso colocar 10 ml de Butox em um balde com 10 litros de agua e colocar no meu cachorro ??

    • Cobasi disse:

      Oi Adriano, como vai? 10ml em 10 litros de agua para lavar o quintal. Lembre-se nunca passe no seu animal butox, ele pode levar a intoxicação grave!

  14. Dayana disse:

    Como faço para acabar com pulgas dentro de casa e em qtos ml posso diluir o butox para passar dentro de casa?

  15. Joyce Helena disse:

    Eu passei no meu cachorro de 2 anos e que pesa poucos quilos e ele teve intoxicação,eu não sabia e infelizmente não li a bula e nem procurei saber na internet,estou gastando um dinheiro com tratamento 😥

  16. Debora disse:

    Posso passar produtos de limpeza depois das 4h de espera? isso corta o efeito?

    • Cobasi disse:

      Oi Debora, como vai? O Butox pode ser usado em ambientes internos desde que você se proteja durante a aplicação e o local esteja ventilado. Além disso, é importante manter pessoas e animais fora do ambiente por pelo menos 4 horas. Para melhores resultados passe apenas o produto 🙂

  17. Rosaninha Teodoro disse:

    Moro em apartamento e tenho problemas respiratórios. É bastante possível uma crise de asma? Se eu passar de manhã, a noite ainda ficará muito cheiro?

  18. Alberto disse:

    Gostaria de saber se posso borrifar ne cachorro 1 vez ao mês?

  19. Monique disse:

    Pra acabar com os pulgas do ambiente tenho que passar quantas vezes no mês?

  20. Thais disse:

    Após aplicar no chão e esfregar… Devo lavar depois com sabão e cloro? Ou só deixo secar sem enxague?

    • Cobasi disse:

      Oi Thais, como vai? O Butox deve ser realizado a mistura, use 10mL da solução para 10L de água, e tome muito cuidado ao lavar o local. Jogue no quintal e deixe secar!

  21. Sandra Aparecida da Silva Gomes disse:

    O que fazer pra acabar com pulgas e carrapatos, ?

  22. Celiana Maria Costa Vicente disse:

    Como devo usar o butox para eliminar infestação de pulgas.
    E como deve ser ministrados dentro de ambientes fechado

  23. Ednaide disse:

    Oi gostaria de saber se posso aplicar nós meus cachorros eles tem acima de 4 anos

  24. Ana disse:

    Sempre usei pra controle de barata e sempre funcionou. Agora tenho um gato e to com medo de passar, só coloco nos ralos, mas caso meu gato coma uma barata q entrou em contato com o veneno tem perigo??

  25. Helena disse:

    Comprei e vou testar!

  26. Waldyr alves disse:

    Oi eu Já uso o butox a algum tempo mas eu gostaria de saber se ele mata pernilongo também

  27. Samira Matos disse:

    Boa tarde, eu tenho duas filhotes de pastor alemão, preciso pulverizar meu quintal com butox, mais não tenho como deixar elas td esse tempo de 4 horas sem ir no quintal.
    Posso lavar o quintal dps de uns 30 minutos de pulverizar? Para que elas possam ir?

  28. Lilian disse:

    Com qual frequência devo fazer a aplicação do produto no quintal?

  29. Emerson disse:

    Gostaria de saber a quantidade para diluir o produto para passar em ambiente, infelizmente perdi meus cachorros em um acidente de carro 😢, mas meu barracão não consigo nem entrar de tanto carrapato

    • Cobasi disse:

      Oi Emerson, como vai? Para a mistura, use 10mL da solução para 10L de água, e tome muito cuidado ao lavar o local.

      Use luvas, máscara e proteção nos pés para evitar o contato;
      Prepare a solução em um local arejado;
      Não deixe os pets frequentarem o ambiente pelo menos 4 horas após a limpeza;

  30. Rosangela oliveira disse:

    Gostei da dica,não sabia disso

  31. Silvia lottermann disse:

    Dei banho na minha cachorrinha ,com butox,ela está lambendo muito as patinhas q,estão vermelhas,o q posso fazer?

  32. Juliana disse:

    Boa tarde! Tenho uma bb de 1 aninho q lambe até o chão e põe tudo na boca. Posso confiar que após as 4horas de uso do butox no meu hambiente interno não afetará a saúde da minha filha? Como falei, tudo vai para a boca, então ela irá “ingerir” um pouco do remédio após 4 horas. Posso ficar tranquila? O uso é para pulgas dentro e fora de casa.

  33. Nilza correa disse:

    Usei o produto ontem e hoje e estou sentindo náuseas, será que intoxiquei??

  34. Rosangela disse:

    Gostaria de saber se acaba com formiga muito pequena

  35. Rebeca disse:

    Gostaria de saber se pode aplicar diretamente na pele do gato, no pescoço.

    • Cobasi disse:

      Oi Rebeca, como vai? O Butox deve ser diluído, 10mL da solução para 10L de água. Nunca deve ser passado na pele do seu gato pois pode intoxicar 🙂

  36. Daniel Rodrigues disse:

    Apliquei no quintal todo e gostaria de saber se posso lavar o quintal?

  37. Rita disse:

    Bom dia ,meu cachorro está com pulgas e estou tratando o ambiente com butox,ele dormi junto conosco !!! Gostaria de saber ,se posso lavar os cobertores e jogar um pouquinho do butox na máquina e se posso borrifar nos colchões e colocar no sol?

  38. Marilu disse:

    Tenho um animal de 3 anos. Ele so sai na rua pra necessidades. E volta com umas pulgas. Ja usei varios produtos.champu.sabonetes e nada. Nao tem pulga em casa. Nao sei mais o que usar no meu caozinho.
    Ele cossa muito.
    E quando pego a pulgas nele. Nao sangram . Que pulgas e essas.
    Nao sei mais o que usar pra eliminar tudo.
    So falta usar butox nele. Mas tenho medo.

  39. Andrea disse:

    Olá, gostaria de saber se posso borrifar o botox no sofá, poltronas e cortinas

  40. Cassia disse:

    Dei banho no meu cachorro ontem com butox, foi indicado por uma loja . Ele é de porte pequeno. Nao dormi 30 minutos a noite. Ele esta inquieto e chorando. E lambendo as patas de trás
    Eu não li a bula.

    • Cobasi disse:

      Oi, Cassia. Como vai? O butox é muito perigoso para os animais sua recomendação é que seja utilizado no ambiente. Neste caso leve o seu cãozinho em uma clinica veterinária o mais rápido possível.

  41. Ivanete disse:

    Ola boa tarde.depois de quanto tempo devo usar a segunda aplicação do produto?

  42. Jose Carlos disse:

    Boa noite., no caso de aplicação do Butox para pulgas no ambiente, gostaria de saber se aplico só no chão ou em paredes também? Pois não sei qual o local preferido delas. Grato

    • Cobasi disse:

      100%
      10
      jocarlosnovaes@gmail.com
      1 de 1
      B357 Jose Carlos jocarlosnovaes@gmail.com 127.0.0.1 Boa noite., no caso de aplicação do Butox para pulgas no ambiente, gostaria de saber se aplico só no chão ou em paredes também? Pois não sei qual o local preferido delas. Grato
      C357

      Oi, Jose. Como vai? Ao preparar a solução, espalhe pelo piso do quintal e use um borrifador para alcançar lugares difíceis, como cantos de parede e a parte inferior dos móveis. Os dias frios, com temperatura amena, são os indicados para aplicação do veneno.
      Para ativar o suporte para leitor de tela, pressione Ctrl+Alt+Z Para saber mais sobre atalhos de teclado, pressione Ctrl+barra

      Oi, Jose. Como vai? Ao preparar a solução, espalhe pelo piso do quintal e use um borrifador para alcançar lugares difíceis, como cantos de parede e a parte inferior dos móveis. Os dias frios, com temperatura amena, são os indicados para aplicação do veneno.

  43. Diego disse:

    Passei o produto no meu cachorro acho que ela lanbeu e agora está babando muito já dei leite banho com água corrente como faço pra contar o efeito

    • Cobasi disse:

      Olá, Diego! Tudo bem?

      Nunca dê banho no animal com Butox. Como consta na bula do medicamento, a indicação é para bois e cavalos, animais que pesam 300 kg ou mais.

      Recomendamos que leve o seu cachorro ao médico-veterinário com urgência!

  44. Lohany oliveira disse:

    Passei o butox dentro do meu quarto a tarde e já se passou, só entrei depois de 7 horas … É tranquilo dormir com o veneno em minha parede ?

    • Cobasi disse:

      Olá, Lohany! Como vai?
      È importante saber usar o Butox da maneira correta, por isso, recomendamos que busque essa informação na bula que acompanha o remédio.

  45. ISRAEL disse:

    Usei butox dentro de casa para acabar com uma infestação de carrapatos mas eles não morrem e normal? tem que usar mais vezes?

    • Cobasi disse:

      Olá, Israel! Tudo bem?
      È importante ressaltar que o produto só tem eficácia se for aplicado no local adequadamente.
      Portanto, se certifique de que foi usado o mililitro correto para a quantidade de água usada, além disso, tome cuidado para que os pets da casa não entrem em contato com o produto por pelo menos 4 horas após a limpeza.

  46. Johnny disse:

    Esse produto mancha algum material? Tecido, borracha, piso, móvel??

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      Recomendamos que leia a bula para verificar as contraindicações do produto, mas no geral, o Butox pode ser usado para limpar locais que estão com infestação de pulgas e carrapatos.

  47. Débora disse:

    Boa tarde. Gostaria de saber se eu aplicando a dose recomendada em ambiente interno, no caso na minha sala q é onde meu cachorro fica, e eu esperando as pelo menos 4h, tem q lavar dps ou só pulverizar toda a sala e dps q secar pode pisar normalmente tanto o animal quanto as pessoas? Tenho um filho de 8 anos

  48. Cristiane Lopes disse:

    Muito bom consegui eliminar os bichos de pé e carrapato

  49. Jorge disse:

    Moro em um sítio e o gramado em volta da casa está infestado de carrapatos. Posso pulverizar o gramado sem danos a grama? Se não, Talvez uma diluição menor a base de 5 para 10 Lts.
    Desde já muito obrigado!

    • Cobasi disse:

      Oi Jorge,

      Para lidar com carrapatos no gramado, sugerimos que converse um profissional para maior segurança. O Butox é uma opção, sendo seguro para uso externo em gramados, jardins, quintais. Lembre-se de seguir todas as recomendações descritas na bula. Siga as orientações deles para garantir eficácia e segurança. Se precisar de mais informações, estamos à disposição.

  50. KARINNE disse:

    As respostas estão discrepantes. Alguns especialistas dizem que não pode utilizar em ambientes externos e outros dizem que pode. Afinal: pode ou não? Qual o procedimento para aplicar em um apartamento e quantas horas após a aplicação pode retornar sem riscos para adultos e crianças?

    • Cobasi disse:

      Karinne, o Butox pode ser usado para limpar locais que estão com infestação de pulgas e carrapatos, a recomendação é que a aplicação seja em locais arejados, porém siga os cuidados básicos. Além disso, se puder, espere um dia inteiro para que as crianças ou pets tenham contato com o local, caso não consiga, espere pelo menos 4 horas.

  51. Gabriela disse:

    Me falaram que passar o butox no cachorro era bom pra carrapato mais nao vi as causas e acabei passando e ele ta numa coseira e chorando agr nao sei oque fazed

    • Cobasi disse:

      Gabriela, o uso de produtos como Butox deve ser feito com extrema cautela e seguindo as instruções do fabricante, além disso, jamais deve ser aplicado na pelagem do pet. Se o seu cachorro está apresentando coceira e desconforto, é crucial procurar imediatamente a orientação de um veterinário. Eles poderão fornecer as instruções apropriadas para aliviar os sintomas e garantir a segurança do seu animal de estimação.

  52. Stéfany Pereira Ramos disse:

    é bom para o ambiente, passar em animais principalmente cães e gatos causa toxicidade.

  53. Bianca Adami Romero disse:

    Por favor, gostaria de saber como aplicar o botox dentro de casa. Obrigada!

    • Cobasi disse:

      Olá, Bianca. Tudo bem?

      A maneira segura de usar o remédio é aplicá-lo para higienizar ambientes que podem estar infestados. Para a mistura, use 10mL da solução para 10L de água, e tome muito cuidado ao lavar o local.

      Use luvas, máscara e proteção nos pés para evitar o contato;
      Prepare a solução em um local arejado;
      Não deixe os pets frequentarem o ambiente pelo menos 4 horas após a limpeza;

Deixe o seu comentário