Butox: cuidados e como usar com segurança o antipulgas

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
Butox para cachorro se coçando

O remédio Butox é um carrapaticida, mosquicida e sarnicida à base de Deltametrina desenvolvido para bovinos e equinos. Porém, existem relatos de tutores de tutores de cães e gatos que fizeram o uso. Uma prática extremamente perigosa!

No entanto, entender como usar o medicamento de forma segura é imprescindível para não causar danos severos à saúde do animal. Este é um inseticida piretróide, da classe dos venenos, e pode prejudicar também seres humanos.

Para que serve o Butox?

A bula do Butox indica a medicação para as situações a seguir:

  • Eliminação de carrapatos (larvas, ninfas, machos, fêmeas e postura de ovos férteis);
  • Mosquicida e repelente de moscas adultas, controlando as infestações por berne (mosca-do-berne) em bovinos;
  • Larvicida e repelente, com ação preventiva contra a berne;
  • Sarnicida que elimina larvas, ninfas, machos, fêmeas e postura de ovos férteis.

Pode usar Butox em cachorro?

Se o remédio for usado como antipulgas e anticarrapato por tutores de cães, gatos ou animais silvestres, pode ser uma combinação perigosa. Ele pode levar a intoxicação grave

Nunca dê banho no animal com Butox. Como consta na bula do medicamento, a indicação é para bois e cavalos, animais que pesam 300 kg ou mais. Pense no que pode acontecer com o seu pet que pesa poucos quilos.

Como diluir o Butox?

Embalagem do medicamento Butox

A maneira segura de usar o remédio é aplicá-lo para higienizar ambientes que podem estar infestados. Para a mistura, use 10mL da solução para 10L de água, e tome muito cuidado ao lavar o local.

  • Use luvas, máscara e proteção nos pés para evitar o contato;
  • Prepare a solução em um local arejado;
  • Não deixe os pets frequentarem o ambiente pelo menos 4 horas após a limpeza;

Quanto tempo o Butox faz efeito?

São cerca de 72 horas para total eficiência do remédio no local aplicado. Ele dará fim a todos os tipos de infestações mencionadas, como carrapatos, sarnas, pulgas, larvas e moscas, incluindo os ovos férteis.

Pode passar Butox em filhote?

Não. Nunca passe Butox no seu animal de estimação. O remédio, considerado veneno, é altamente perigoso e pode causar intoxicação se ingerido ou inalado.

Entre os sintomas estão: salivação excessiva, depressão e dificuldade em respirar.

Se o pet estiver precisando tomar um remédio de carrapato ou pulgas, procure o veterinário para escolher uma medicação segura e nunca utilize Butox nele.

Como acabar com pulgas e carrapatos no quintal?

O Butox pode ser usado para limpar locais que estão com infestação d epulgas e carrapatos, porém siga os cuidados básicos. Ao preparar a solução, espalhe pelo piso do quintal e use um borrifador para alcançar lugares difíceis, como cantos de parede e a parte inferior dos móveis. Os dias frios, com temperatura amena, são os indicados para aplicação do veneno.

Depois de finalizar a lavagem, deixe que o chão seque completamente para voltar a frequentar o local. Fique atento para que seu cachorro ou gato não entre no ambiente. Se puder, espere um dia inteiro para colocá-lo em contato com o quintal.

Se chegar a tocar no líquido, lave as mãos com água e sabão. Na hora de descartar o produto, veja a maneira correta na embalagem.

O Butox é um produto muito eficiente e seguro desde que usado da forma correta.

Conheça mais sobre a prevenção contra pulgas e carrapatos:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Juraci Pereira disse:

    butox,exelente produto

  2. Juraci Pereira disse:

    gostei,eu só uso ele!

  3. Ana Paula disse:

    Tive contato com o produto na pele e sinto muita ardência nas pernas onde caiu. Meu rosto ta ardendo muito.
    Mais alguém assim?

    • admin disse:

      Ana Paula, como vai? É recomendado manusear o produto e fazer as diluições em locais arejados. Não aplicar contra o vento evitando respirar. Também é recomendado evitar o contato do produto com a pele e mucosas. Caso isto acidentalmente aconteça, lave as partes atingidas várias vezes com água e sabão.

  4. Liliane disse:

    Olá ,queria saber se posso passar o butox em gramado, e depois de seco ,caso os cachorros comam a grama , o que é normal aqui , faz mal ,pode intoxicar ? Tenho esse medo ,mas preciso acabar com essa praga ! Obrigada

    • admin disse:

      Olá, Liliane. Como vai? É muito importante sua preocupação em acabar com parasitas no ambiente usando produtos adequados para este fim, além também do controle e prevenção nos animais. Veja o que a Talita Michelucci Ribeiro, médica veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, falou sobre o tema: “Existem alguns produtos também à base de deltametrina que contém indicação para uso ambiental. A melhor coisa a se fazer é buscar um produto/fabricante específico para o ambiente (gramado), ok? Mesmo pensando em um ambiente ventilado como no caso do jardim, o risco de intoxicação existe principalmente pelo fato de que a deltametrina pode ser absorvida pelas folhas, galhos, etc. E quando o pet tem contato ou ingere a folha com inseticida o risco aumenta. O ideal é sempre que for fazer uso de algum inseticida ambiental, optar sempre pelo indicado para este fim, e procurar sempre manter os pets afastados do ambiente durante a pulverização e o máximo de tempo possível após a aplicação. E lembre-se de em caso de ingestão é importantíssimo observar o animal e caso apresente qualquer sinal ou comportamento diferente do normal ou relacionado à intoxicação, leve-o ao veterinário o quanto antes”.

  5. Siger disse:

    Passei no meu Pet de 4 meses, e agora ele tá inquieto, o que devo fazer???

Deixe o seu comentário