Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante

Para muitos tutores, o cão não é somente um pet, mas também um grande amigo e companheiro de aventuras. Por isso, quando observam algo diferente no animal, como queda de pelo, a preocupação já aparece. Então, se você quer saber como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante, fique com a gente.

Ao conhecer os principais cuidados para se ter com o pelo de cachorro e também como evitar a queda da pelagem do pet, você pode garantir a saúde e bem estar do seu animal.

Dicas de como cuidar da pelagem do cachorro

Saber como cuidar da pelagem do seu pet é um fator importante para tutores que querem deixar seu cão bonito e também manter a higiene do animal. Como os cachorros costumam ser agitados e brincalhões, é normal que eles se sujam com mais facilidade.

Por isso, é bom que você conheça os principais cuidados para se ter com o pelo desse pet.

Escovação

O primeiro cuidado é a boa escovação do pelo do animal.

Como cada raça de cachorro possui uma pelagem diferente, é bom que você saiba identificar o tipo de pelo que seu pet possui. Cada comprimento e espessura do pelo influencia no tipo de cuidado que você precisa ter.

Após identificar o tipo de pelagem do pet, use uma escova ou pente próprio para ele. 

É bom que o pente utilizado alcance a pele do animal, mas que não machuque essa região. Ao escovar o pet, prefira passar o pente na direção de crescimento dos pelos, pegando da base até a parte mais exterior.

Saiba também que a frequência que você deve escovar seu pet irá depender do tipo de pelo que ele tem.

Cães com pelos compridos devem ser escovados com maior frequência para evitar nós, já os de pelo curto, a escovação pode ser feita duas vezes na semana.

Banho

Se o seu pet não se sujar na rua brincando ou não estiver com um cheiro desagradável, o banho não é necessário.

Com o excesso de banhos, o efeito pode ser o contrário do que você esperava. Caso o seu cão tome banho em grande quantidade, isso retira o óleo natural que ele possui, deixando o pelo seco e quebradiço.

Por isso, dê banho no seu cão uma vez ao mês. Essa quantidade é suficiente para garantir a higiene do animal. 

Porém, não deixe de lado os cuidados necessários com o pelo do cachorro na hora do banho. Utilize shampoo próprio para cães e enxágue bem os resíduos do produto.

Também tenha atenção no momento de secar o seu cachorro. Utilize uma toalha limpa e deixe seu pet sem resquícios de água. Desse modo, você impede que fungos e bactérias se desenvolvam na pelagem do pet e evita doenças de pele.

Alimentação

Assim como nós humanos precisamos de uma boa alimentação para manter nossa pele saudável, com os cães não é diferente.

Se você quer deixar o pelo do cachorro liso e brilhante, uma boa dieta é a melhor solução. Desse modo, você cuida da pelagem do pet de dentro pra fora.

Apenas ração e água é o suficiente para manter o pelo do pet saudável. Como a ração é desenvolvida para o animal, ela contém todos os nutrientes e vitaminas necessários que seu cão precisa.

A água também auxilia neste processo, deixando seu pet hidratado e com os pelos fortes, além de ajudar no bom funcionamento do organismo do cachorro.

Se você preferir, também pode acrescentar alimentos ricos em vitaminas C e E. Porém, consulte um médico veterinário antes de oferecer comidas diferentes ao pet.

Fatores que podem prejudicar os pelos do seu cão

Como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante

Agora que você sabe como cuidar da pelagem do pet, fique atento aos fatores que podem fazer os pelos do cachorro perder o brilho e força e até mesmo caírem.

Saiba que mudanças de temperatura, como a passagem do verão para o outono, podem fazer com que os pelos do cachorro caiam. Mas não se preocupe, essa queda acontece pela troca de pelagem do animal, onde os pelos finos caem para que os grossos cresçam.

Porém, se você reparar que seu cachorro está perdendo muito pelo e ficando com falhas na pelagem, essa queda pode estar relacionada a alguma alergia, dermatite, sarna ou até mesmo uma doença hormonal.

Por isso, é importante que você consulte um médico veterinário para saber a causa dessa queda de pelo e também mantenha seu pet com as vacinas em dia. Desse modo, você impede que doenças afetem seu amigo.

Viu como os cuidados para deixar o pelo do cachorro liso e brilhante vão além de boa escovação e higiene? Não se esqueça que a pelagem do animal também precisa de cuidados internos como boa alimentação e vacinação do seu cachorro.

Também utilize produtos próprios para o pet, como shampoo e ração, e fique atento a sinais de falhas na pelagem.

Desse modo, você cuida bem do seu amigo e aproveita melhor a companhia dele.

E se quiser saber mais sobre cuidados com cães, acesse nossos demais conteúdos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Luzia Batista de Barros disse:

    Minha amiguinha Amora da aça Chow Chow.
    Bebezinha apenas dois meses.
    Já tomou a segunda vacina .tudo em ordem graças a Deus. Ansiosa pra terminar logo a terceira. E poder saí logo com ela na rua….
    Obg.

Deixe o seu comentário