Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Confira 5 dicas para passear com o seu cachorro em segurança

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
homem levando cachorro para passear
Passear com cachorro faz bem para a saúde física e mental do pet

Passear com cachorro é uma atividade essencial para a manutenção da saúde física e mental do seu animal de estimação.

Conheça 5 dicas que vão ajudar você a aproveitar um divertido passeio ao lado do seu pet, com segurança e tranquilidade. Acompanhe!

Por que passear com o cachorro?

Passear com o seu cachorro diariamente, garante uma série de benefícios à saúde e manutenção do bem-estar do animal.  

Por exemplo, uma volta no parque ou jardim mais próximo, contribui para a prática de atividades físicas. O que ajuda na prevenção de doenças como a obesidade canina, sobrepeso e outras complicações.

Isso sem falar que, ter um animal ativo, é ótimo para retardar os sintomas da velhice e doenças nos ossos e articulações. 

Outro exemplo dos benefícios de passear com o cachorro é estimular a socialização. Dessa maneira, ele aprenderá a conviver com outros cães e seres humanos. 

5 Dicas para passear com o cachorro em segurança

1. Adapte seu cão para usar coleira

A primeira dica para garantir um passeio seguro com o cachorro é usar uma coleira ou peitoral. Porém, antes de sair para a rua, é importante deixar o seu cão confortável com o acessório.

A melhor maneira de realizar essa adaptação é estimular o uso da coleira dentro de casa. Coloque o acessório em seu pet e brinque com ele, até que ele se sinta confortável e acostumado com a guia e coleira. 

Após essa fase, é hora de dar o próximo passo. Escolha locais seguros como jardins e áreas comuns do seu prédio para uma pequena volta. 

Desse jeito, será possível compreender como o animal se comporta com a presença de elementos novos em sua rotina como, por exemplo, pessoas, pets ou itens no ambiente. 

2. Ofereça sempre um petisco

Os primeiros passeios fora de casa podem ser confusos para cachorros. Afinal de contas, há uma série de estímulos que ele não conhece e não sabe como lidar. 

Pessoas, pets, carros, árvores e outros elementos podem atrair a atenção do cão e colocá-lo em risco. Para recuperar a atenção do animal, uma boa ideia é apostar em petiscos.

Para isso, o indicado é: chame o animal por seu nome ou uma palavra de segurança. Em seguida, faça carinhos e ofereça os petiscos prediletos dele. 

Com isso, o tutor conseguirá deixar o animal calmo e seguro. O que é essencial para a continuidade do passeio ou retorno para casa. 

3. Quanto tempo passear com cachorro?

O tempo de passeio com os cães pode variar de acordo com as necessidades do animal ou disponibilidade do tutor. Porém, de acordo com veterinários, é ideal separar momentos do dia para passear com o cachorro.

Aproveite o começo da manhã e o final da tarde para dar aquela voltinha com o seu pet, pois são horários de clima mais ameno. Assim, você evita que ele sofra com o calor ou queime as patinhas no chão.

Uma dica importante é: não tenha pressa! Os cães são animais curiosos que adoram cheirar e investigar cada canto diferente. Por isso, o ideal é reservar aproximadamente 1 hora para cada passeio.  

Por fim, é muito importante criar uma rotina de passeios, sempre nos mesmos dias e horários. Isso facilita a adaptação do pet, além de deixá-lo mais tranquilo para brincar e se divertir fora de casa. 

4. Fique sempre no comando das ações

Há raças de cães que costumam ser mais ativos e, quando em contato com a rua, tendem a tentar comandar o passeio.

Porém, para evitar acidentes, a recomendação é que o tutor esteja sempre no comando das ações. 

Desse jeito, você evita que ele acabe se machucando ou sofra algum acidente. Usar contenção, brinquedos e petiscos ajuda a controlar os movimentos dos pets.

5. Procure ajuda de um especialista

Em virtude da rotina, muitas vezes os tutores não possuem tempo suficiente para passear com o cachorro. Nesses casos, uma alternativa é buscar a ajuda de um especialista, também conhecido por dog walker.

Um dog walker é um profissional treinado e capacitado para passear com cachorros. Ao contratar esse serviço, da Pet Anjo, nossa empresa parceira, o tutor garante não apenas um passeio seguro, mas também o adestramento do animal.

Agora que você já sabe a importância de passear com cachorro e como fazer isso com segurança, conte para gente: qual é o lugar que o seu pet mais gosta de passear?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Irma M.Silveira disse:

    Senhores,
    Tenho um lindo Borden Collie com problemas de tartaro.

    Gostaria de saber se voces tem as seguinte medicação passada pela especialista
    1. Pasta de dente Periovet gel
    2.Max guard Orazin
    3.Plaque off
    4.tirinhas viggiedent fresh
    5.aquadent
    gostei muito das orienações de voces. Por favor se tiverm envie pra mim os preços de cada medicação. se não trabalharem com entrega, ode me informar onde possos encontrar para entrega em casa?
    agradecida. Irma

    5..Aquadent

Deixe o seu comentário