Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quanto tempo um cachorro pode segurar a urina?

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quanto tempo um cachorro pode segurar a urina

Você sabe quanto tempo um cachorro pode segurar a urina? Geralmente, os cães podem ficar sem fazer xixi por cerca de seis a oito horas. No entanto, existem fatores que  influenciam a duração desse período.

Para entendermos melhor sobre essa condição, convidamos a médica-veterinária Lysandra Jacobsen, de Educação Corporativa da Cobasi, para esclarecer algumas dúvidas. Confira!

Cachorro não está urinando: o que pode ser? 

As necessidades dos cães são sempre uma pauta para os tutores, não é mesmo? Se você reparou que o seu pet está com dificuldades ou segurando a urina, isso pode ser reflexo de algum problema que afeta o seu sistema urinário ou até mesmo uma questão psicológica. 

A especialista Lysandra Jacobsen respondeu que: “ O cão pode segurar a urina por alguns fatores como, por exemplo: marcar território, onde ele guarda o máximo de urina para fazer em locais específicos, ou apenas por costume de fazer somente fora de casa.” 

Ela ainda acrescentou: “ Em casos mais complexos a ação de não urinar pode estar relacionada a problemas de saúde, em que o animal segura a urina não porque quer, mas por não conseguir fazer, e nestes casos, o médico-veterinário precisa ser acionado para iniciar o diagnóstico.”. 

quanto tempo um cachorro pode segurar o xixi
Cachorro não pode segurar urina por tempo demais, pois pode causar desconforto e gerar problemas fisiológicos. 

Entre os principais fatores que podem influenciar o cachorro a segurar a urina, estão:

Tamanho do animal
Os cães de porte grande conseguem segurar por mais tempo devido ao tamanho da bexiga.

Idade
Assim como nos humanos, idosos podem ter disfunção de bexiga e rins, alterando a frequência urinária.

Sexo do animal
Os machos tendem a urinar com mais frequência do que as fêmeas para marcar território.

Problemas no trato urinário
Cálculo renal, por exemplo, pode obstruir a uretra, fazendo com que o animal não consiga urinar. Entre outras doenças comuns, estão: incontinência urinária, infecções, traumas e insuficiência renal. 

Ambiente
Alguns cães domésticos podem ter preferência por locais específicos, como por exemplo, não urinar em casa, mas sim na rua.  

Meu cachorro não está urinando: podemos atrelar essa condição a questões psicológicas?

Sim, é uma das possíveis causas. A ansiedade pode fazer com que o animal segure a urina. Por exemplo, se ele estiver esperando por algum passeio que ele já está acostumado, ou se ele não tem um local adequado para urinar dentro de casa, isso pode gerar um quadro de ansiedade no cão.”, ressalta a médica-veterinária Lysandra.

Por isso, é sempre  importante que o animal tenha uma rotina de passeios, local específico para urinar, além de uma boa hidratação e alimentação. São ações que ajudam na prevenção de problemas urinários e diminuem a chance do cachorro ficar segurando urina.

Podemos considerar que cachorro segurando urina é uma doença? Se sim, qual?

cachorro fazendo xixi
Geralmente, os cães podem ficar sem fazer xixi por horas.

“Não, mas depende do tempo que ele está segurando. Caso o tutor perceba que o animal está há muitas horas sem urinar, uma dica é: observe se o pet está tentando urinar, com isso ficará mais fácil analisar se ele consegue. Em alguns casos, a quantidade de água que ele está ingerindo condiz com a frequência urinária.”, explicou.

Caso essa dificuldade persista, é importante procurar o médico-veterinário. 

É comum doenças no sistema urinário de cachorro?

Sim. Animais que não têm uma dieta balanceada ou que ingerem alimentos não aconselhados para cães, possuem maiores chances de problemas urinários, como cálculos. A ingestão de água também irá influenciar. Além disso, assim como os humanos, eles podem ter infecções de urina e alterações naturais relacionadas à idade.

Ensinar o pet a usar o banheiro pode ajudar a evitar essa condição?

Sim, quanto mais adaptado a usar o banheiro o animal for, maiores as chances de que ele seja mais independente na hora de urinar e não dependa somente dos passeios ou do tutor para isso.

Vale destacar que para o bom funcionamento do organismo, promover uma alimentação balanceada e hidratação adequada são ações importantes que vão melhorar a qualidade de vida do animal, sendo benéfica para sua função renal.

cachorro xixi

Essas são algumas informações importantes sobre o sistema urinário do seu cachorro, lembre-se que para ter um diagnóstico preciso para casos de cachorro que não está urinando, a melhor solução é buscar a orientação de um médico-veterinário.

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário