Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro picado por abelha: o que fazer?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
picada de abelha em cachorro

Os cães são animais brincalhões, que adoram explorar os ambientes e se distraem facilmente. Esse comportamento curioso e agitado faz com que seja comum encontrar um cachorro picado por abelha. Por isso, é fundamental que os tutores saibam o que fazer para ajudar o seu animal de estimação.

As abelhas, com aparições mais frequentes no verão e na primavera, podem se tornar um perigo para o seu animal. Então, separamos informações importantes com tudo que você precisa saber sobre cachorro com picada de abelha: o que fazer, riscos, sintomas e muito mais. Confira!

É perigoso cachorro ser picado por abelha?

É fato que os pets são verdadeiros caçadores de insetos. Eles gostam de correr atrás, tentam abocanhar, colocar as patinhas. Mas nem sempre essa relação é tão simples, uma picada de abelha, vespa ou outros insetos é muito dolorosa e pode causar diversas complicações aos cães.

As abelhas podem ser tão perigosas para os animais quanto são para os humanos, e a substância liberada – melitina, que ativa os receptores de dor – pode intoxicar o pet. O ferrão deixado pelo inseto dói e a ação do veneno da abelha no local da picada pode gerar bastante incômodo ao seu amigo peludo. 

cachorro picado por abelha

Dependendo de onde foi a picada de abelha em cachorro, a reação inflamatória pode causar obstrução das vias respiratórias e provocar asfixia. Se o seu cachorro tiver um alto nível de sensibilidade às toxinas liberadas pelo ferrão, as complicações podem ser mais graves, causando desde quadros de choque anafilático até a óbito.

Quais os sintomas de picada de abelha em cachorro? 

Abelha picou meu cachorro, se você acredita que o seu bichinho pode ter sido picado por um inseto, mas não tem certeza, fique atento aos sintomas mais comuns. É importante lembrar que, mesmo em casa, seu animal pode ser picado, embora os ataques mais comuns ainda sejam em locais abertos, como jardins.

Os sintomas mais comuns de cachorro mordido por abelha são:

Em casos mais graves, os sintomas de picada de abelha em cachorro são:

  • extremidades frias;
  • dificuldade para respirar;
  • convulsão;
  • óbito por conta da cardiotoxicidade do veneno.

Detalhando mais sobre, se o seu cachorro comeu abelha ou foi mordido, ele pode apresentar três tipos de reações: local, tóxica sistê­mica e anafilática.

Reação local

Quando o pet sofre com ataque de uma ou mais abelhas, os seus efeitos  podem aparecer por algu­mas horas ou, eventualmente, dias. Os principais sinais são inchaço na região da face.

Reação tóxica sis­têmica

Acontece quando o cão foi sofreu diversas ferroadas. Como a ação da substância se potencializa, o animal pode sofrer diversas resposta adversas, como: apatia, falta de apetite, vô­mitos, diarreia, alteração respiratória, convulsões, febre, depressão do sistema nervoso central, entre outros. 

Reação anafilática

Trata-se de uma condição alérgica, um agravante age no sistema imunológico do pet, pois possivelmente ele é mais sensível à melitina. Essa é a reação mais perigosa, mesmo com uma única ferroada, podendo levar o animal a óbito.

O que fazer quando o seu cachorro é picado por uma abelha?

No subtítulo anterior apresentamos os sintomas e quais reações podem acontecer um cachorro picado por abelha. Essas são informações importantes e fundamentais para realizar os primeiros cuidados, deixe-me explicar.

O primeiro tipo de picada de abelha é quando o seu pet apresenta uma reação só no local em que foi atingido. O segundo tipo é quando o animal já tem alguma predisposição ou sensibilidade à toxina liberada pelas abelhas e pode ter uma reação um pouco mais aguda.

cachorro com picada de abelha

O terceiro caso, o mais grave deles, é quando o animal é atingido por muitas abelhas ou é picado muitas vezes. Nestes casos, o animal pode desenvolver sintomas como convulsões ou muita dificuldade de respirar.

Independente do caso em que o seu cão se enquadra, assim que identificar que ele foi picado por uma abelha, é essencial procurar o atendimento de um veterinário. Apenas o profissional pode realizar procedimentos como a retirada do ferrão da abelha e administração de anti-inflamatório. 

Vale ressaltar que não deve-se realizar procedimentos caseiros para tentar remover o ferrão e a substância. Feito da forma errada, isso pode espalhar ainda mais toxinas pelo organismo do seu bichinho e gerar agravantes à condição do animal.

Para ajudar no diagnóstico do profissional, recolha o máximo de informação possível para compartilhar. Por exemplo, tente descobrir se foi picada de marimbondo em cachorro, abelha ou outro inseto, relate as reações que o seu pet já apresentou até a chegada ao veterinário e tudo que for pertinente a saúde do animal, como possíveis alergias. Esse tipo de informação vai facilitar na análise e cuidado com o animal.

Quanto tempo demora para passar o veneno da abelha?

Em relação a quanto tempo demora para desinchar a picada de abelha em cachorro, a dor e inchaço desaparecem em poucos dias. Claro, se o tutor seguir todas as indicações do médico-veterinário e o tratamento for realizado adequadamente no seu cachorro.

Você acha que o seu animal foi picado por algum inseto? Não hesite em procurar um médico-veterinário. Agora você já sabe como agir caso seu cachorro seja picado por abelhas. Se você já passou por essa situação ou tem alguma dúvida deixe nos comentários, para ajudar outros tutores. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário