Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Picada de vespa em cachorro: quais são os riscos?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
picada de vespa em cachorro

A picada de vespa em cachorro pode ser mais comum do que você pensa. Isso porque os cães são animais bem agitados e costumam querer “cutucar” os insetos quando os avistam voando por aí. Esses insetos, por sua vez, acabam usando o ferrão para tentar se defender. E quando esse tipo de coisa acontece, é normal você ficar se perguntando o que fazer. Mas calma! Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre as picadas de insetos em cachorros. 

A picada de vespa é bastante dolorosa, é verdade, mas tirando esse desconforto, pode ser que não surjam mais riscos para o pet. Ainda assim, é de suma importância ficar atento aos sintomas do seu cão assim que você perceber que ele foi picado. Infelizmente, muitos cachorros são alérgicos à toxina liberada pelo ferrão da vespa, e esse quadro pode muito rapidamente se agravar para um choque anafilático. 

Quais são os sintomas de picada de vespa em cachorro?

Quando acontece a ferroada de uma vespa, é injetado na pele um veneno irritante que provoca dor intensa no local. Sendo assim, os primeiros sinais aparentes são o inchaço e a vermelhidão onde o cachorro foi picado. Normalmente, as regiões mais afetadas são o focinho e a boca, que são, justamente, as partes que os cães usam para “explorar”.  É possível até o cachorro ser picado dentro da boca, na língua ou na garganta, se eles tentarem pegar ou morder a vespa. 

Agora, é preciso ficar extremamente atento! Caso o seu pet passe a apresentar sinais de reação alérgica, um veterinário precisará ser consultado o mais rápido possível. Entre os sintomas, estão: vômitos, cansaço, letargia, diarreia, pressão baixa, tremores e dificuldade para respirar. Caso esses indícios se agravem, o seu pet irá sofrer de um choque anafilático, podendo ser letal. Então, contate imediatamente um profissional.

Como posso tratar a picada de vespa no cachorro?

picada de vespa em cachorro

Primeiramente, verifique se o ferrão ainda está preso na pele do seu pet. Caso esteja, o ideal é pedir para um veterinário retirar. Isso porque se a remoção for feita da forma errada, mais veneno será liberado no seu cachorro e mais dor ele irá sentir. Além disso, caso o ferrão seja retirado pela metade, a inflamação vai se agravar.

Outro ponto é: mantenha a higiene do local ferroado. Para isso, você vai precisar apenas de água e sabão neutro. Isso vai evitar que microrganismos entrem pela picada. E caso o seu cãozinho esteja muito agitado por conta do susto e da dor e não esteja deixando você colocar as mãos nele, não o force a nada! É importante que você o acalme aos poucos.

Para ajudar a aliviar a dor e o inchaço do seu pet,  você pode aplicar uma compressa gelada no local picado. Coloque um cubo de gelo em uma toalha limpa, e, aos poucos, pressione no seu cãozinho. Isso pode ser feito várias vezes ao dia e irá aliviar bastante os sintomas externos.

Quais medicamentos posso dar para o cachorro?

Antes de mais nada, não é recomendado, de forma alguma, medicar o seu cão com remédios ou pomadas para humanos ou receitas caseiras encontradas na internet. Utilize apenas medicamentos prescritos pelo veterinário do seu pet.

Lembre-se que pode ser que o seu pet não seja alérgico a picada de vespa, e nada de grave venha a ocorrer. Mas é sempre bom não arriscar, não é? Então, caso você tenha identificado a picada, leve o seu pet para o veterinário antes mesmo da manifestação de qualquer sintoma. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário