Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tosa Poodle: conheça os tipos cortes para a raça

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tosa poodle

Sabe porque a tosa poodle é tão conhecida no mundo inteiro? Por conta da versatilidade de cortes que a pelagem encaracolada característica, cacheada ou encordoada da espécie possibilita. Mas, é sempre bom reforçar: cortar o pelo dos cães não é apenas uma questão estética. Pelo contrário, envolve higiene e conforto dos pets.

Então, quando o assunto é cuidados com a pelagem dos cães, cada raça tem características específicas que, consequentemente, demandam necessidades diferentes. Para ajudar os tutores de cães da raça poodle, que tal conhecer os principais tipos de tosa e a importância dos cuidados com a pelagem do seu cãozinho. Confira!

Tipos de tosa poodle

O poodle pode ter diferentes tamanhos (toy, anão, médio ou standard), mas isso não é uma questão, pois todos eles têm uma característica em comum: pelos ideais para fazer vários penteados com a sua pelagem.

Como a tosa para poodle pode variar bastante, inclusive existindo competições para avaliar os melhores cortes, o que não faltam são opções, como o corte Kennel, a tosa bebê e a tosa leão, tosa “pompom”, entre outras.

Pelo nome você não sabe qual é qual? Conheça os 7 principais tipos de tosa de poodle, separamos fotos e informações especiais para te contar tudo que você precisa saber para deixar seu cãozinho bem bonito e pomposo. 

1. Tosa Kennel Poodle

Provavelmente o corte mais tradicional para os poodles, com certeza você já viu um peludinho com esse tipo. Essa é uma tosa poodle na tesoura, isso para a pelagem ficar mais curta nas patas, rosto e na região do rabo do cão. Já para fazer um topete, orelhas e ponta do rabo o objetivo é deixar mais compridos, para parecerem pompons.

2. Tosa Holandesa Poodle

tosa de poodle
A tosa de poodles chama tanta atenção no mundo que existem campeonato para avaliar a pelagem dos cães.

Normalmente, esse tipo de tosa em poodle é feita em cachorros que costumam participar de competições e exposições. Isso porque esse corte favorece um estilo mais uniforme, sem nenhuma diferença na pelagem, mantendo seu tamanho em todas as partes do corpo do pet. O charme fica por conta da cauda pompom.

3. Tosa Verão Poodle

Sabemos bem que o Brasil é um país tropical e que, em nossas terras, o calor faz parte da rotina. Para que seu pet não sofra com o clima brasileiro, é essencial que sua pelagem esteja bem cortada. Parece uma missão quase impossível, não é? Esse tipo de tosa é feita praticamente toda com máquina e é super prático. Aliás, esse corte é recomendado para os períodos de sol intenso. O básico nunca sai de moda!

4. Tosa Poodle Ursinho

Muito semelhante ao corte indicado para filhotes, a Tosa Poodle Ursinho só tem uma diferença: deixa mais pelos na região do rosto, deixando mais recheada, como se realmente fosse um ursinho de pelúcia. A aparência fica muito fofa fazendo qualquer um se derreter e ficar encantado pelo poodle.

5. Tosa Bebê Poodle

Esse tipo de corte é o favorito para os cãezinhos de pequeno porte. Isso porque a tosa faz com que o pet tenha uma aparência de um filhote, afinal não tem um acabamento muito definido e deixa o bichinho com um aspecto mais natural, como um eterno belo filhote. Uma ótima ideia de tosa para poodle toy.

6. Tosa tipo Leão ou Pompom

Talvez você já tenha visto esse tipo de corte em filmes com cachorrinhos bem tosados. Isso porque o corte “leão” é muito utilizado em competições. Apesar disso, ele surgiu em cães que possuíam maior desempenho na água e na caça de aves aquáticas. Nessa tosa em poodle, as partes mais sensíveis a baixas temperaturas (como tórax, principalmente) têm maior quantidade de pelos.

7. Tosa Poodle Carneirinho

tosa carneirinho poodle
A tosa poodle só realça a beleza dos cães da raça.

O corte tipo carneirinho é muito popular e o motivo é bem simples: fácil de fazer, deixa o cachorro com uma pelagem lanosa em todo o corpo, como se realmente fosse um carneirinho. Essa tosa é perfeita e ideal para quem quer o poodle tosado de forma sofisticada e elegante.

Essas são apenas algumas das opções de cortes na pelagem dos poodles. Inclusive, essas tosas fazem tanto sucesso que são utilizadas em outras raças. Por exemplo, o corte chamado de pata de poodle em shih tzu. Interessante, não é mesmo?

Agora que você conhece algumas tosas de poodle, vamos falar um pouco sobre os cuidados com a pelagem do cão. Afinal, além de deixar os animais mais bonitos, aparar os pelos é fundamental para ajudá-los a ficar mais confortáveis no dia a dia, principalmente,  durante o verão quando as temperaturas são mais altas e podem incomodar cães com a pelagem longa. 

Tosa poodle: cuidados e dicas

Confira algumas dicas e informações importante sobre a tosa poodle:

Poodle precisa tosar periodicamente

tosa em poodles
A tosa em poodle viabiliza o crescimento saudável dos pelos e é ação preventiva para combater fungos e sujeiras.

Como são animais de pelos longos, é recomendado que a tosa higiênica em poodle seja realizada de forma periódica, normalmente a cada 45 dias. Mas atenção, para realizar qualquer tipo de corte precisa ser feito por um profissional especializado. 

Tosa demanda experiência de um especialista

São muitos pontos que reforçam a necessidade de precisar de um profissional para fazer tosa em cães. Esse tipo de procedimento realizado de forma caseira pode machucar o pet e oferecer muitos outros riscos. Então, para tosar em casa requer experiência. 

Por exemplo, você sabia que tosar completamente o cachorro favorece o aparecimento de câncer de pele? Sim, essa é uma das causas de carcinoma (câncer de pele canina), formada por uma lesão actínica, que acontece quando a uma alta e constante incidência solar na pele dos cães, que agride e inflama a pele. 

Tosar o seu cachorro poodle é fundamental

Se deixar o poodle com uma pelagem muito longa, ele estará suscetível a diversas condições incômodas. Que vão desde coceira até inflamações graves. Além de ser uma ação preventiva para combater a aglomeração de fungos e sujeiras, a tosa em poodle também viabiliza o crescimento saudável dos pelos, para que não gere qualquer tipo de desconforto ao pet.

Na Cobasi pensamos em tudo, inclusive na tosa do seu animal de estimação. A Pet Anjo, empresa parceira, conta com serviços completos e um time de profissionais especializados em manter a saúde e bem-estar do seu pet em dia. Se estiver procurando os melhores serviços de banho e tosa, já achou.

tipos de tosa em poodle

Agende agora mesmo com os especialistas no assunto, nas clínicas de estética da Pet Anjo. Tudo para deixar o seu cachorro saudável, limpinho e longe de doenças. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário