Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com calor: dicas para garantir o bem-estar do pet

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com calor ao lado de um ventilador
Um cachorro com calor é comum, porém se for em excesso, pode causar sérios problemas ao pet

Um cachorro com calor é comum, porém se não houver os cuidados necessários, pode desencadear a hipertermia canina, que é uma doença grave. 

Por isso, nós preparamos um guia que vai te ajudar a identificar um cachorro com calor e o que fazer para garantir o bem-estar do pet. 

Para isso, contamos com a colaboração de Lysandra Barbieri, veterinária especialista da Cobasi. Confira!

O que é hipertermia canina?

A hipertermia canina é uma condição em que o cachorro sente calor em excesso. Entre os principais sinais desse quadro clínico estão: falta de ar, dificuldade em respirar e letargia.

De acordo com Lysandra, um cachorro com calor é normal, porém hipertermia é um caso sério, que pode levar o animal a óbito.

“Naturalmente, os animais possuem a temperatura corporal maior do que a dos seres humanos, e por isso, no calor, precisam de cuidados maiores. Percebemos que nosso pet está com calor quando, em repouso, ele está ofegante, com a língua para fora, salivando em excesso, coração acelerado, e até mesmo podendo piorar os sintomas com vômitos e cambalear, por exemplo”, explicou.

Se você é tutor de cães braquicefálicos, atenção! Essas raças têm maior predisposição a sofrer com o excesso de calor, pois o focinho curto dificulta a respiração e o resfriamento do corpo.

Cachorros mais sensíveis ao calor

Um dia de calor excessivo pode causar mal-estar em cães de todas as idades, raças e portes. Porém, há algumas condições que tornam os pets mais sensíveis às altas temperaturas. São elas:

  • cachorros braquicefálicos;
  • animais com pelagem muito grossa;
  • cães obesos;
  • animais seniores.

Como saber que o cachorro está com calor?

Os cachorros não possuem as glândulas sudoríparas, por isso eles têm mais dificuldade de regular a sua temperatura corporal, o que pode causar sérios problemas de saúde.

Em virtude disso, é muito importante saber quando o seu cachorro está com calor. Os principais sintomas são:

  • respiração ofegante;
  • falta de apetite;
  • salivação em excesso;
  • apatia;
  • cansaço;
  • confusão mental;
  • vômitos e diarreias;
  • taquicardia.

Cachorro com calor: o que fazer?

cachorro com calor bebendo água
Oferecer bastante água é essencial para ajudar um cachorro com calor

Nos dias mais quentes do ano, é comum verificar um cachorro com calor. Entretanto, com alguns cuidados, é possível evitar maiores problemas de saúde.

Para Lysandra, as boas práticas para evitar um cachorro com calor: “é necessário manter a hidratação intensa, evitar passeios em horários mais quentes do dia, mantê-lo na sombra e tomar muito cuidado com as patas ao passear”, disse. 

Confira algumas dicas simples e essenciais para ajudar o seu animal de estimação a enfrentar os dias de calor intenso.  

Mude o horário do passeio

No verão e em dias de calor extremo, opte sempre por passear com o cão em horários em que a temperatura é mais amena. O recomendado é sair com o pet nas primeiras horas da manhã e no comecinho. Assim você evita que ele queime as patinhas.

Ofereça água em abundância

Um cachorro com calor necessita de hidratação constante. Por causa disso, nada melhor do que oferecer água em abundância para ele.

Uma boa dica é: espalhar mais de um bebedouro para cães pela casa, assim ele terá acesso à água no ambiente em que estiver. Além disso, é possível enriquecer a dieta com frutas que ajudam na hidratação.

Garanta um ambiente fresco e ventilado

Em casa, além da hidratação, um jeito simples de refrescar um cachorro com calor é garantir um ambiente arejado. Se possível, deixe portas e janelas abertas para que o ar possa circular. Investir em ventiladores e umidificador de ar também é uma boa dica.

Tosa higiênica

A realização da tosa higiênica é uma alternativa para ajudar um cachorro que sente calor. Porém, é preciso cuidado, como explica a veterinária.

“Nem sempre a tosa ajuda a prevenir o calor. Algumas raças possuem pelagem dupla, o que ajuda a manter a temperatura da pele agradável e, por isso, procure um profissional para esclarecer suas dúvidas antes de tosar seu animal inteiro”, disse.

Invista em tapetinhos gelados

Em dias de altas temperaturas, é comum um cachorro com calor procurar superfícies mais frescas para se deitar.

É normal que ele vá se abrigar do calor no chão da cozinha, banheiro ou da sala de estar. Para ajudá-lo nesses momentos, nada melhor do que um tapetinho gelado. Pois ele resfria com o peso do animal, sendo acessório prático e seguro.

Aposte no mix feeding

Um cachorro com calor excessivo tende a se alimentar menos do que o normal, deixando para fazer suas refeições apenas no final do dia.

Uma maneira simples de evitar isso é apostando no mix feeding. Misture a ração seca tradicional com alimentos úmidos e ofereça ao pet. Assim, além de se alimentar corretamente, o animal de estimação se mantém hidratado no calor.

Não se esqueça de antipulgas e carrapatos

Nas estações mais quentes do ano é comum o surgimento de parasitas. Por isso, não se esqueça de proteger o pet contra a infestação de pulgas e carrapatos.

Gostou de saber como ajudar um cachorro com calor? Então, conte para gente: o que você tem feito para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet nos dias quentes?

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário