Alimentos proibidos para cachorro

17 de dezembro de 2019

Cachorros
Cachorro tomando sorvete

Você está lá em casa, curtindo seu churrasco ou seu almoço e, claro, aquela companhia que não larga do seu pé. Estamos falando do seu cachorro, mesmo. O Totó vem com aquele olhinho de quem não recebe amor, carinho e ossinho há anos e fica difícil de resistir. Será que churrasco é um dos alimentos proibidos para cachorro?

Aí, claro que acabamos dando uma ou outra coisinha de petisco para o nosso pet. Muitos treinadores vão sugerir que você evite dar restos de comidas para seu cão, até para que ele não vire o famoso “pedinte”. Mas algumas comidas “de gente” são ótimas para serem usadas como petiscos de treino. O mais indicado, claro, é já comprar uma alimentação de cães balanceada e petiscos apropriados para o seu animal.

O grande risco de ter como hábito dar comida de gente para seu animais é que algumas das coisas que são gostosas e saudáveis para nós, podem ser até venenosas para seus animais. Então, fizemos uma lista dos alimentos proibidos para cachorro. Tome cuidado para que seu pet não tenha acesso a eles.

Lista com 10 alimentos proibidos para cachorro

  • Abacate: uma comida super comum e até considerada bem saudável para pessoas pode ser problemática para seu cão. O abacate tem uma substância chamada persina que, em excesso, pode causar vômitos e diarreia. Além disso, se seu cão comer a semente, ela pode ficar presa na garganta ou no estômago e intestinos, o que pode ser fatal. Selo de Alimentos proibido para cachorro!
  • Álcool: não é engraçado tentar dar bebida para animais. Só um pouquinho de álcool pode causar sérios problemas no seu pet, como vômitos, problemas de respiração, coma e até morte.
  • Cebola e alho: mais alimentos que são saudáveis e comuns na mesa dos brasileiros, mas podem ser perigosas para seu pet. Excesso desses alimentos pode causar anemia no seu cão.
  • Cafeína: super perigosa e pode ser encontrada não só no café, mas em alguns chás, refrigerantes, cafés, energéticos etc.
  • Uvas e passas: não se sabe bem o motivo, mas uvas e passas podem causar problemas renais fatais em cachorros. Mesmo uma quantidade pequena pode ser perigosa.
  • Laticínios: assim como acontece com gatos, cães não foram feitos para tomar leite de vaca. A bebida e derivados podem causar diarreia e outros problemas digestivos. Mais um alimento proibido para cães.
  • Chocolate: os tipos mais perigosos são os mais escuros, mas todos os tipos (até chocolates brancos) contém teobromina, que pode ser fatal para cachorros.
  • Ossos cozidos: apesar de parecer o petisco perfeito, ossos podem ser super perigosos! Seu cão pode engasgar nele, ou o osso pode se quebrar e machucar o trato digestivo do seu pet.
  • Frutas cítricas e coco: em pequenas quantidades não costumam dar problemas. Mas quantidades maiores podem causar problemas no estômago e diarréia.
  • Adoçantes: xylitol, um adoçante super comum em doces (entre outros produtos) pode causar problemas no fígado do seu cachorro.

Não arrisque!

Cão comendo abacate, um alimento proibido para cachorro

Esses são alguns dos alimentos mais comuns que podem causar problemas para seu pet. O ideal é que ele tenha uma alimentação balanceada e consuma petiscos também equilibrados, feitos especificamente para cachorros. Assim, você pode dar para seus cães com toda a tranquilidade.

Se seu cachorro consumiu (ou pode ter consumido) algum dos alimentos que citamos, entre em contato com um veterinário.

Gostou do conteúdo? Fique por dentro de mais dicas para a alimentação do seu pet: