Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode tomar café? Descubra

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro olhando para um copo de café
Café faz mal ou bem ao cachorro?

Será que cachorro pode tomar café? Essa é uma dúvida recorrente, principalmente entre os tutores que são apaixonados pela bebida. Por isso, nós preparamos um post completo para responder essa pergunta e solucionar as principais dúvidas. Confira!

Cachorro pode tomar café?

A resposta para essa pergunta é não! Nem gatos nem cachorros podem tomar café. Isso acontece em virtude da cafeína que existe na bebida. Pois ela causa alterações no organismo do pet que podem ser fatais. 

Por que café faz mal para cachorro?

O café faz mal para cachorro devido à concentração de cafeína. Servir a cafeína para cães é muito, mas muito perigoso, inclusive gerando riscos à saúde do animal. A substância age nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário do pet.

O principal efeito da cafeína é gerar uma explosão de energia, aumentando a frequência das batidas do coração do animal, assim como em nós. Porém, como os cães têm o organismo mais sensível, essa aceleração dos batimentos cardíacos pode ser fatal, especialmente em animais de pequeno porte.

E não é apenas o café que faz mal para os cachorros, qualquer bebida com cafeína não deve ser servida ao pet. Por isso, nem pense em dar energéticos e grãos torrados para o seu animal de estimação, bem como medicamentos e alimentos que contenham açúcar sem antes consultar um médico-veterinário.

Quais os sintomas da cafeína em cães?

Se você não sabia que não podia dar café para o cachorro ou o seu pet acabou ingerindo a bebida por descuido, é importante observar o comportamento dele. Alguns sintomas podem significar que ele está com problemas, sendo necessário uma visita urgente ao médico-veterinário. Conheça os principais sintomas:

  • Tremores;
  • Vômito;
  • Agitação;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Ataques epiléticos (casos mais graves).

Bebidas que fazem mal aos cães

pessoa oferecendo café para o cachorro
Café é apenas uma das bebidas que fazem mal ao cachorro

Não é apenas o café que faz mal aos cachorros, há uma série de bebidas que um tutor atencioso deve evitar de servir ao seu pet. Pois, por terem um sistema digestivo sensível, os pets podem sofrer com diarreia e até terem sérios problemas intestinais. Conheça as bebidas que não devem ser consumidas por cães:

  • Refrigerantes;
  • Leite;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Mate;
  • Sucos com açúcar ou adoçantes.

 Quais bebidas meu cachorro pode tomar?

Já que cachorro não pode tomar café, nada melhor do que servir alguma bebida que refresca, hidrata e faz bem ao organismo dele, não é mesmo? Algumas alternativas são água de coco e sucos de fruta. O único cuidado que o tutor precisa ter é não misturar açúcar ou adoçantes na bebida. Sirva sempre de forma natural em um bebedouro exclusivo para cães.

Você tem o hábito de servir bebidas para o seu cão? Então, compartilhe com a gente qual é a bebida predileta do seu pet.

Assim como o café existem alimentos que não fazem bem para os cães. Não deixe de conferir o conteúdo abaixo e tire suas dúvidas!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário