Cachorro pode comer pão? Descubra!

Por Joe Oliveira   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Em dúvida se cachorro pode comer pão? Embora um pedacinho não seja prejudicial à saúde dos cães, o alimento não tem nenhum grande benefício nutricional, muito pelo contrário. 

Não é que sejam proibidos, mas os pães oferecem uma grande quantidade de carboidratos,  são bastante calóricos e, dependendo do modo de preparo, pode contar ingredientes que são tóxicos para cães, como fermento, alho, cebola e chocolate, por exemplo.

A seguir, detalhamos por que o pão faz mal para cachorro, quais são os riscos e muito mais. Confira!

Por que cachorro não pode comer pão?

Os principais fatores que fazem com que o pão não seja um alimento recomendados para os cães:

Pães são ricos em carboidratos e possuem muitas calorias

Um dos grandes problemas em alimentar o cachorro com pão é o alto nível de carboidratos e calorias do alimento.  

Além de contribuir para obesidade canina, vale ressaltar que os pães têm carboidratos de digestão rápida – que são rapidamente absorvidos pelo organismo – e com alto índice glicêmico (resultando em muita glicose – açúcar – no sangue).

Então, cada vez que o pão é ofertado, há uma sobrecarga no pâncreas para aumentar a produção do hormônio insulina, que tem a função de facilitar a entrada do açúcar do sangue nas células do corpo. 

De forma rotineira, essa sobrecarga no pâncreas pode levar ao esgotamento do órgão, resultando em problema de saúde, como surgimento do diabetes tipo I (o que não produz insulina).

Certos tipos de pão podem ser tóxicos para os cães

cachorros podem comer pao

Existem pães que contêm ingredientes que são tóxicos para cães, como aqueles feitos com gotas de chocolate, passas, cebolas, alho e nozes, por exemplo.

Os industrializados, temperados e artificiais também fazem parte da lista de alimentos que não pode dar para cachorro. A sua fabricação pode ter em sua composição conservantes e aromatizantes. 

Há também ingredientes que, embora não sejam tóxicos , não são muito bons para cachorros, como: leite e açúcar.

Em alguns pães doces, encontrados em mercados e padarias, podem conter xilitol. Um tipo de adoçante utilizado na composição de balas, chicletes, cereais e pães.  

Alimentos com alto teor de xilitol podem desencadear problemas no fígado, como a insuficiência hepática.

Não promovem benefícios nutricionais aos cães

Quando falamos sobre uma dieta balanceada para cães, é preciso oferecer alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes essenciais, como as rações.  

Embora pequenos pedaços de pães brancos e integrais não causem algum dano ao cão, também não fornece nenhum benefício nutricional à sua rotina alimentar. 

Desse modo, não há realmente nenhuma razão nutricional para alimentar seu cão com pão.

Cães podem comer massa de pão?

A massa de pão é feita à base de fermento, então é perigosa para cães e pode causar intoxicação. 

De acordo com o Merck Veterinary Manual, a absorção do fermento no organismo canino promove a expansão da massa no estômago e a produção de etanol.

O que pode resultar em quadros de intoxicação por etanol e distensão gástrica podem ocorrer. A condição pode causar inchaço e, consequente, dilatação gástrica e volvo (GDV), uma condição com risco de vida.

pao faz mal para cachorro

Se o seu cão comer qualquer massa de pão à base de fermento, procure um veterinário. Os sintomas da toxicose do alimento incluem:

  • enjoo seco;
  • distensão abdominal (inchaço);
  • desorientação;
  • fraqueza;
  • convulsões.

O conteúdo te ajudou? Agora você sabe que dar pão não é a melhor forma de agradar seu amigo. Prefira por petiscos próprios para cães, como bifinho, biscoito, ossinho, entre. 

No pet shop da online da Cobasi você encontra essas e outras opções de petiscos para cães, assim como rações para pets de todos os portes, raças e idades. Até a próxima!

Por Joe Oliveira

Redator

Jornalista, é apaixonado por futebol, basquete e, claro, pets! Além de bater uma bolinha e escrever para o Blog da Cobasi, o Joe curte a vida ao lado dos seus melhores amigos: os cachorros vira-latas Zé e Tobby, a gata Marry e o papagaio Louro.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Adriana disse:

    Ótimas dicas, parabéns , gostaria de continuar recebendo informações de vocês.

Deixe o seu comentário