Cachorro pode comer azeitona? Descubra aqui!

Compartilhar:


Será que cachorro pode comer azeitona?

As azeitonas são alimentos muito polêmicos entre os humanos. Existem aquelas pessoas que amam e existem as pessoas que odeiam. Com um gosto e aroma muito característicos, a azeitona desperta muitas dúvidas quando o assunto está ligado à alimentação de cachorros. Então, será que cachorro pode comer azeitona? 

Apesar de ser um aperitivo super gostoso e até mesmo nutritivo para os humanos, a alimentação de cachorros com azeitonas depende muito da forma como ela é oferecida ao animal. Por isso, trouxemos aqui algumas informações importantes que você precisa saber antes de dar azeitona ao seu cão. 

Afinal, cachorro pode comer azeitona?

O cachorro até pode comer azeitonas, desde que elas não estejam em conserva ou não tenham sido previamente temperadas para consumo. Quando servidas dessa forma, elas possuem quantidades muito altas de sódio. E o sódio, quando em excesso no organismo dos cachorros, pode fazer mal, levando a uma desidratação severa.  

O cachorro precisa de cerca de 10 mg de sódio diariamente para manter a quantidade desse mineral balanceada em seu organismo. Apenas uma azeitona em conserva contém cerca de 24 mg de sódio. Por isso, o indicado é evitar que o cachorro se alimente da azeitona caso ela venha da conserva ou tenha sido temperada. 

Entretanto, se a azeitona vier direto da árvore ou estiver fora da conserva, não existem contraindicações. O cachorro pode comer azeitona desde que ela ainda esteja no seu estado natural e sem grandes quantidades de sódio. Mas cabe ressaltar que, apesar de o cachorro poder comer azeitona, essa fruta não traz muitos benefícios exclusivos. Os benefícios da azeitona podem ser encontrados em outros alimentos mais indicados aos cães, como a ração e os petiscos.

Portanto, se a sua pergunta é se a azeitona faz bem ao cachorro, a resposta é não. Ela não é um alimento que irá trazer grandes diferenças à dieta do seu cão. 

Cuidados ao dar azeitonas ao seu cachorro

Caso você decida oferecer azeitona ao seu cachorro, certifique-se de que ela estará sem o caroço. Isso porque o caroço pode quebrar o dente do pet quando ele for tentar mordê-lo. Além disso, azeitonas com caroços podem fazer com que cachorros de pequeno porte se engasguem ao tentar engolir. 

Outro cuidado importante na hora de dar azeitona ao seu cão é, no caso das azeitonas recheadas, verificar quais são os ingredientes do recheio. A ingestão de azeitonas recheadas com queijo azul, alho ou cebola é contraindicada, pois podem causar mal à saúde e acarretar em intoxicações. 

Meu cachorro comeu azeitonas em conserva ou com caroços, e agora?

Será que cachorro pode comer azeitona?

Caso isso aconteça, o recomendado é levá-lo ao veterinário para que ele possa receber o tratamento apropriado, sem que isso prejudique a sua saúde. Inclusive, para um auxílio mais assertivo, é sempre importante consultar o profissional antes de inserir novos alimentos no cardápio do cachorro.

De forma resumida, o cachorro até pode comer azeitona, mas não é o alimento mais indicado. A ração canina é sempre a melhor e mais indicada porque possui todos os tipos de nutrientes e vitaminas que o seu cachorro precisa. Além disso, ela cumpre a sensação de saciedade quando oferecida na quantidade certa e de acordo com cada porte. 

Hoje em dia, existem rações específicas para cada raça de cachorro, e ainda existem as rações úmidas que podem ser muito apreciadas pelo seu pet. Quando você quiser sair da rotina na alimentação do seu cachorro, uma boa opção é oferecer petiscos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário