
A escolha por ter um terrário fechado está se tornando uma tendência na decoração de casas e apartamentos. Como tem um tamanho compacto e é fácil de cuidar, ele é ideal para dar um toque de sofisticação ao ambiente. Descubra tudo sobre ele, inclusive como criar um jardim em casa.
Um terrário fechado, de uma maneira simples, é um pequeno jardim dentro de uma redoma transparente. Normalmente, cachepôs, potes ou garrafas são usados para criá-los de um jeito bastante intuitivo.
Você sabia que um terrário fechado é um ecossistema vivo e completo? O ecossistema de um terrário fechado é uma espécie de meio ambiente próprio composto por plantas, pedras, carvão e terra que podem durar, juntos, até 40 anos.
Investir em terrários é uma boa maneira de dar um toque diferente à decoração do ambiente. Eles são ótimas opções para levar a natureza para sala de estar, escritórios, varandas, quartos ou cozinhas. A sua imaginação é o limite para escolher onde deixá-lo.
Além de deixar qualquer lugar ainda mais bonito, a vantagem de um terrário fechado é a praticidade. Pois é muito simples trocá-lo de lugar e ele exige pouca manutenção.
O primeiro passo dar um toque diferente à decoração é escolher as plantas. A principal dica é optar por espécies que necessitem de pouco cuidados com rega e adubação e que se dão bem em temperaturas elevadas. Confira algumas sugestões.
Essa é uma pergunta recorrente entre os amantes de jardinagem e decoração. Na verdade, não existe um modelo de vidro indicado para terrários fechados. Basta escolher aquele que combine mais com a decoração da sua casa e o tamanho que deseja para o seu terrário.
Agora que você já conhece tudo sobre terrários, que tal aprender a criar um modelo exclusivo? Então, mãos à obra:
Antes de começar a montar o terrário fechado que irá decorar o ambiente, é necessário ter em mãos alguns itens. São eles: pote em vidro, brita, manta de bidim, terra rica em material orgânico, musgo e itens de jardinagem como tesoura, colher e palito de madeira.
Está com os materiais em mãos? Então, vamos montar o seu terrário. É muito simples, basta seguir o passo a passo:
1. Faça a limpeza da vasilha com álcool para eliminar qualquer resíduo de impureza;
2. Forre o fundo do pote com cascalho, brita ou argila expandida para facilitar a drenagem;
3. Cubra a matéria com a manta de bidim;
4. Por cima da manta, coloque a terra. Aproximadamente 1 colher de chá;
5. Plante a espécie escolhida na terra adubada;
6. Realize de rega da planta até que a água vaze pelo cascalho;
7. Coloque a tampa na vasilha, feche e escolha um lugar para ela.
A escolha do lugar onde a planta irá ficar varia de acordo com as suas preferências. Porém, de acordo com os especialistas, o ideal é optar por locais bem iluminados sem a incidência direta do sol. Assim você garante uma planta bonita por muito mais tempo.
Você tem um terrário ou outras plantas em casa? Conta para a gente nos comentários!