Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

20 ideias para criar canteiros de jardim

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
canteiro de jardim com flores vermelhas e um riacho

Os canteiros de jardim são áreas especialmente demarcadas em um espaço maior, como um quintal ou um gramado, para o cultivo de plantas e flores. Esses elementos de paisagismo promovem uma forma única de trazer beleza e sustentabilidade para ambientes em espaço externo.

Quer saber como montar um lindo canteiro de jardim? A seguir, confira ideias criativas e tudo o que precisa saber para transformar o seu espaço em um ambiente repleto de plantas coloridas e saudáveis. 

Saiba como fazer um canteiro de jardim

canteiros de jardim com plantas variadas verdes e roxas

Para dar um ar diferente ao seu jardim, o primeiro passo para criar canteiros de jardim, é ter um planejamento. Nesse processo, inclui-se a escolha do local, a determinação do tamanho e quais plantas irá cultivar.

Para fazer boas escolhas, considere fatores como a exposição solar, a qualidade do solo e o clima local. O planejamento deve ser cuidadoso para você economizar tempo e dinheiro a longo prazo. Detalhamos cada uma dessas etapas, com o que você vai precisar fazer para montar o seu canteiro de jardim.

Escolha as plantas do seu canteiro de jardim

Para decoração de ambientes externos, como jardins, o que não falta são diferentes espécies de plantas que se adaptam bem à ornamentação de canteiros e que florescem  em diferentes estações. Confira abaixo uma galeria com 8 plantas indicadas para canteiro de jardim que se desenvolvem muito bem nesse clima.

Candelabro
Candelabro (Euphorbia trigona)
costela-de-adao
Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)
planta jade em casa
Planta Jade (Crassula ovata)
planta de sol Pleomele
Pleomele (Dracaena reflexa)
plantas de sol trapoeraba-roxa
Trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida purpurea)
rosa do deserto
Rosa do deserto (Adenium)
Plantas de sol pleno: Murta
Murta (Myrtus)
plantas para jardim resistentes ao sol Agave Palito
Agave Palito (Agave geminiflora)

Muita atenção com a seleção das espécies, essa é uma parte crucial do processo. Opte por uma variedade de plantas que resistem melhor ao sol e ao vento, visto que elas ficarão mais expostas. Plantas de sol ou nativas, por exemplo, são ideais, porque são adequadas para o clima local em que você vive, garantindo que seu jardim seja colorido durante todo o ano.

Determine o espaço dos canteiros de jardim

canteiros de jardim em formato de coração

A demarcação dos limites dos canteiros de jardim pode ser feita tanto com algumas espécies de plantas próprias para isso quanto com o auxílio de pedras e pedriscos. Enquanto as pedras trazem uma característica mais rústica para o espaço, deixando bem marcado onde começam e onde terminam os canteiros de jardim, algumas plantas podem fazer esse mesmo papel de maneira mais orgânica.

As plantas escolhidas para delimitar o espaço dos canteiros de jardim funcionam como verdadeiras molduras. Por isso, invista em espécies que são perenes, ou seja, que se mantêm da mesma maneira ao longo de todo o ano, e cuja manutenção é mais simples. Assim, as chances de os seus canteiros de jardim se manterem bonitos de janeiro a dezembro é bem maior. 

Cuidados e manutenção dos canteiros de jardim

calçada com flores rosas e amarelas

Como qualquer estrutura que contenha plantas, os canteiros de jardim também precisam receber cuidados e passar por manutenções periódicas para crescer e se desenvolver bem, deixando sua casa mais bonita.

As regas devem ser feitas regularmente e atender às necessidades da espécie. Por isso, é fundamental conhecer a sua planta e tudo o que é essencial para que ela se desenvolva perfeitamente.

O mesmo vale para as podas, que devem respeitar as características de cada espécie e a harmonia dos canteiros de jardim como um todo. Pense no canteiro como uma pintura: cada planta e flor têm o seu papel e precisam ter o seu espaço para que o quadro, como um todo, seja bonito e agradável de ser observado.

Por isso, retire folhas secas, galhos quebrados e flores murchas sempre que as identificar. Além disso, não se esqueça de ficar de olho nas pragas para proteger seus canteiros de jardim. Se for necessário, utilize herbicidas para eliminar ervas daninhas e outros parasitas que podem se espalhar e atrapalhar o crescimento saudável das espécies.

15 ideias criativas de canteiros de jardim

Pronto, você já sabe o que é essencial para montar um canteiro de jardim. Agora é hora de se inspirar com algumas das ideias criativas que selecionamos. São 15 modelos de canteiros com plantas e flores de vários estilos. Escolha o seu favorito.

canteiros de jardim
calçada com flores rosas e amarelas
canteiros de jardim com plantas variadas verdes e roxas
canteiro de flores
flores de canteiro
jardim de canteiro
plantas para canteiro de muro
plantas para canteiro de muro externo
canteiros e jardins
fazer canteiros no jardim
canteiro de jardim para plantas grandes
canteiro para jardim
plantas para canteiro
canteiros de jardim
calçada com flores rosas e amarelas
canteiros de jardim com plantas variadas verdes e roxas
canteiro de flores
flores de canteiro
jardim de canteiro
plantas para canteiro de muro
plantas para canteiro de muro externo
canteiros e jardins
fazer canteiros no jardim
canteiro de jardim para plantas grandes
canteiro para jardim
plantas para canteiro

Quais desses modelos você mais gostou e ficaria melhor na sua casa? Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para jardinagem: plantas, equipamentos e muita informação. Ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário