Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Planta de sol: dicas e espécies para cultivar em jardim

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Mesa no jardim com plantas do sol
Conheça as espécies de plantas que gostam de sol intenso

Planta de sol, sombra ou meia sombra? É sempre muito importante sabermos quais são as necessidades e características das espécies que cultivamos. Só assim é possível garantir que ela cresça com saúde e exuberância, deixando qualquer jardim muito mais bonito e saudável.

Toda planta precisa de luminosidade para produzir a fotossíntese, a diferença é que cada espécie demanda uma quantidade de luz diferente. Para os fãs de jardinagem que estão buscando mais informações sobre plantas de sol, vamos apresentar algumas dicas de como cuidar, quais são, características e muito mais. Confira!

O que é a planta de sol?

Ter um jardim pode ser uma tarefa árdua para quem não conhece muito sobre plantas. Afinal, cada espécie necessita de cuidados específicos para que possam se desenvolver com saúde e beleza. 

A planta de sol – ou planta de sol pleno – é um exemplo disso. Embora o termo seja popularmente desconhecido, a planta de sol é o nome dado para as espécies de plantas que precisam, em média, de 7 horas diárias de luz solar para poder crescer forte. 

Ao contrário das plantas de meia sombra, as plantas de sol pleno precisam de luz solar intensa para poder desenvolver a sua fotossíntese. Por isso, são espécies indicadas para regiões quentes, onde a luminosidade é constante. 

Vale considerar que, se colocadas em ambientes sem a presença do sol, é comum que essas plantas se mostrem fracas, murchas e propensas a não sobreviverem por muito tempo. Sendo assim, o seu cultivo é mais indicado para ambientes externos, como quintais, varandas, janelas, entre outros espaços.

10 principais espécies de planta de sol 

Se você gosta de plantas, você já deve ter encontrado inúmeras espécies de plantas do sol, algumas delas são muito famosas e específicas de locais de grande calor, por exemplo, os cactos, comuns de serem encontrados em regiões quentes. Além dele, existem:

1. Trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida purpurea)

plantas de sol trapoeraba-roxa
Com uma folhagem de cor roxa extremamente decorativa, a planta Trapoeraba-roxa é uma erva que pode alcançar, em média, de 30 cm de altura.

Bastante rústica, a trapoeraba-roxa é uma planta muito procurada por fãs de jardinagem que querem colorir o seu jardim. Essa espécie deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil e úmido. A Trapoeraba-roxa exige regas regulares.

2. Pleomele (Dracaena reflexa)

planta de sol Pleomele
A Pleomele é uma planta originária das ilhas do Oceano índico, sendo uma espécie que combina com diversos ambientes e contextos decorativos.

Conhecida também como canção-da-índia, a Pleomele é uma planta de sol ornamental  cultivada em diversos locais do mundo, incluindo o Brasil. A espécie é habituada e se dá bem com a luz solar direta. Em contrapartida, não gosta de ambiente ventilado apenas por ar-condicionado.  

3. Planta Jade (Crassula ovata)

planta jade
A planta jade é muito versátil e pode ser usada como decoração em vários espaços.

A planta Jade, conhecida como a planta da amizade, é uma suculenta que gosta de sol durante algumas horas do dia (pelo menos três horas). Encantadora, essa é uma espécie que fica linda na decoração de ambientes.

4. Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)

costela-de-adao
Plantas de sol: Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)

A Costela-de-Adão é bastante resistente e pode ser cultivada em sol pleno ou na sombra. Para que tenha um bom desenvolvimento, a planta precisa ser cultivada em um local com claridade, mas cuidado para que não tome sol forte por muitas horas, pois deixam as folhas amareladas. As regas devem ser feitas duas vezes por semana.

5. Candelabro (Euphorbia trigona)

Candelabro
Plantas de sol: Candelabro (Euphorbia trigona)

O Candelabro parece um cacto: tem caule suculento, espinhos e folhas pequenas. O ambiente escolhido para o seu cultivo deve ter claridade, pois ele gosta de luz, embora espaços com meia sombra e iluminação indireta também são boas opções. 

6. Rosa-do-deserto (Adenium obesum.)

flor da rosa do deserto
A Rosa do deserto é planta ideal para quem mora em regiões quentes.

Originária da África, as rosas-do-deserto são plantas belíssimas, que parecem uma árvore em miniatura. Muito procurada para decoração de jardins, ela precisa de muita luz para se desenvolver plenamente, com pelo menos 6 horas de sol por dia.

7. Murta (Myrtus)

Plantas de sol pleno: Murta
Plantas de sol pleno: Murta (Myrtus)

Popularmente conhecida como murta-de-cheiro ou apenas murta, essa é uma planta clássica nos projetos paisagísticos, que deve ser cultivada a sol pleno, com solo fértil e bem drenado. A irrigação deve ser feita pelo menos três vezes na semana. 

8. Lavanda (Lavandula)

Lavanda plantas que gostam de sol
As lavandas são plantas que gostam de sol e não tolera solo encharcado

A lavanda é uma flor que se destaca pelo seu aroma único e por suas propriedades relaxantes. Sobre a luminosidade ideal para a planta, quanto mais luz, calor e sol, melhor. 

9. Babosa (Aloe vera)

Aloe Vera planta que gosta de sol
A planta Aloe vera é um planta medicinal que apresenta diversos benefícios para a saúde, como efeito cicatrizante e anti-inflamatório.

Bastante utilizada para o tratamento estético e medicinal, a babosa é uma suculenta muito popular que deve ser plantada em sol pleno ou meia-sombra. Dentro de casa, o mais indicado é colocar em um espaço que receba, ao menos, 8 horas de luz natural por dia.

10. Agave Palito (Agave geminiflora) 

plantas para jardim resistentes ao sol Agave Palito
Agave Palito (Agave geminiflora)

De origem mexicana, a planta Agave Palito é uma suculenta exótica ornamental que deve ser cultivada a sol pleno. A importância de deixar, em média, pelo menos 4 diárias de sol é tão grande, que caso seja submetida a meia-sombra, é possível que as folhas murchem, perdendo o seu aspecto natural.

Como cuidar de uma planta do sol?

Mesmo sendo resistentes, essas plantas também precisam de cuidados especiais. O primeiro ponto é, deixe-as nos locais mais ensolarados possíveis. Elas precisam desse calor para se desenvolver, a falta dele pode causar um enorme problema no cultivo das suas plantas. 

Na hora de regar, em  sua maioria, elas não gostam de terra encharcada, por isso, sempre confira se a terra está realmente seca para regar novamente. Caso esteja úmida, deixe para depois. 

Por fim, veja três sinais que suas plantas precisam de cuidados especiais:

Planta de sol: folhas frágeis

Verifique através do toque se a folhagem da sua planta está fina ou frágil demais, tente também analisá-las contraluz, caso estejam transparentes, é hora de dobrar o cuidado.

Planta de sol: Ramos

É comum que, ao precisar de mais cuidados, as plantas de sol apresentem menor quantidade de folhas nos ramos. 

Planta de sol: Aroma

Se sua plantação se tratar de ervas aromáticas, é possível que elas percam parte do seu cheiro quando precisam de mais cuidado. 

Agora você sabe mais quais são as plantas que gostam de sol. Selecionamos apenas dez opções, mas existe uma ampla variedade de espécies indicadas para montar um belo jardim. Se tiver dúvidas sobre os cuidados, confira os conteúdos exclusivos no Blog e visite o setor de jardinagem da Cobasi. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário