Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato no outono: cuidados necessários com a saúde do animal

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato no outono

O gato no outono precisa de alguns cuidados especiais por parte do tutor. Essa época do ano é marcada por baixas temperaturas e o ar mais seco, que podem provocar diversas situações desagradáveis para o pet. Confira algumas dicas para manter a saúde do animal em dia!

Cuidados com o gato no outono: frio e umidade, nem pensar

Gatos podem se resfriar tanto quanto qualquer outro animal, então é preciso redobrar a atenção no período do outono. Pode reparar, o dia vai está bonito e ensolarado e de repente a temperatura despenca! Como resultado, pode causar uma gripe ou até bronquite no seu felino.

Para evitar essa condição, um dos principais cuidados com o gato no outono é manter os lugares onde ele se deita, dorme, come e brinca completamente secos, além de bem limpinhos. 

Capriche nos cuidados com os locais onde o gato costuma dormir,  tanto na higienização, como também para mantê-los bem quentinhos, colocando cobertores de materiais naturais. Uma boa dica também é garantir que um arranhador esteja sempre à disposição, para entreter o gato e proteger os móveis da casa.

Falando sobre doenças respiratórias, comum nessa época do ano, é importante ligar o sinal de alerta ao comportamentos dos animais, em virtude do frio e da chuva. Nesse período, fique de olho se o seu pet não está apresentando sintomas de gripe felina, pneumonia em gatos ou outras doenças de outono.

Caso avalie alguma alteração no comportamento do seu amigo, procure imediatamente um médico-veterinário para que ele possa indicar o medicamento ideal para proteger a sua saúde.

Cuidados com o gato no outono: parasitas, uma ameaça constante

Faça chuva ou faça sol, os parasitas não descansam. Estão sempre à espreita, aguardando um momento de descuido para se instalar no gato e causar um monte de problemas. Por isso, mantenha os antiparasitários em dia, evitando intervalos inadequados entre uma dose e outra.

Se você utiliza medicamentos que devem ser administrados a cada 30 dias, por exemplo, siga o calendário à risca. Às vezes o atraso de uma semana já é o bastante para essas pragas se instalarem e fazerem um grande estrago na saúde do seu bichano.

Cuidados com o gato no outono para pelos bonitos e saudáveis

cuidados com gato no outono
O outono por ser uma estação com temperaturas mais frias, pode apresentar uma série de desafios para os gatos.

A escovação dos pelos de um gato já faz parte da rotina de cuidados com o animal em qualquer época do ano. No outono esse cuidado precisa ser redobrado, pois é uma ação que contribui com o crescimento dos pelos grossos que vão proteger seu peludo nos dias mais frios.

Se o gato tiver pelo curto, uma vez por dia já é o bastante. Se for do tipo que tem pelos longos, é preciso escovar duas vezes por dia, todos os dias, para prevenir a formação de nós, que além de incômodos podem ser muito dolorosos.

Os perigos do sobrepeso em gatos no outono

Friozinho, cama aconchegante, sensação de preguiça não normais no outono, tanto para os animais quanto para os seus tutores, não é mesmo? Os gatos, por exemplo, além da vontade de comer, eles realmente precisam ingerir mais rações durante o período do outono.

O segredo aqui é buscar o equilíbrio para evitar a obesidade em gato, então a dica é oferecer proteínas, vitaminas, minerais e até gordura extra durante esse período. 

Isso é importante para atender às necessidades do organismo do felino, mas tome cuidado para não exagerar e acabar com um gatinho obeso, se não você vai ter que precisar de outros cuidados no futuro.

gato no outono cuidados

Consulte o médico veterinário e verifique a melhor dieta para gatos durante o outono. O profissional é o mais indicado para orientar sobre quantidade, frequência e tipo de alimento, de acordo com a idade, o porte e a fase da vida do seu felino.

Gostou de saber quais são os cuidados necessários com o gato no outono? Então, compartilhe com a gente o que você faz para manter o pet saudável e confortável nessa época do ano. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário