Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dia Internacional do Voluntariado: saiba tudo sobre essa importante data

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dia internacional do voluntariado

O Dia Internacional do Voluntariado é uma data muito significativa para a sociedade, pois ressalta a importância do trabalho voluntário. Uma ação que faz toda a diferença, seja para as pessoas que estão diretamente envolvidas com a prática – ajudando ONGs ou um projeto específico – como também, quem está sendo impactado pelo ato.

Entenda mais sobre o voluntariado no mundo e o efeito que esse tipo de ação pode causar na vida das pessoas. Confira!

O que é o Dia Internacional do Voluntariado?

Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional do Voluntariado, que é anualmente celebrado em 5 de dezembro.

A data foi criada com o propósito de celebrar e reconhecer o poder do voluntariado, valorizando as ações que esse trabalho proporciona para o mundo, como por exemplo, espalhar o espírito de solidariedade entre as pessoas.

Mas, o que realmente significa ser um voluntário?

Explicando brevemente, o voluntário, do latim “voluntariu”, significa fazer algo por livre e espontânea vontade, ou seja, realizar ações sem interesse envolvido.

crianças voluntárias
O voluntariado não requer qualquer tipo de especialidade para ser realizado, basta querer e muita dedicação.

Porém, para definir melhor essa atividade podemos dizer que é uma questão de trabalhar a motivação por uma cidadania ativa, que valida a participação das pessoas, seja em doação de tempo, trabalho e talento. Tudo isso de forma espontânea, sem remuneração e apenas com uma visão social e comunitária.

Nesse contexto, o trabalho voluntário é uma forma de agregar novas experiências, vivências, conhecimentos, além da oportunidade de investir seus esforços em causas nas quais você acredita.

Qual é a importância do voluntariado para a sociedade?

Antes de mais nada, qualquer pessoa pode ser voluntária. Em outras palavras, podem participar e contribuir beneficamente para o bem da sociedade. Estamos falando de uma atividade que promove uma reação humana rica em solidariedade, então isso por si próprio já carrega uma atmosfera de valores pessoais, como também coletivos. 

Segundo a ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos.” 

Inclusive, após uma análise sobre os maiores problemas no mundo, foi estabelecido em 2000, o “Objetivos do Milênio”. Assim, a Organização definiu 8 etapas fundamentais para o serviço voluntário, que consequentemente são bons para a sociedade, são eles:

  • erradicar a pobreza e a fome;
  • promover o ensino básico universal;
  • acelerar o processo de igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
  • combater a mortalidade infantil;
  • estimular ações de cuidados com a saúde materna;
  • investir na prevenção e combate a HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
  • incentivar a sustentabilidade ambiental;
  • estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Essas são algumas das áreas que o voluntariado pode contribuir para a transformação da sociedade, ou da organização na qual participa. Porém, voluntariado é reinvenção. Existem diversas outras atividades que também precisam de pessoas para inovar, ajudar e se dedicar na construção de um mundo melhor.

Principais ganhos em ser voluntária ou voluntário

Ongs - Dia Internacional do Voluntariado
Ajudar ao próximo é uma das bases do voluntariado.

O voluntariado é sinônimo de cidadania responsável. Pois, é um trabalho que promove diversos benefícios – para os voluntários ou os beneficiados pela ação. Cada pessoa contribui com as atividades voluntárias de acordo com as suas possibilidades e disponibilidades. Entre os principais motivos e benefícios, estão:

  • ter maior entendimento sobre as desigualdades existentes na sociedade;
  • promover oportunidades de conhecer novas pessoas, animais e outras realidades.
  • adquirir novas experiências;
  • desenvolver a capacidade de realizar trabalhos multidisciplinares;
  • estimular o autoconhecimento e novas habilidades;
  • impactar positivamente na sociedade como um todo pelo trabalho realizado;
  • potencializar mudanças significativas para a construção de um país mais acolhedor e inclusivo.

Como ser um voluntário?

Para dar esse passo importante no mundo do voluntariado, independente do modelo escolhido, é preciso ter comprometimento e dedicação à atividade. Até porque para ser voluntário não precisa, obrigatoriamente, ser especialista  em alguma área, basta querer!

Então, procure por ONGs ou projetos próximos a você que estejam recrutando voluntárias ou voluntários. Antes de iniciar as atividades, assimile o máximo de informação, como: cultura organizacional, atuação, entre outros pontos da ação, isso vai ser fundamental para você entender qual o seu papel no projeto e qual é a missão.

Conheça a Cobasi Cuida

Todos os anos, a Cobasi Cuida promove ações sociais que, de forma efetiva, atuam na proteção animal e no controle populacional à adoção. São cerca de 72 ONGs que conectam pessoas a pets em todo o país.

Conheça as ações sociais da Cobasi, assista o vídeo a seguir e saiba mais sobre:

Gostou de saber mais sobre a importância do Dia Internacional do Voluntariado? Se você é um voluntário, fale nos comentários a sua experiência sobre essa ação tão especial para o mundo.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário