Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Porco doméstico: saiba tudo sobre esse pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Porco doméstico: saiba tudo sobre esse pet

Os animais de estimação são capazes de deixar qualquer família muito mais feliz, e não estamos falando somente de cachorros e gatos! Alguns pets, não tão convencionais, também podem ser ótimas companhias, e um bom exemplo disso é o porco doméstico!

Os porquinhos são extremamente simpáticos e alegres, e, vamos combinar, também são bem fofinhos, não é? Entretanto, para serem criados como animais de estimação, eles precisam de alguns cuidados específicos relacionados à alimentação, ao espaço em que se encontram, higiene, entre outras coisas. Mas para quem é capaz de oferecer todas as condições que o porquinho precisa, ele será um excelente pet!

Quais são as características do porco doméstico?

O comportamento desse pet é um ponto extremamente positivo, visto que são animais sociáveis, amigáveis e curiosos. No geral, eles gostam bastante de correr, brincar e interagir com pessoas. Além disso, se dão super bem com crianças e outros animais (desde que igualmente dóceis).

Os porquinhos são muito inteligentes, sendo capazes de memorizar e de se lembrar de alguns comandos e ordens com muita facilidade, além de se adaptarem ao adestramento positivo, assim como os cachorros. Então, sim, é possível treinar um porco doméstico! Eles, inclusive, podem aprender a passear (de coleira e tudo!), e adoram atividades externas.

Esses animaizinhos também gostam muito de interagir com os seus donos. Os porcos domésticos podem pedir carinho, além de identificarem os seus tutores, estabelecendo uma relação de muito amor e companheirismo.

E um detalhe que vale a pena ser mencionado é que, diferentemente da imagem que conhecemos, os porcos domésticos não são sujos nem cheiram mal. Eles, na verdade, são naturalmente limpos e evitam ambientes de higiene precária.

O que um porco deve comer?

Os porcos se tratam de animais onívoros, sendo assim, sua alimentação pode ser mais diversificada, contando com uma variedade de alimentos. A dieta mais adequada para o porco doméstico deve se basear em vegetais de todos os tipos, tais como frutas, verduras e legumes, além de grãos e cereais. É importante que os alimentos estejam frescos e em bom estado, sem qualquer tipo de tempero!

E atenção! Não é ideal oferecer ao pet as rações comerciais específicas para porcos de fazenda. Isso porque esses porcos são criados e alimentados, justamente, com o intuito de engordar. Sendo assim, a ingestão desse tipo de produto pode fazer com que os porcos domésticos fiquem obesos e desenvolvam doenças relacionadas ao sobrepeso.

Outro ponto importante diz respeito às quantidades dos alimentos. Os porcos são animais gulosos e que têm tendência a comer tudo o que lhes é oferecido, sendo assim, é essencial não exagerar nas porções dadas ao pet.

Quais são os cuidados corretos com o pet?

Porco doméstico: saiba tudo sobre esse pet

Antes de mais nada, é preciso de um bom espaço para o pet viver. Não é aconselhável ambientes como apartamentos ou casas pequenas. Mesmo que se trate de um mini porco, ele precisará de bastante espaço para brincar. O ideal são chácaras ou casas com quintal, onde ele tenha acesso ao ar livre e possa realizar as atividades externas que o deixam tão feliz.

Inclusive, os porcos precisam de um local com bastante terra disponível, porque amam escavar. Caso você não tenha esse espaço terroso em sua casa, levá-los para passear em campos ou jardins será uma ótima solução. 

Como já mencionamos, os porcos não cheiram mal. Mas como qualquer animal de estimação, é preciso que o tutor cuide de sua higiene. Sendo assim, um banho de dois em dois meses é o ideal para que a saúde de sua pele e pelos fique conservada.

Como cuidar da saúde do porco doméstico?

Mesmo não se tratando de um pet convencional, tal como cães e gatos, é importante levar o porco doméstico a um veterinário com certa regularidade. É fato que eles são animais bem resistentes e dificilmente ficam doentes, mas é de suma importância garantir visitas periódicas a um profissional, além de manter todas as vacinas em dia.

Como qualquer outro animal, os porcos domésticos também podem sofrer de alguns problemas, sendo os principais: vermes estomacais, sarna, salmonela, pneumonia, mastite, entre outros. Porém, com a alimentação adequada, vacinas aplicadas e cuidados corretos, o seu porquinho poderá viver por cerca de 20 anos ao seu lado!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Márcia Corrêa disse:

    Boa tarde
    , gostei mto da matéria sobre porquinhos e estou pensando seriamente em ter um, gostaria de saber, se eles se adaptam bem com cachorros, ???
    Eu sou cuidadora, e tenho um bom espaço, mais tenho só cachorros e mtos pássaros soltos…e gostaria mto de criar um porquinho com eles, me dizer por aki, que se eu fizer isso, esse porquinho vai latir…rsrsr…
    Aguardo um retorno…
    Desde já mto obrigada…👊👍🐶🐱🐾🐷🙏🏻

    • Cobasi disse:

      Oi Marcia, como vai? Além disso, se dão super bem com crianças e outros animais (desde que igualmente dóceis)!

    • Maria disse:

      Tenho um porquinho ele é muito dócil, gostaria de encontrar alguém para adotar ele pois não posso mais ficar com ele vou mudar e não tenho passado bem por causa dele, não quero doar ele para alguém que posso fazer mal a ele, caso saiba de alguém me avisa meu contato 67 991361457

Deixe o seu comentário