Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça a importância do check-up em gatos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
check-up em gatos

Você sabe a importância do check-up em gatos? Assim como os humanos, os gatos também precisam passar anualmente por um check-up para avaliar as condições de saúde e hábitos cotidianos. Exames e visitas regulares ao médico veterinário vão permitir prevenir algumas doenças, ou ainda obter um diagnóstico precoce de possíveis problemas de saúde do seu felino, aumentando também as chances de cura. 

Aqui separamos algumas informações sobre como esse check-up é realizado, quais exames costumam ser solicitados e também a importância dessa prática para manter o bem-estar do seu gatinho. Apesar de serem independentes e silenciosos em sua maioria, todos eles exigem cuidado e atenção como qualquer outro animal de estimação.

Quais exames são realizados no check-up

Na consulta, o veterinário vai examinar o seu felino e conversar com você para entender possíveis sintomas ou diferenças de comportamento que possam sugerir alguma doença. Por isso, nesta hora, é importante você dizer o que tem percebido no período e, se tiver dúvidas, não deixe de perguntar. O bem-estar do seu pet, que não sabe falar, depende de você como observador e porta-voz.

Seu animal também será pesado e apalpado para verificar se há algo de anormal em seu corpo. Fora isso, o profissional examina também a boca, para detectar tártaro ou outros problemas bucais, além dos olhos, nariz e orelhas. Além disso, é comum a aferição da temperatura e a contagem dos batimentos cardíacos do gatinho. 

A partir daí, o médico veterinário pode pedir exames específicos para fechar um diagnóstico mais preciso. Mas alguns exames são de rotina e podem ser pedidos mesmo que o gato não tenha apresentado nenhuma anormalidade no exame físico.  São comuns:

Hemograma completo – Aponta inflamações e infecções, anemias, presença de hemoparasitas.

Função Hepática e renal – Auxilia na identificação de qualquer alteração na função do fígado e dos rins

Contagem dos glóbulos vermelhos e brancos – Evidencia alterações plaquetárias e sugere problemas de medula óssea.

Outros exames complementares

gripe em gatos existe e deve ser tratada

Urina – Auxiliar no diagnóstico de diabetes e de outras doenças endócrinas, indicar a presença de doenças ou alterações no trato urinário.

Fezes – indica a presença de vermes e protozoários que causam doenças intestinais.

Ultrassonografia – ajuda na investigação de alteração dos órgãos do abdômen, como fígado, rins, bexiga e intestino.

Eletrocardiograma –  avalia as condições do coração do aninmal, apontando a possível presença de arritmias e alterações morfológicas 

Sorológico de FIV e Felv –  aponta diagnóstico de  AIDS (FIV) e a leucemia (FeLV) felinas.

Importância do check-up em gatos

Os felinos são animais que podem viver muitos anos, com saúde e bem-estar. Para isso é importante a realização de todos os exames preventivos recomendados pelo médico veterinário. Eles podem salvar a vida do seu bichinho.

Além dos exames anuais, a qualquer sinal de alteração de comportamento ou sintoma nocivo ao seu felino, procure ajuda de um profissional. Afinal, quanto mais rápido seu pet for atendido, maiores as chances de recuperação e alívio dos sintomas.

Separamos mais conteúdo sobre felinos especialmente para você: Veja só:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário