Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

15 flores comestíveis para provar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Flores comestíveis podem decorar sobremesa

Apostar em flores comestíveis é uma excelente ideia para quem quer preparar um menu especial. Afinal, não tem quem não fique encantado quando os aromas, cores e texturas das flores são combinados de maneira certa com outros alimentos.

Todas as flores são comestíveis?

Elas podem colorir saladas, decorar sobremesas, rechear massas ou, ao contrário, serem recheadas. Isso porque as flores comestíveis são muito versáteis. Na verdade, mais do que um simples toque refinado às receitas elas também oferecem novos nutrientes e experiências, é claro!

Primeiramente, existem muitas flores comestíveis na natureza. Aliás, elas são a imensa maioria: cerca de 90% das flores são seguras para o consumo. Porém isso não quer dizer que pode sair comendo qualquer flor que encontrar por aí! Principalmente porque algumas são tóxicas ou podem provocar alergias.

A culinária utiliza as flores como decoração, especiaria ou mesmo como ingrediente principal. Por isso, se você quiser enriquecer seu paladar, confira abaixo 15 exemplos de flores comestíveis que você precisa provar.

Flor de abóbora e abobrinha

Vamos começar com dois exemplos parecidos. Tanto a abóbora quanto a abobrinha têm flores comestíveis. Elas são excelentes para receber recheios. Aliás, uma forma de preparo tradicional são as flores empanadas. Já ouviu falar ou experimentou? Quando recheadas com ricota e nozes, então, ficam uma delícia!

Flores para salada

Em seguida existem as flores para saladas. Elas trazem cores e texturas diferentes, assim como sabores e aromas delicados. O dente-de-leão, por exemplo, é adocicado e lembra o mel. Por sinal, ele fica lindo quando usado na decoração da salada. Outra flor adocicada, só que mais suave, é o amor-perfeito.

Porém, se quiser um aroma ainda mais intenso de mel, você pode utilizar a flor-de-mel. Essa é uma flor comestível incrível, com o cheiro doce e o sabor apimentado. Outra flor picante é a capuchinha, que lembra o paladar do agrião. 

Flores comestíveis para salada

Flores como tempero

Talvez a mais emblemática flor comestível que entra no quesito especiaria seja o açafrão verdadeiro. Curiosamente, o açafrão que comemos não é nem a flor inteira, e sim o pistilo da planta Crocus sativus. Seu uso é ancestral. Existem registros de receitas milenares de ensopados, sobremesas e até cervejas utilizando o açafrão.

Outra flor muito famosa que os humanos utilizam há milênios como tempero é o cravo-da-índia. Natural da Indonésia, as flores são colhidas ainda antes de desabrochar e colocadas para secar. Esses pequenos botões desidratados são poderosos e extremamente aromáticos.

Flor para chá

Existem muitas flores que são ótimas para fazer chás, sendo que as mais populares são as rosas, o hibisco, a flor de laranjeira e o jasmim. Elas, inclusive, combinam muito bem na hora de decorar as refeições, desde que estejam frescas.

Cada uma tem um aroma marcante e propriedades medicinais diversas. O chá de rosas ou de flor de laranjeira, por exemplo, são delicados e aromáticos. O chá de hibisco, por sua vez, é intenso e vívido. Já o chá de jasmim é inebriante e misterioso.

Flores comestíveis para sobremesas

Na verdade, todas as flores que listamos podem ser incluídas em sobremesas como decoração ou ingrediente. Porém, para impressionar mesmo, o legal é fugir do óbvio. Para isso, coloque algumas flores aromáticas e picantes para contrastar com doces como: pudins, panna cotta e bolos. Seus convidados ficarão surpresos.

Aliás, uma ótima brincadeira é utilizar flores de ervas como manjericão, alecrim e tomilho. Afinal elas têm o sabor e aroma muito parecidos com as folhas, porém são mais delicados. Além disso, são flores lindas! Pronto, agora que já conhece 15 flores comestíveis que tal plantar algumas flores no seu jardim?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário