Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mãe de gato: dicas e cuidados para facilitar a sua rotina

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mãe de pet

Acabou de adotar um gatinho? Então, pode reparar: você irá começar tirar bastantes fotos,  ler posts sobre comportamentos, cuidados e tudo relacionado aos felinos e, quem sabe, até começar a escrever alguns. Todas essas ações de carinho e zelo refletem um pouco do que é o amor materno, o que fez com que se tornasse cada vez mais comum a expressão “mãe de gato. 

Que mãe de pet é mãe, isso não é mais novidade. E como sabemos que você faz de tudo para cuidar do seu gatinho, por isso – para tutoras de primeira viagem e as mais experientes – vamos entender melhor as atribuições e tudo o que é essencial para facilitar a vida da mãe de gatos. 

Mãe de gato também é mãe!

O que é ser mãe de pet? Bem, poderíamos resumir como uma resposta direta: ter um filho de quatro patas. Mas, sabemos que é muito mais que isso. A incrível experiência de amor que é ser mãe de pet está na troca de afeto, na vontade, na responsabilidade e dedicação para cuidar de um bichinho que trás tantas felicidades para milhares de famílias ao redor do mundo. 

Há aqueles que ainda duvidam e até acham desnecessário usar o termo mãe, quando se refere ao vínculo entre humanos-pet. Porém, você sabia que a ciência explica que a conexão que existem entre a pessoa e o seu pet são reais. 

A ocitocina, o “hormônio da paixão”, é uma substância liberada no cérebro que transmite uma sensação de paixão e carinho, em pessoas e animais, funcionando de modo semelhante ao que acontece com mães e filhos. 

mãe de pet

Ou seja, no caso das mães de pets, podemos concluir que o vínculo materno e relação mútua de amor entre humanos e animais existe. Desse modo, a mãe de pet gato faz tudo o que é necessário para cuidar e proteger seu filho, sendo uma pessoa mais amável com aquele e se comportando como uma mãe dedicada e amorosa. 

5 dicas essenciais para todas as mães de gatos

Ser mãe é um desafio e tanto, não é mesmo? É preciso cumprir um papel de dedicação incondicional, e é comum se sentirem perdidas ou em dúvida sobre por onde começar. Mas, sabia que o primeiro passo você já está dando, o de buscar aprendizado. 

A Cobasi, como expert quando o assunto é soluções essenciais para animais de estimação, separou algumas dicas e informações que certamente vão te ajudar. Confira!

  1. Consulte um médico veterinário para saber tudo sobre gato

Um dos cuidados mais importantes que você, mãe de gato, deve ter é com a saúde do seu filho. Ou seja, visitas periódicas ao veterinário e manter a carteira de vacinação SEMPRE atualizada são ações essenciais para avaliar a saúde do pet e mantê-lo longe de doenças.

Infelizmente, no dia a dia o seu pet pode acabar sendo acometido por doenças, por isso é fundamental o acompanhamento com profissionais de confiança para direcionar os melhores tratamentos. Quando for necessário, na Cobasi você encontra uma linha completa de medicamentos para gatos, que contam com: 

  • vermífugos para gatos;
  • remédio anti sarna para gatos;
  • remédio para diarreia em gatos;
  • remédio para gato com olho inflamado;
  • rações medicamentosas;
  • entre outros. 
  1.  Ofereça uma alimentação de qualidade 

Promover uma boa alimentação está diretamente ligada a boa saúde dos gatos. Rações e petiscos completos nutricionalmente e balanceados fazem toda diferença no corpo e mente do animal.

Nesse cenário, a função da mãe de gato é fazer uma escolha que seja ideal para as características, fase da vida e necessidades do pet. Após isso, junto com um médico-veterinário, validar a quantidade que ele come por dia, para evitar exageros ou deixar o bichinho sem comer o necessário. 

Outro ponto importante na rotina alimentar do animal é a ingestão de água. É comum alguns felinos não terem um ingestão hídrica frequente, porém como a água é uma substância essencial, é preciso ficar atento para o gato não sofrer com algumas enfermidades, como: desidratação, doenças renais, cistite intersticial felina e urolitíase. 

Mas, não se preocupe, aqui na Cobasi pensamos em tudo! Tudo o que é essencial para a rotina alimentar do seu pet você encontra aqui: Se estiver procurando soluções para o consumo de água por meio dos alimentos, contamos com uma linha completa de rações úmidas, como também rações secas para atender outras necessidades do seu pet. 

  1. Gatificação: cuide do bem-estar físico e mental do seu gato

Você sabia que assim como os seres humanos, os gatos também ficam sedentários? Sim, se não tiverem uma rotina adequada de exercícios, eles perdem o seu desenvolvimento muscular, o que acaba resultando na perda da capacidade de saltar e se movimentar normalmente. 

Marca exclusiva Cobasi. A linha Flicks oferece produtos para a gatificação do seu pet.

A gatificação funciona como um enriquecimento ambiental. Caso não esteja familiarizado com o termo, é uma forma de garantir que a rotina do seu pet seja mais saudável e agradável, através de um ambiente repleto de estímulos naturais para os felinos.No site, aplicativo ou nas lojas físicas da Cobasi você encontra tudo o que é necessário para tornar a sua casa um ambiente de gato, de forma mais interessante, desafiadora e agradável. Aqui você encontra elementos, como: 

Tudo isso vai garantir e criar um espaço mais seguro e confortável, promovendo uma série de benefícios para a sua saúde e bem-estar do seu animal de estimação.

  1. Higiene é importante para os gatos

Os gatos são animais independentes quando o assunto é higienização, porém os tutores têm um papel importante para contribuir com a limpeza dos felinos. Por exemplo, a caixa de areia é um item muito importante para a saúde do gato, pois está relacionado ao hábito do de fazer as necessidades no lugar certo, evitando sujeira pela casa e a constipação.

A caixa de areia deve estar sempre higienizada, caso ela esteja suja com fezes e urina os gatos podem se sentir incomodados, o que pode fazer com que ele evite ir ao banheiro. Essa condição é preocupante e pode acarretar em diversas doenças e complicações. Entre outros cuidados essenciais está cortar as unhas e higiene bucal. 

Mas, não é só isso! Então, atenção para deixar seu gato sempre limpinho, aqui vai uma lista com alguns produtos que ajudam na higiene do seu pet: 

  • lenço umedecido;
  • shampoos específicos para gatos;
  • caixa de areia para gato
  • areia e granulado para gato;
  • escova e rasqueadeira para gatos;
  • grama para gatos;
  • entre outros.
  1. Verifique possíveis situações de perigo para o gato

Ter um gato em casa é como ter crianças pequenas, ainda mais quando filhotes. Por isso, é preciso ter atenção redobrada com possíveis situações de perigo. A mãe de gato precisa agir para cuidar e prevenir esse tipo de situação. Entre as mais variadas ações, podemos destacar não deixá-lo perto de plantas tóxicas para animais e janelas abertas para que não fujam. 

mãe de gatos

Mãe de gato, sabemos sim que a responsabilidade é diferente, mas também sabemos como o amor pelos animais aflora o melhor de nós: o amor, carinho e o lado protetor. E por isso compartilhamos algumas dicas de cuidados e alguns produtos que vão te ajudar no dia a dia. 

Ainda existem muitas outras soluções para gatos que você encontra na Cobasi. Se tiver dúvidas sobre os nossos amigos de quatro patas, na Blog da Cobasi o que não falta é informação ou se preferir deixe um comentário que vamos te ajudar. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário