Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dócil, inteligente e caçador nato: conheça o Weimaraner

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro weimaraner

A Braco de Weimar ou Weimaraner, criada no século XIX, é uma das raças de cães de aponte mais tradicionais do mundo. Com origem na cidade de Weimar, no estado de Turíngia, na Alemanha, a raça era uma das preferidas pelos caçadores. Os cães dessa raça param e apontam com uma perna e o focinho em direção ao alvo de seus tutores. Isso tanto por sua habilidade em farejar e apontar quanto pela capacidade de arrastar as suas caças.

Classificado como um cão de caça, o Weimaraner é totalmente adaptado a esse tipo de trabalho e convive harmoniosamente com seu tutor. Inclusive, o excesso de apego rendeu a ele o apelido de cão-velcro.

Características físicas

De comprimento médio para grande, os cães dessa raça podem atingir 67 centímetros de altura e pesar entre 25 a 40 kg. Com relação à sua aparência, a raça é também conhecida como “The Grey Ghost” (“Fantasma Cinzento”, em livre tradução). O apelido se deve à sua coloração cinzenta nos olhos e nos pelos. Os pelos, aliás, têm tons brilhantes de prata, corça ou “rato”, além de serem curtos, densos e aderentes.

Uma raça entre as mais inteligentes

O pesquisador neuropsicólogo Stanley Coren, que se dedica à análise do comportamento canino, publicou um livro chamado A inteligência dos cães. Nesse estudo, o Weimaraner ocupa a 21ª colocação entre 79 raças analisadas. Isso significa que esse animal ocupa o setor de cães de trabalho. Nos treinamentos com esses cães, o comando é dado entre 5 e 15 vezes. O grupo responde em 85% dos casos ao primeiro comando, sem a necessidade de repetição. A demora entre o comando e a resposta é observada quando há mais complexidade na demanda do tutor ou adestrador.

Um caçador de temperamento dócil

Apesar da rigidez de seu temperamento, este é um cão dócil, versátil e facilmente treinado. Como um bom cão de guarda, ele não é considerado agitado. O Weimaraner faz de tudo para defender os seus tutores, principalmente as crianças.

Ele tem muita energia e perseverança em suas buscas! Essa característica se deve à sua notável habilidade para farejar, apontar e até mesmo capturar presas selvagens. Isso porque ele pode atingir uma velocidade de até 56km/h!

Cuidados com a raça Weimaraner

Para manter a saúde física e mental do Weimaraner, o tutor deve incentivar comandos e brincadeiras desde os primeiros meses de vida. Isso porque esse hábito interfere diretamente no adestramento. Médicos-veterinários indicam que a raça passe por check-ups regulares. Além de exames externos, é necessário acompanhar para verificar o possível surgimento de problemas gástricos e oftalmológicos. Também devem ser analisados problemas de tireóide e complicações no quadril, devido à sua intensa atividade. 

A alimentação também deve ser recomendada por um profissional, que vai considerar as necessidades nutricionais do seu companheiro. Além disso, o veterinário avalia a ração indicada para a faixa etária e o porte, considerando os hábitos e a saúde do cachorro. Já com relação à parte física, como é um cão que solta bastante pelo, é importante escová-lo regularmente. Para isso, utilize uma escova ou luva específica para o tipo de pelagem, eliminando os fios soltos espalhados pelo corpo. Banhos e escovação dos dentes também devem ser regulares. 

Companheiro de presidente e famosos

Um representante da raça viveu na Casa Branca na década de 1950, durante o governo do 34º presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower. Outra personalidade que foi tutora de um Weimaraner foi a atriz e princesa Grace Kelly. Além deles, Dick Clark, apresentador estadunidense famoso por ser mestre de cerimônias do concurso Miss Universo, também foi tutor de um cão dessa raça. 

O que achou do Weimaraner? Conte para a gente nos comentários!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário