Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Seu cachorro sente dor ao urinar? Descubra como resolver

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dor ao urinar
A dor ao urinar pode ser um sintoma de algumas doenças.

Algumas doenças podem fazer com que o cachorro sinta dor ao urinar. São enfermidades desconfortáveis que estão diretamente ligadas ao sistema urinário do animal, como rins e bexiga.

Entre as doenças que podem deixar cães com dor na hora de fazer xixi estão: infecção de urina e cistite. Além do desconforto extremo, elas ainda podem desencadear outras enfermidades.

Saiba mais sobre cada uma delas e veja o que pode ser feito o quando antes para melhorar a saúde do seu pet.

Infecção urinária causa dor ao urinar em cães

Infelizmente, e infecção de urina, ou infecção urinária, é uma doença que acomete muitos cães sem restrição de idade, sexo ou raça. Ela acontece por conta de microorganismos que se depositam no sistema urinário do animal e, portanto, impede o seu funcionamento adequado.

Com o passar do tempo, essa infecção vai se proliferando e deixando a situação do trato urinário ainda mais grave, trazendo sintomas além de dor ao urinar, por exemplo:

  • Incontinência urinário;
  • alteração da cor da urina;
  • Odor forte;
  • Presença de sangue na urina;
  • Febre;
  • Falta de apetite;
  • Mudança no comportamento do pet.

Isto é, vale considerar que quando essa dor ao urinar está muito forte é comum que o cachorro apresente choros ou latidos na hora da fazer xixi. Vale perceber como o pet age nesse momento. Outro ponto importante é que, embora não seja uma doença específica de uma raça ou faixa etária, a infeção de urina é ainda mais comum em cães de idade avançada. 

Cistite também causa dor ao urinar

Quando a infecção de urina não é tratada corretamente, é comum que ela se torne uma cistite. Isto é, a cistite é uma doença que se configura pela inflamação na bexiga do animal. Sendo assim, ela é ainda mais grave que a infecção de urina e também pode afetar cães de diferentes portes.

Por ser uma doença localizada na mesma região que a infecção de urina, ou seja, no sistema urinário dos animais, os cães acometidos por essa doença apresentam quase os mesmos sintomas. Ou seja, além da dor ao urinar, os cães também apresentam apatia, mudança no comportamento, sangue na unia, incontinência urinário e entre outros. 

Diagnóstico e tratamento

dor ao urinar
Procure um veterinário para um melhor tratamento.

Ao observar o comportamento do animal e perceber que tem algo errado a recomendação é: já para o veterinário. Ou seja, o médico especialista poderá realizar exames específicos para saber a situação do animal. 

Entre os exames voltados para entender o motivo que o cão sente dor ao urinar, está o exame de urina. Através dele é possível que o médico identifique qual é o quadro clinico do animal e, portanto, ofereça o tratamento adequado.

Como prevenir seu pet dessa doença?

Existem algumas maneiras de contribuir com a prevenção dessas doenças. Por isso, vjeja algumas dicas:

  • Deixe sempre água limpa e fresca no bebedouro dos pets;
  • Mantenha uma alimentação adequada para o animal, rica em proteínas e minerais;
  • Garanta a visitação periódica ao médico veterinário;
  • Jamais impeça que o animal faça xixi. 

Além disso, mantenha sempre a casinha do seu pet limpa e evite que ele tenha contato com as fezes de outros animais. Assim, será menos provável que ele tenha acesso a microorganismos de animais j´á infectados.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Francisco Wilson disse:

    Obrigado pelas dicas.

Deixe o seu comentário