Como escolher a caminha para cachorro

31 de março de 2020

Cachorros
cachorro deitado na caminha
Caminhas, almofadas, tocas, colchonetes.. qual o modelo ideal para o seu cachorro?

A caminha para cachorro é um dos itens essenciais para seu pet ter conforto e uma boa noite – tarde ou manhã – de sono. Alguns tutores têm dificuldade em encontrar a cama ideal e por isso, preparamos um guia completo para você acertar em cheio!

Sempre juntos

Nos dias de hoje, os nossos amigos caninos fazem parte da família e compartilham o mesmo espaço da casa conosco. Você já deve ter notado que onde um membro da família está, seu amigo peludo estará junto. Isso porque o cão ainda traz seu comportamento de matilha, exatamente como o seu ancestral canídeo: o lobo. Os membros da alcateia de lobos estão sempre juntos para comer e, claro, dormir.

Já que dormir é uma atividade tão importante de ser feita com a sua família, nada mais justo que investir na caminha perfeita para seu cãozinho.

Hábitos e comportamentos dos cães

cachorro deitado no sofá
Cães que gostam de deitar esticados preferem almofadas, colchonetes e caminhas

Cães possuem hábitos diurnos e, por isso, eles descansam no mesmo período que a maioria de nós humanos: durante a noite. Além do sono da noite, os cães apreciam longos cochilos durante o dia para repor as energias.

Deixe sempre uma caminha para cachorro na sala ou no cômodo em que a família se reúne. O cãozinho poderá ficar sempre por perto e, muitas vezes, isso evita que ele suba no sofá e em poltronas.

No entanto, para seu cachorro usar a caminha, é importante escolher um modelo adequado para ele. Conheças as variedades e como escolher a cama ideal!

Caminha para cachorro

O primeiro passo para escolher a cama para seu cachorro é observar seus hábitos, comportamentos e características. Cães que gostam de dormir esticados precisam de caminhas mais confortáveis e espaçosas, como as almofadas para cachorro. Já aqueles que adoram se esconder em cantinhos, podem ficar mais confortáveis e protegidos em tocas.

Aqueles que adoram dormir no chão, podem curtir os tapetes ou colchonetes. Essas também são ótimas opções para cães que sentem muito calor.

Continue a leitura e conheça outros tipos de caminhas.

Colchonetes e tapetes para cachorro

Os colchões e colchonetes são ótimos para cães que gostam de dormir diretamente no chão. Mais durinhos, eles também costumam ser mais frescos. A opção costuma ser apreciada por cães muito peludos ou em locais muito quentes. Ainda mais finos, os tapetes podem ser usados como segunda cama e deixados em outros cômodos da casa para direcionar a atenção do animal e, claro, oferecer mais conforto.

Como saber se meu cachorro vai gostar de um colchonete? Observe o comportamento dele. Frequentemente ele deita no chão e até prefere não subir no sofá ou na própria caminha? Esse modelo pode ser o ideal!

Tocas e cabanas para cachorro

Cachorro dentro da caminha toca
As tocas são perfeitas para cães que gostam de dormir enroladinhos

Enquanto uns sentem muito calor e gostam de dormir esparramados, outros preferem uma caminha com cobertura, como as tocas. Disponíveis em diversos modelos, elas possuem algumas variedades muito divertidas, como cabanas e até no formato de animais. Se seu animal gosta de dormir coberto ou costuma se esconder, essa caminha vai agradá-lo.

As tocas lembram os esconderijos dos animais na natureza e, por isso, fazem com que seu cãozinho sinta-se protegido. Um comportamento comum é o animal guardar seus brinquedos e ossinhos dentro da casinha para mantê-los livres de predadores ou mesmo de qualquer visita.

Camas e almofadas

As camas e as almofadas são dois modelos muitos confortáveis. Com enchimento farto, elas são macias e perfeitas para cães que apreciam cochilos no sofá.

No entanto, as almofadas são as preferidas de cães que gostam do combo conforto e espaço. Já as caminhas possuem as laterais mais elevadas, limitando o espaço disponível para o animalzinho. É claro que isso não é um problema. Na verdade, torna as caminhas para cachorro as preferidas para cães que preferem dormir enroladinhos ou com a cabeça apoiada nas laterais.

Já descobriu qual o modelo para seu pet?

Qual o tamanho ideal de caminha para meu cachorro?

Agora que você já sabe qual o modelo ideal para seu cãozinho, chegou a hora de decidir qual o tamanho mais adequado. Assista o vídeo e tire todas as suas dúvidas:

Tamanho da caminha

Tecidos e materiais

Além de escolher o modelo da caminha para cachorro, você também encontra uma grande variedade de materiais. Os tecidos mais leves, são ótimos para cães que sentem muito calor. Aqueles mais grossos são indicados para locais mais frios e para pet que não curtem temperaturas mais baixas.

Muitos tutores optam pelos tecidos impermeáveis. Práticos, podem ser limpos com pano úmido em caso de urina ou outra sujeira.

Onde deixar a caminha?

A escolha do local onde será colocada a caminha para cachorro é o grande segredo para que seu amigo aceite o novo item. Quanto mais próximo do tutor, o cão se sentirá mais seguro e confortável. Se você optar por não permitir o acesso do animal ao quarto, providencie uma peça de roupa usada sua e deixe com o cãozinho. Assim ele se sentirá mais seguro e dormirá melhor na sua nova caminha.

Caso o animal não se adapte ao local que você escolheu para a caminha, teste outros pontos da sala. Para reforçar positivamente a novidades, ofereça petiscos sempre que ele deitar na caminha.

Higiene e manutenção

A limpeza e a manutenção periódica são muito importantes para manter sua caminha sempre nova e seu animal saudável. Lave o item sempre que achar necessário para evitar parasitas e alergias no seu cãozinho, além de odores desagradáveis.

A higienização começa com a retirada dos pelos acumulados com a ajuda de um aspirador de pó. Logo após, retire a capa e deixe a caminha para cachorro de molho com desinfetante pet por alguns minutos. Em seguida, lave com sabão neutro e enxágue completamente.

Nunca guarde a caminha antes de estar completamente seca. É indicado que o item seja pendurado ao sol para secar totalmente e evitar odores desagradáveis.

Saiba como higienizar a preservar os pertences dos pets

Agora você já sabe como escolher a caminha ideal e realizar sua manutenção. Quer mais materiais sobre saúde e bem-estar para seu bichinho? Confira nossa seleção de posts:

Ainda tem dúvidas? Escreva um comentário!