Carne no olho do cachorro: descubra como tratar

Compartilhar:


carne no olho do cachorro

Você já ouviu falar do olho de cereja? É como se costuma chamar quando aparece uma carne no olho do cachorro, normalmente bem no cantinho. Nesses casos, é muito comum que a primeira reação dos tutores seja pensar que trata-se de uma conjuntivite ou alergia. Mas, na verdade, o olho de cereja é um outro tipo de problema. 

Por isso, é importante se informar e ficar atento para que, caso o seu pet apresente sintomas, você saiba identificar o que é e tratá-lo da melhor forma. 

O que é carne no olho do cachorro?

Também conhecido como cherry eye, essa carne crescida no olho do cachorro nada mais é do que um prolapso da glândula lacrimal. Ou seja, a parte da pálpebra se projeta para fora do olho, gerando uma bolinha vermelha no canto do olho do cachorro.

A glândula lacrimal é responsável pela produção de 30% das lágrimas e pela preservação dos olhos, para manter sujeiras e ciscos longe do contato com os olhos do cão. Quando o prolapso ocorre e a carne no olho do cachorro aparece, ele fica mais desprotegido na região ocular. Assim, fica suscetível a incômodos nos olhos ou até mesmo infecções. 

Esse é um distúrbio facilmente perceptível. Desde os primeiros dias é possível reparar um inchaço no canto do olho que pode deixar o olho muito seco ou com uma quantidade de lágrimas fora do normal. Assim que você reparar esses sintomas em seu cachorro, é importante buscar auxílio veterinário para que isso possa ser tratado da maneira mais eficaz e mais rápida. 

O que causa o olho de cereja?

Não existe uma causa específica para o desenvolvimento do olho de cereja no cachorro, mas existem alguns fatores que podem contribuir para o surgimento dessa condição. O primeiro deles é a questão da genética. Algumas raças estão geneticamente predispostas a terem essa alteração no olho. Algumas delas são: Bulldog, Shih Tzu, Lhasa Apso, Boxer, Pug, Shar Pei e Cocker.

Outro fator que pode contribuir são as sujeiras, poeiras ou objetos que podem entrar em contato com o olho do seu cachorro. Assim, podem causar machucado ou uma pequena infecção ocasionando o cherry eye. 

O que fazer caso surja essa carne no olho do cachorro?

carne no olho do cachorro

Caso o seu cachorro apresente essa condição, o mais apropriado a se fazer é levá-lo ao veterinário. Ele vai fazer uma avaliação clínica e determinar qual é o melhor tratamento para o caso do seu pet. Isso porque o tratamento e medicamento podem variar de acordo com cada caso, dependendo do tamanho da carne no olho. 

Normalmente, o tratamento mais comum é a cirurgia de reposicionamento da glândula. Essa cirurgia apenas coloca a glândula de volta no lugar, tirando o inchaço e, consequentemente, eliminando a carne saltada do olho do seu cachorro. Junto à cirurgia, os veterinários também podem indicar o uso de colírios, antibióticos ou antiinflamatórios para ajudar na recuperação. 

Mas como dissemos aqui, o tratamento pode variar de acordo com cada caso. Em casos mais extremos, o veterinário pode optar por uma cirurgia de remoção completa da glândula lacrimal. Isso para que, durante a recuperação, outro canal lacrimal se reconstrua nos olhos do seu cão. 

Por isso que assim que essa carne esponjosa no olho do cachorro for percebida, é importante que você o leve ao veterinário. Dessa forma você garante que o caso não se agrave e não acabe por prejudicar a saúde visual do seu cão. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário