Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cerenia: para que serve esse medicamento?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cerenia medicamento

O Cerenia é um medicamento utilizado para a prevenção de enjoos e vômitos. Embora seu uso seja bastante indicado para cães que sofrem desses problemas em viagens, ainda existem muitas dúvidas sobre seu uso.

Além disso, um de seus componentes também possui ação sobre dores e ansiedade. Quer saber mais? Continue lendo para conhecer mais sobre este medicamento e seu uso.

O que é o Cerenia?

O Cerenia é um medicamento elaborado pela Zoetis, composto à base de Maropitant, um dos agentes receptores da neurocinina 1 (NK1). 

Essa substância é responsável por bloquear a ação farmacológica da substância P no sistema nervoso central e, dessa forma, previne o vômito e os enjoos provenientes de inúmeras causas. 

Além disso, como mencionamos, o Maropitant também possui uma ação leve sobre dores, ansiedades e inflamações pequenas. 

Isso porque esse medicamento age bloqueando o estímulo das vias centrais e periféricas, e assim garante maior eficácia ao tratamento. 

Quando o uso do Cerenia é indicado?

Geralmente, este medicamento é indicado para a prevenção de vômitos em animais que enjoam com facilidade em carros, viagens ou movimentos. Ele também é recomendado para tratamento de vômito por diversas outras causas, incluindo gastroenterite, quimioterapia ou insuficiência renal.

Além disso, o medicamento também pode ser indicado em casos de ansiedade seguidos de episódios de respiração rápida ou difícil, prevenindo vômitos que possam causar pneumonia por aspiração

Em combinação com um medicamento à base de benzodiazepínico, a medicação age contra o estresse de consultas médicas e passeios. 

Além disso, por possuir uma leve ação antiinflamatória, este remédio pode ser usado como tratamento auxiliar em casos de bronquite, dores pós-operatórias ou problemas intestinais, como cólicas. 

O Cerenia pode ser administrado via oral ou intravenosa. Mas lembrando: a primeira coisa a ter em mente quando um tutor se pergunta para que um medicamento é indicando, é que somente um médico veterinário pode responder da forma adequada. Isso porque só esse profissional da saúde dos animais é quem vai avaliar o histórico e o estado do animal e recomendar o tratamento ideal.

Como o medicamento deve ser administrado?

Cerenia está disponível em comprimidos de 16 mg, 24 mg, 60 mg e 160 mg. Sua administração deve ser realizada apenas sob prescrição médica de acordo com o peso do animal. 

Para o uso em viagens, o ideal é que o medicamento seja oferecido pelo menos duas horas antes do passeio, em jejum e deve ser oferecido por até 2 dias. 

cerenia comprimidos

Quais as contraindicações e efeitos colaterais?

O Cerenia não deve ser oferecido para cães menores do que 16 semanas de idade, com suspeita de obstrução gástrica ou intoxicação. 

Além disso, esse medicamento não deve ser administrado por mais de 5 dias seguidos, pois ele pode causar deficiência das funções hepáticas e alterações metabólicas. 

Embora não seja comum a apresentação de efeitos colaterais, estes podem incluir diarreia, salivação excessiva, perda de apetite e vômitos. 

A aplicação intravenosa pode causar dor local moderada ou intensa e caroço na região da aplicação. 

O médico veterinário que acompanha seu pet certamente vai adequar a dosagem e o medicamento para evitar contraindicações e qualquer dano maior à saúde do animal. Por isso é tão importante não medicar seu amiguinho por conta própria e buscar o acompanhamento de um profissional sempre que necessário!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário