Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Amado pela rainha e mascote das olimpíadas: curiosidades sobre o Daschund

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
daschund
Aqui no Brasil, eles têm um apelido bem peculiar e que quando ouvimos logo sabemos de quem estamos falando: salsicha

Talvez pelo nome da raça, daschund, seja um pouco difícil lembrar rapidamente de qual cachorro estamos falando. Aqui no Brasil, eles têm alguns apelidos bastante peculiares e que quando ouvimos logo sabemos de quem estamos falando: salsicha, salsichinha, Cofap…

Isto é, graças ao corpo comprido e cilíndrico do animal, carinhosamente ele é associado ao embutido. Separamos outras curiosidades sobre a raça que você vai se surpreender. Veja só:

Xodó da rainha

Crédito: cache2.artprintimages

Segundo os historiadores essa é uma raça que surge na Alemanha ainda no período da idade média, por volta do século XV. Algumas teses ainda defendem que eles surgiram no Egito, no entanto, a mais aceita é a sua origem europeia.

Nos seus primeiros anos, eles eram destinados exclusivamente à caça, graças ao seu faro assertivo e a velocidade de suas perninhas curtas. Verdadeiros caçadores!

Anos depois, os cães dessa raça foram ganhando popularidade em outros países, como os Estados Unidos e a Inglaterra – onde, inclusive, foi a raça favorita da Rainha Vitória. 

O primeiro mascote olímpico oficial

Créditos: Divulgação Olympics

Graças a sua popularidade no país, nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, que ocorreram na Alemanha, advinha qual foi a raça do mascote?

Exatamente, um cão da raça daschund foi a estrela da festa, sendo assim considerado um dos mascotes mais carismáticos da história. Criado por Elena Winschermann, o mascote chamada Waldi e foi inspirado em um cachorro de verdade!

A versão real do Waldi se chamava Cherie von Birkenhof e foi um presente de Willi Daumed, presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Munique ao presidente da Associação Internacional de Imprensa Esportiva (AIPS), Félix Lévitan, em 1970.

Das pistas de corrida para as telas de cinema

Créditos: Disney Brasil

O Basset, mais um nome dado à raça, também foi estrela nas telonas. Quem nunca assistiu “Toy Story”?

O brinquedo cão de molas Slink, é um cachorro da raça daschund. No longa já é possível perceber o tanto que os cães dessa raça curtem uma aventura.

Garoto-propaganda de marca de amortecedores

Créditos: Divulgação Cofap

Cofap é uma empresa fabricante de amortecedores, que emprestou seu nome para o salsicha lá na década de 1990 e é lembrada até hoje. O cachorro Cofapinho foi a estrela de uma propaganda brasileira para a marca, pois seu formato alongado é semelhante a uma mola ou amortecedor.

A campanha foi elaborada pelo famoso publicitário Washington Olivetto e fez o maior sucesso. O slogan era: “O melhor amigo do carro e do dono do carro”.

Você se lembra dessa propaganda?

Um cachorro, muitos nomes

Já falamos de Basset e salsichinha, mas o daschund tem outros nomes lá fora:

Dackel ou Teckel

Sob medida pra você

daschund
O daschund é uma das poucas raças que tem três tipos diferentes de tamanho.

Para além do seu modelo tradicional, de pernas curtas, corpo longo e orelhas caídas, o daschund é uma das poucas raças que tem três tipos diferentes de tamanho, sendo:

  • Kaninchen;
  • Miniatura;
  • Padrão.

Já em relação aos pelos, também existem três modelos diferentes, sendo:

  • Pelo curto, duro ou longo.

Os “salsichas” alcançam aproximadamente 9 quilos em sua fase adulta e 35 centímetros de altura. Ele é um cão de boa saúde e tem como estimativa de vida, em média, 15 anos. 

Pequeno no tamanho, gigante no temperamento

daschund
Embora seja um cão que late bastante, ele é indicado para apartamentos por conta do seu porte

Os daschunds são cães criados para caça. Então, não é difícil prever que o seu comportamento é mais agitado, enérgico. Por isso, oferecer para eles uma rotina de passeios e brincadeiras é indispensável para que ele se desenvolva.

Um cão para casa

O salsicha é um cão que late bastante e é agitado, portanto só é indicado para apartamentos se tiver uma rotina intensa de exercícios. Jamais deixe ele sem dar seus passeios diárias para se exercitar e relaxar.

Além de ficar mais calmo, menos destruidor e barulhento, os exercícios são importantes para manter o peso do daschund. Esse pequeno cãozinho alongado tem tendência a engordar e isso pode sobrecarregar a sua coluna, podendo até deixá-lo paraplégico.

Adestramento pode ser indicado

Na maioria das vezes, ele se mostra bastante territorial, não sendo muito gentil com outros pets que venham dividir a atenção dos tutores com ele. Já em casos de adestramento, eles são extremamente inteligentes e podem aprender rápido.

Você conhece mais alguma curiosidade sobre o salsichinha? Conte para nós nos comentários!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário