Curiosidades sobre gatos: descubra mitos e verdades

Compartilhar:


curiosidades sobre gatos

Certamente, você já ouviu falar dos felinos! Há muitas lendas sobre esses adoráveis animais ao longo da história da humanidade, mas você saberia decifrar o que é verdade e o que é mito? Neste artigo, falaremos de algumas curiosidades sobre gatos!

São muito comuns perguntas como “meu gato pode beber leite?” ou “gatos odeiam água?” entre os tutores.

Como este é um animal que está no imaginário popular, a presença de um gato pode gerar muitas perguntas e curiosidades.

Assim, se você gosta muito dos felinos e quer conhecer mais sobre eles, venha conosco nesta leitura e conheça as mais diversas gatos curiosidades. Aproveite!

Algumas curiosidades sobre gatos: mitos e verdades

Quem nunca ouviu que “gatos têm sete vidas” ou que “gatos detestam banho”, jamais teve um felino por perto.

Desde cedo, já escutamos essas curiosidades sobre gatos e as tomamos como verdades absolutas. Porém, as aparências enganam! Ainda mais quando decidimos adotar algum felino para ficar ronronando ao nosso lado.

Se quiser saber os fatos sobre gatos, conheça então três mitos e três verdades que separamos sobre eles.

Três mitos sobre os gatos

curiosidades sobre gatos

Conheça abaixo três mitos sobre gatos e cuide melhor do seu felino!

Gato não gosta de tomar banho

Gatos são animais muito asseados e isso é muito perceptível. Eles constantemente ficam se limpando com a língua, mantendo o brilho dos pelos. No entanto, não é verdade que os gatos não gostam de tomar banho.

Isso é um mito, pois muitas raças, como a Angorá, por exemplo, gostam muito de água e se sentem muito bem nela. Além disso, mesmo para uma raça cuja predisposição à água não seja tão grande assim, não é difícil dar banho.

O que você deve fazer nesse caso é sempre acostumar o seu gato a banhos desde quando ele ainda é um pequeno filhote.

Gatos têm sete vidas

Muita gente diz que os gatos têm sete vidas pela alta resistência física, principalmente quando sofrem algum tipo de queda, e pela boa saúde que os felinos possuem. Entretanto, isso é um mito, infelizmente. Mas, afinal, quantos anos vive um gato?

De maneira geral, os felinos têm uma média de expectativa de vida que fica entre 12 e 14 anos. Alguns podem chegar a viver até os 20 anos ou mais!

Mas é claro que para o seu gato viver bastante você deverá ser um bom tutor e cuidar bem dele, fornecendo uma ração de qualidade e levando-o sempre a um veterinário!

Gatos podem beber leite

Embora filhotes de gato tenham se servido do leite materno, à medida que ficam adultos, os gatos ficam intolerantes à lactose por não produzirem em grande escala a enzima responsável pela digestão da lactose no organismo. 

Dessa forma, eles não podem beber leite. Assim, a sua alimentação diária deve ser somente de água fresca e de rações secas, que são suficientes para a saúde felina!

Três verdades sobre os gatos

Depois de ver os mitos, chegou a hora de conhecer três fatos verdadeiros das características e curiosidades sobre gatos! Confira abaixo!

Gatos precisam de medicamentos antipulgas

Muita gente pensa que os gatos, por serem mais caseiros que outras espécies, são imunes a pulgas e carrapatos. Engano seu!

Mesmo assim, os gatos ainda correm riscos de serem infectados por esses insetos. Estes podem ser trazidos involuntariamente pelos tutores para dentro de casa, através dos calçados, por exemplo.

Para evitá-los, limpe bem o seu ambiente e aplique antipulgas para gatos que sejam recomendados por um especialista.

Gatos devem ser castrados para evitar doenças

Gatos não castrados correm mais riscos de pegar doenças do que os castrados. O motivo é muito simples: por serem castrados, os gatos não entram no cio e, portanto, não ficam na rua à procura de parceiros sexuais.

Mas não é esse o motivo principal. Como as ruas são lugares sujos, os gatos evitam muitas doenças causadas por bactérias e vermes. Além disso, a castração evita o surgimento de câncer nos felinos.

Gato preto é tão gato quanto qualquer outro!

Um gato não pode ser desqualificado pela sua cor. Os gatos pretos infelizmente sofrem muito esse preconceito, que vem desde os anos da Idade Média, quando esses felinos eram associados à bruxaria.

Apesar disso, em alguns países a cor preta dos gatos é associada à sorte. No Japão, eles são vistos como proteção aos maus espíritos, por exemplo. Portanto, um gato preto deve ser amado da mesma forma que qualquer outro!

E aí, qual curiosidade sobre gatos você mais aprendeu hoje? Diga aí nos comentários! Compartilhe este texto nas suas redes sociais! Até mais!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário