Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato branco de olho azul é surdo? saiba tudo sobre ele!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
nomes para gato branco

Você já viu um gato branco de olho azul? Esse animal chama atenção por conta da sua pelagem e os olhos. Mas, o que poucos gateiros sabem é que esse pet é rodeado por mitos sobre os cuidados, questões genéticas e muito mais.

Os gatos com olhos azuis são bonitos, charmosos e fofos. Neste artigo, vamos explicar tudo sobre as características, pelagem, saúde e muitas outras informações especiais do pet. Confira!

Características do gato com branco de olho azul

Existem muitas raças de gatos, inclusive até SRD (Sem Raça Definida), com pelagem branca em todo o corpo, que também podem apresentar diferentes tamanho e tipos de cores dos olhos.

Mas, de modo geral, a maioria dos gatos brancos costumam apresentar uma pelagem mais densa com altura média entre 23 e 25cm.

Em relação aos olhos, os tons podem ser variados. A grande maioria dos gatos brancos tem a cor azul, porém não é padrão. Muitos pets apresentam a tonalidade dos olhos nas cores verde, amarela e até bicolor, característica peculiar na visão conhecida como heterocromia

Os gatos com essa condição tem as cores distintas em cada olho, geralmente um azul e outro de cor verde.

Será que gato branco de olho azul é surdo?

nomes para gatos brancos

Estima-se que uma porcentagem de gatos brancos de olhos azuis apresentem algum tipo de problema auditivo, o que não significa necessariamente surdez. Em alguns casos, o pet pode apresentar limitação ou audição prejudicada, sendo ela parcial, unilateral ou total.

A causa da surdez está relacionada a problemas genéticos. Os gatos brancos de olhos azuis podem sofrer com a interrupção genética, que atrapalha o desenvolvimento das células e resulta no motivo da sua pelagem ser branca, olhos coloridos (azuis) e problemas na audição.

Se você é tutor de um pet com essas características, deve estar se perguntando: “como saber se meu gato é surdo?” Na maioria das vezes , a surdez felina é bem clara, mas eles  podem apresentar um nível de surdez muito sutil. 

Fique atento! Note se o seu gato responde aos seus estímulos, qualquer dificuldade, demora ou uma não reação, pode significar que o animal tem problemas auditivos. Mas, para ter certeza, consulte um médico-veterinário para dar um diagnóstico preciso. 

Quais problemas de saúde um gatos brancos de olhos azuis pode apresentar?

Primeiramente, estamos falando de gatos. Ou seja, eles são suscetíveis a qualquer enfermidade comum da espécie. Porém, existem algumas doenças comuns em gatos brancos de olhos azuis que são frequentes em animais com essas características. 

Então, além dos problemas auditivos, os gatos de pelo branco têm a incidência de câncer de pele maior, principalmente o carcinoma (tumores malignos que se iniciam na pele ou nos tecidos). 

Outros problemas de saúde em gatos brancos de olhos azuis são:

  • sensibilidade a queimaduras;
  • dermatites;
  • maior ocorrência de picadas de insetos;
  • pulgas e carrapatos;
  • problemas de visão.

É essencial manter as consultas com o veterinário em dia, para assegurar  o bem-estar e saúde do seu animal e  inibir problemas mais graves de saúde.

Meu gato é branco ou albino?

Gato branco: conheça as principais raças e características

Há  uma confusão quando o assunto é: gato branco é albino?. Esse é um mito, pois os gatos albinos são resultado de uma alteração genética que influenciam na cor da pelagem. 

Além disso, existe uma diferença física entre gato branco e gato albino que ajuda a diferenciá-los. 

O gato branco possui pelos mais curtos na altura das orelhas, deixando os ouvidos mais visíveis e mostrando um tom de rosa mais intenso, enquanto nos albinos essa cor é mais clara.

Portanto, a cor da pelagem branca não significa que o seu gato é albino. Albinismo é a manifestação de uma mutação genética que resulta na interrupção da produção de pigmentos pelas células denominadas melanócitos.

Qual a raça do gato branco do olho azul?

Os gatos de pelagem branca e olhos azuis são um charme, não é mesmo? Entre as raças de gato com pelos brancos, as mais famosas são: 

Ragdoll: a raça de gatos que vem conquistando corações
Persa
Maine coon
Ragdoll: a raça de gatos que vem conquistando corações
Ragdoll

Qual a personalidade de gato branco? 

Sabemos que cada pet tem suas particularidades. Mas, de modo geral, o gato branco tem uma personalidade calma e discreta. Dificilmente é um animal afobado ou que vai demonstrar muita energia, até mesmo nos momentos de lazer. 

O gato branco curte muito ficar no próprio cantinho e, quando resolve dar seus passeios pela casa, faz de forma tranquila e elegante. Caso você ache que o seu gatinho é de pouco entrosamento, saiba que ele é tímido e demora para interagir.

Gato branco de olho azul: principais cuidados com a espécie

O gato branco de olho azul possui a tendência a sofrer com alguns problemas de saúde. Então, além de manter uma rotina de visitas ao médico-veterinário, conheça  alguns cuidados essenciais para o pet:

Exposição a luz solar é prejudicial ao gato branco 

Como o gato possui menos ou até ausência de melanina, é necessário protegê-lo do contato direto com a luz solar. Sendo assim, evite deixar o animal solto em dias com o sol muito forte. Caso não seja possível, uma solução é o protetor solar para pet.

Atenção aos possíveis problemas de visão e audição

O gato branco de olho azul tende a  desenvolver problemas de visão e audição, fique atento aos sintomas ou irritação que o pet apresentar. A falta de melanina pode causar problemas ao animal, principalmente em ambientes com alta claridade. Visitas rotineiras ao veterinário é fundamental.

Atenda as necessidades do gato

Existem várias ações fáceis que você pode fazer para ajudar a manter seu gato feliz e saudável:

  • ração e petisco de qualidade;
  • promova um ambiente gatificado;
  • brinquedos que ajudam a estimular o extintos naturais dos gatos; 
  • crie um espaço próprio para o seu gato ficar confortável;
  • mantenha o ambiente de convívio do seu gato sempre limpo.

Agora você já sabe mais sobre gato branco de olho azul e algumas informações que vão te ajudar a entender melhor as características do pet. Ficou com alguma dúvida? Deixe a pergunta nos comentários. 


| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário