Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato com escama de tartaruga: entenda o que é

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Você já ouviu falar do gato com escama de tartaruga? Essa é uma característica de gato que tem esse nome por conta do seu pelo, que remete bastante ao de uma escama de tartaruga em sua coloração. Mas não é apenas por isso que ele é uma raça tão interessante assim.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre essa característica, destacando as suas melhores características e pontos interessantes desse tipo de felino. Quem sabe, com esse artigo, você decide que o gato com escama de tartaruga é o companheiro que você estava procurando?

Acompanhe o texto para saber mais!

Gato com escama de tartaruga: qual é?

Para quem não sabe, o gato com escama de tartaruga é sempre uma fêmea. Chamando a atenção de qualquer humano, essas gatinhas pretas com laranja podem ter diversas variações de distribuição de cor. 

Bem exóticas, as “escaminhas”, como também são conhecidas, escondem fatos incríveis sobre a sua pelagem única e características incríveis.

Gato com escama de tartaruga: entenda o que é

Algumas dúvidas podem surgir quando falamos nesse felino doméstico, como o que ela é, se é ou não uma raça, qual a sua diferença para as tricoletes e por que a sua maioria é fêmea.

Para ficar mais claro o entendimento dessa pequena diferença, vamos explicando com calma ao decorrer do texto.

Grande parte dos gatos com escama de tartaruga é fêmea, pois o que determina isso é a questão genética, e precisamos entrar em termos técnicos para entender melhor. Os machos têm cromossomos XY e as fêmeas XX, assim, a cor da pelagem é diretamente ligada aos cromossomos, e o preto e laranja são ligados ao cromossomo X.

Se formos raciocinar, os gatinhos, para terem a pelagem preta e laranja, precisam ter os dois cromossomos X, algo que é impossível para um macho sem problemas genéticos.

Por outro lado, as fêmeas conseguem expressar tranquilamente as duas cores de pelagem ao mesmo tempo.

Diferença de gato com escaminha e tricolores

Já falamos um pouco sobre a genética dos gatinhos e ficou bem claro que os cromossomos têm um papel principal para compor a pelagem e cor do animal. A genética por trás da pelagem do gato é algo extremamente fascinante e pode ser um pouco complexa.

Muitas pessoas podem achar que as escaminhas tem três cores, mas, na verdade, elas possuem apenas duas. Quando isso acontece, esses gatinhos são denominados como Piebald (famoso gato malhado) ou Calicos.

Ou seja, as gatinhas escaminhas e tricolores são diferentes. O gato com escama de tartaruga possui apenas duas cores, preto e laranja, já os gatos tricolores possuem três cores, o preto, laranja e o branco, podendo apresentar variações diluídas com branco, cinza-claro (puxando um tom de azul) e laranja-claro.

Gato com escama de tartaruga: entenda o que é

De fato, essas são características incríveis dos gatos que devem ser lembradas, pois as raças são mais complexas do que pensamos. Isso torna o seu bichinho ainda mais especial, pois ele pode ser um escaminha e tricolor e você nem imagina.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário