Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato laranja: conheça 6 raças com essa característica

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato laranja

Pensou que gato laranja seria uma raça? Na verdade, não é bem assim. Muito apreciado por gateiros, os gatos laranjas são muito afetuosos com o tutor, sobretudo as fêmeas, que são mais raras. Quer conhecer algumas raças de gato laranja? Venha saber com a gente, continue a leitura! 

​Gato laranja: quais são?

Vamos descobrir seis raças de gato laranja? Fizemos uma lista para você conhecê-los um pouco melhor. Confira! 

Gato persa

Muito famoso, o gato persa é uma das raças mais antigas do mundo. Embora a sua origem seja um mistério, carrega o nome por conta de terem surgido no antigo Império Persa, hoje denominado Irã. Ganhou popularidade ao chegar na Grã-Bretanha e, ao cruzar com outras raças, tornou-se o gato persa que conhecemos. 

Tem várias cores, entre elas, estão alguns tons de laranja. Podemos notá-lo pelo seu representante mais ilustre, o personagem Garfield

Bobtail americano

Como o próprio nome revela, a raça tem origem nos Estados Unidos, mais especificamente no estado do Arizona, na década de 1960. O bobtail americano é fruto do cruzamento entre uma fêmea siamesa e um macho de raça desconhecida, ainda que haja suspeita de ser um gato doméstico com cauda curta. Possui uma grande variedade de cores, mas o gato laranja e branco ou manchado de laranja costuma ser encontrado com frequência. 

Maine Coon 

Outra raça de gato laranja bastante conhecida, o Maine Coon chama a atenção pelo seu tamanho. O motivo? É reconhecido como um dos maiores gatos domésticos do mundo. 

De origem do estado norte-americano do Maine, acredita-se que ele tenha chegado na América do Norte quando marinheiros da Nova Inglaterra, da Europa, desembarcaram nos Estados Unidos na época das navegações. Atualmente, ostenta o título de ser o único gato norte-americano de pelo longo.

gato laranja

Munchkin

Conhece o Munchkin? A origem da raça gera debate por conta da característica física do felino: o fato de ter pernas curtas, resultado de uma mutação genética. Conforme relatos, a raça surgiu em 1944, na Grã-Bretanha, mas sumiu ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Nesse sentido, na década de 1980, criadores dos Estados Unidos escolheram fazer o cruzamento de uma série de gatos de pernas curtas e estabeleceram a raça como conhecemos. Entre várias cores, o munchkin também pode ser um gato laranja. 

Gato Manx

Considerado como uma das raças mais antigas de gatos, o Manx ou Manês surgiu na ilha de Man, região localizada da Grã-Bretanha. Como curiosidade, o gato sofreu uma mutação que interferiu em sua coluna vertebral e o fez perder a cauda. Assim, essa característica se espalhou por gerações e, dessa forma, o gato não possui cauda. É um gato laranja que pode ser visto em outras cores também. 

Vira-lata

O gato vira-lata ou chamado de Sem Raça Definida (SRD) não tem exatamente uma linhagem pura e estabelecida, visto que se encontram nas ruas e abrigos e tem padrões misturados com outras raças. Mesmo assim, não é difícil encontrar um gato laranja entre os gatos de rua, sendo válido reconhecer como uma raça comum entre os gatos de tons alaranjados. 

​Há algum cuidado especial que devemos ter com o gato laranja?

Gatos laranjas são famosos por serem muito carinhosos e ativos, o que requer uma atenção do tutor para não deixá-lo sozinho por um longo período. Além disso, o felino deve fazer exercícios regulares para gastar energia. Assim, vale o estímulo de brincadeiras e outras atividades para não deixar o animal entediado. 

Já que gato laranja costuma ser, em sua maioria, do sexo masculino, ele pode adquirir um comportamento territorialista, ou seja, um pouco hostil na presença de outros pets. Para evitar que isso aconteça, a castração é uma opção recomendada, deixando-o naturalmente menos agressivo e mais receptivo com outros animais. 

Conheça outras raças de felinos em nosso blog! Acesse outros posts: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Seu nome disse:

    eu tenho uma gata de 8 anos que é laranja, gorda preguiçosa, e territorialista!

  2. Ida Mônica Amoroso disse:

    Eu tenho uma gata laranja de 50 dias muito carinhosa e bem ativa.

Deixe o seu comentário