Guaimbê: aprenda a cultivar essa planta 100% brasileira

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
close folha de guaimbe
Guaimbê é perfeita para compor decoração de jardins

Você sabia que a Guaimbê é uma planta originária do Brasil e uma das queridinhas dos paisagistas para compor a decoração dos jardins? É isso mesmo! Conheça mais sobre ela e aprenda como é fácil cultivá-la em casa.

As principais características do Guaimbê

A Guaimbê é uma planta do tipo arbusto que faz parte da família da Araceae. Com o nome científico de Philodendron bipinnatifidum as principais características da espécie são a floração perene e chegam a medir até 3 metros de altura.

As suas folhas se destacam pelo formato semelhante à costela-de-adão, o que leva muitos iniciantes em jardinagem a confundi-las. Mas atente-se, as folhas de Guaimbê possuem fendas completas, já as costelas-de-adão, as fendas são menores e nascem de pequenos furos na folha.

A Guaimbê é um tipo de planta tropical que gera pequenas flores, localizadas em sua espádice, com uma delicada diferença. Por exemplo, flores fêmeas florescem na base da planta, enquanto as do gênero masculino nascem na ponta. Agora que você sabe um pouco sobre ela, que tal aprender a cultivar em casa? Acompanhe!

Como cultivar e cuidar da Guaimbê?

Apesar de ser uma planta forte, alguns cuidados são necessários no momento de cultivar a sua Guaimbê em casa. Afinal de contas, você vai querer contar com toda a beleza dela decorando o seu jardim, não é mesmo? Confira o que não pode faltar.

Escolha a iluminação ideal para a planta

folhas de guaimbê no jardim
A Guaimbê é um planta que precisa de sol pleno para se desenvolver

O primeiro passo é escolher o lugar ideal onde cultivar a sua Guaimbê. Para sorte do apaixonado por jardinagem, ela é um tipo de planta versátil, que se adapta bem tanto em ambientes com luz direta quanto à meia-sombra. 

Qual é o melhor solo para cultivá-la?

A escolha do substrato deve levar em conta a natureza da planta que costuma crescer em pedras ou até mesmo em árvores. Por isso, opte por substratos ricos em matéria orgânica, mas que contenham brita ou pedrisco, pois facilita a drenagem do solo.

Há vaso adequado para a Guaimbê?

Tão importante quanto a escolha da terra, é a seleção do vaso para a Guaimbê. O ideal é que ele possua duas características: furos na base para facilitar o escoamento da água e que seja de tamanho grande, pois é preciso garantir que as raízes da planta tenham espaço suficiente para se desenvolverem.

Como fazer a rega da planta

A rega da planta é bastante simples! Você só precisa garantir que o solo esteja sempre úmido para que ela possa absorver os nutrientes. Além disso, caso você cultive a Guaimbê em locais fechados, o recomendado é fazer a limpeza das folhas com um pano úmido para retirar o acúmulo de pó e facilitar o processo de fotossíntese.

Adubação da planta

Um dos principais cuidados relacionados à manutenção da planta é a adubação periódica, que deve ser feita em dois períodos do ano. Na primavera, faça a fertilização com adubos orgânicos para mantê-la nutrida. No verão, o indicado é o uso de fertilizantes minerais, como o NPK 10-10-10.

Propagação da Guaimbê

Para quem deseja criar um verdadeiro jardim de Guaimbê e dar uma cara sofisticada ao jardim, uma boa dica é fazer a propagação da planta, que pode ser feita de duas maneiras. A primeira e mais simples por meio de sementes e a segunda por meio de estaquias. Basta fazer o replantio, regar e vê-las florescer.

É tutor de cães e gatos? Atenção!

Apesar de toda a sua beleza e ser bastante usada na decoração de jardins e varandas, o cultivo de Guaimbê merece a atenção de tutores de cães e gatos. Isso acontece por ela ser uma planta venenosa. Por isso, escolha um local longe do alcance de crianças e animais de estimação.

Agora que você já conhece tudo sobre cuidados e cultivo da Guaimbê, diga para gente: será que ela tem lugar no seu jardim?

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Vanessa Sales disse:

    Olá!
    Uma dúvida, não houve alteração no nome científico da planta?
    Encontrei que passou a ser chamada de Thaumatophyllum bipinatifidum, porém ainda não encontrei quando foi realizada essa alteração para trazer esse dado aqui tbm. Sei que mudar os nomes científicos é algo comum no universo das plantas (hehehe) por isso gostaria de confirmar se mudou mesmo. Agradeço a atenção!

    • Cobasi disse:

      Olá, Vanessa! Tudo bem?

      Deixaremos aqui uma ficha técnica sobre a Guaimbê!

      Nome científico: Philodendron bipinnatifidum
      Nomes populares: Banana-de-imbê, Banana-de-morcego, Banana-do-mato, Imbê
      Família: Araceae
      Categoria: Folhagens, Trepadeiras
      Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
      Origem: América do Sul, Brasil
      Altura: 3.6 a 4.7 metros
      Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno

Deixe o seu comentário