Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Síndrome do ninho vazio: o que é, sintomas e como superar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
sindrome do ninho vazio

A síndrome do ninho vazio é uma fase emocional bastante desafiadora. Experimentada por pais quando os filhos deixam o lar, essa transição pode gerar sentimentos de solidão, perda e incerteza.

A seguir, entenda tudo sobre o que é, quais os sintomas e como tratar a síndrome do ninho vazio. Além disso, vamos compreender como os animais podem ajudar nessa fase de renovação emocional. 

O que é a síndrome do ninho vazio?

Se for definir em uma única frase o que é a síndrome do ninho vazio, podemos dizer que é uma forte saudade diante da partida de um dos seus filhos de casa. 

Portanto, essa condição refere-se ao conjunto de sentimentos de solidão, tristeza e perda. Que são aflorados quando o filho sai de casa, seja para estudar, trabalhar ou começar sua própria família. 

A transição marca o fim de uma era, de um contato diário e intensa dedicação à criação dos filhos. No entanto, essa alteração pode deixar os pais se sentindo perdidos e sem propósito, caracterizando assim a Síndrome do Ninho Vazio.

Na maioria dos casos, as mulheres são as mais acometidas pelas condições. Perder a rotina de diálogos, cuidados e outras atividades maternais e rotineiras, podem ser a causa de um sentimento de vazio que muitas vezes não é fácil de controlar. 

Síndrome do ninho vazio: principais emoções envolvidas

Vale ressaltar que a Síndrome do Ninho Vazio – SNV, é uma condição que vai além de uma simples saudade dos filhos. É algo mais complexo, pois se caracteriza pelo início de um quadro depressivo. 

Com a casa vazia e a diminuição de tarefas, essa mudança atinge proporções que causam desde problemas psicológicos até uma espécie de luto, semelhantes às enfrentadas quando alguém próximo morre.

A dificuldade de adaptação às transições do ciclo da vida, que nesse caso é o filho saindo de casa, pode gerar diversas emoções, como:

  • Solidão: a ausência dos filhos no lar pode levar os pais a se sentirem solitários e desconectados.
  • Tristeza: a percepção da casa vazia e a falta da presença dos filhos podem desencadear sentimentos de tristeza e melancolia.
  • Perda: a sensação de perda pela fase da vida dos filhos que agora acabou, pode ser intensa, gerando um luto simbólico.
  • Sentimento de culpa: o pensamento e a autocobrança de que poderia ter aproveitado mais a presença do filho desde a infância.

Quais são os sintomas da síndrome do ninho vazio?

Síndrome do Ninho Vazio – SNV
A Síndrome do Ninho Vazio – SNV é o sofrimento e vazio que os pais sentem por ter seus filhos longe do lar.

De uma leve tristeza até um quadro depressivo, a síndrome do ninho vazio pode apresentar alguns sintomas:

  • Ansiedade;
  • Alterações de humor:
  • Arrependimentos;
  • Choro frequente;
  • Cansaço sem causa aparente;
  • Dúvidas existenciais;
  • Desânimo;
  • Dificuldade de socialização;
  • Distúrbios do sono;
  • Diminuição da libido;
  • Sentimento de tristeza;
  • Sensação de culpa e solidão.

Vale ressaltar que entre os desafios estão os conflitos amorosos que podem surgir após a saída dos filhos de casa. 

Essa é uma condição comum, pois os papais e mamães acabam ficando sem objetivos e planos em comum, já que a missão de criar os filhos está cumprida. 

Pode ser uma boa hora para fortalecer a relação entre o casal, criando novas oportunidades juntos para conquistar momentos felizes e diminuir o vazio deixado.

O que fazer com a síndrome do ninho vazio?

Chegou o momento de aceitar o ciclo natural da vida, mas o que fazer quando os filhos vão embora?

Como o tempo de duração da síndrome do ninho vazio varia de pessoa para pessoa, esse é um momento para se reconectar e encontrar novas experiências. 

Para preencher a solidão, muitos pais tentam buscar novas atividades para sua rotina. A seguir, compartilhamos algumas estratégias comuns indicadas para lidar e tratar a síndrome do ninho vazio

Cultive novos interesses e hábitos

Encontre atividades que despertem seu interesse, essa é uma forma ativa de ocupar o seu tempo de maneira produtiva. Por exemplo, você tem algum hobbie? Invista nisso! 

Reconecte-se consigo mesmo, tire um tempo para refletir sobre suas próprias necessidades, sonhos e aspirações. Isso vai ajudar a explorar novas possibilidades de crescimento pessoal.

Fortaleça relacionamentos

Que tal um tempinho para conversar e aproveitar o dia com seus amigos, família e cônjuge? Dedique tempo para fortalecer os relacionamentos, essa conexões são importantes e significativas para ajudar a preencher o vazio deixado pela saída dos filhos.

Converse e busque apoio

sintomas do ninho vazio
Dependendo da forma a condição é tratada, se não receber a atenção necessária, a síndrome pode evoluir para um quadro depressivo.

O apoio mútuo pode ser reconfortante e enriquecedor. Participar de grupos de apoio ou comunidades online, além de trocar experiências com outras pessoas, também são um alívio para quem está passando pela síndrome do ninho vazio.

Procure ajuda profissional

Se os sentimentos de tristeza e solidão persistirem e interferirem significativamente na sua qualidade de vida, não hesite em buscar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta. Contar com o apoio de um especialista é essencial para a sua plena recuperação. 

Em resumo, pratique o autocuidado: cuide de si mesmo, tanto física quanto emocionalmente. 

Como os animais podem facilitar a transição para um ninho vazio

Além das dicas que mencionamos, você sabia que os animais de estimação podem ajudar? Sim, adotar um bichinho pode proporcionar conforto para as pessoas que sentem falta dos seus filhos humanos. 

Animais de estimação para ninhos vazios são uma alternativa para estabelecer um sentimento de cuidar e amar. A responsabilidade de ter um animalzinho é uma excelente vitamina para muitos pais não entrarem em condições mais graves do ninho vazio. 

Se tiver interesse em adotar um pet, o Cobasi Cuida – pilar social da Cobasi – desenvolveu uma plataforma online que ajuda animais a encontrar um novo lar. Em parceria com diversas ONGs e a promoção de eventos de adoção, você pode encontrar o seu novo amigo. 

A seguir, confira um vídeo e saiba mais sobre como adotar um animal de estimação:

Quer saber como ser um tutor responsável? Na Cobasi você encontra tudo que é essencial para que o seu novo filho peludo se sinta em casa. Aqui tem rações, comedouros, caminhas, brinquedos e um personal pet que vai te ajudar a escolher os melhores mimos para o pet.

Já no Blog da Cobasi, você se mantém informado sobre cuidados, alimentação, saúde, bem-estar, dicas e muito mais.

Gostou do conteúdo? A síndrome do ninho vazio pode ser um período desafiador, mas também oferece uma oportunidade única para redescobrir interesses, fortalecer relacionamentos e encontrar um novo propósito. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!


| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário