Adestramento de cães: principais dicas para educar seu pet

Com colaboração: Claudio Soares   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
adestramento de cães sendo realizado com um border collie

Sempre que se fala em adestramento de cães, já imaginamos o cãozinho realizando diversos truques. Porém, o adestramento vai muito além disso e envolve o bem-estar do pet e da família.

Conversamos com o biólogo Claudio Soares para entender mais sobre o comportamento do animal e como realizar o adestramento do cachorro.

Além de truques, com o treinamento adequado, seu pet aprenderá a fazer a necessidades no lugar certo, não rasgar o sofá ou o chinelo e muito mais!

Na verdade, o adestramento pode ser entendido como uma forma de estabelecer canais de comunicação entre o cão e seu tutor.

Por isso, a seguir daremos algumas dicas essenciais para o adestramento de cães. São coisas simples e fáceis de fazer, portanto, basta paciência, persistência e dedicação para deixar seu cãozinho mais educado.

Quando começar o adestramento de cães?

“O ideal é desde filhote, pois o poder de associação dos comandos é melhor nessa fase. Lembrando que nada impede que cães já adultos possam ser adestrados. O que muda é justamente esse tempo de assimilação do comando”, explica o biólogo Claudio Soares.

Devemos destacar também que esse processo de aprendizagem depende de inúmeros fatores, como a personalidade de cada animal. Por exemplo, algumas raças têm uma facilidade maior de assimilar comandos, já outras, não. Mas independentemente disso, sabemos que o tutor tem um grande papel nesse período de educação do bichinho de estimação. Sendo assim, o mais importante no processo de adestramento de cães é fazer com que o pet consiga compreender o que seu tutor deseja. E para cada tipo de comportamento desejado existe uma técnica, além de produtos que podem auxiliar nesse processo.

Como ensinar o cãozinho fazer as necessidades no local certo?

filhote faz xixi no tapete higiênico

É aconselhável ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no local correto desde os primeiros dias no novo lar. Isso vale para os cães filhotes e também para os adultos ou idosos. A ideia é aproveitar o momento de adaptação na nova casa.

1. Escolha um local

Uma das primeiras coisas que devemos fazer para educar o cachorrinho a fazer suas necessidades no local correto é determinar um local especifico, ou seja, um cantinho no qual ele se sinta seguro, confiante e confortável.

Além disso, a superfície desse local deve ser absorvente, pois os cachorros não gostam de molhar a patinha – e sim, isso é algo importante nesse período de aprendizagem. Por isso o tapete higiênico e os banheiros inteligentes são tão úteis e importantes! Eles absorvem a urina, deixando a superfície sempre seca e atraindo o cãozinho.

2. Acompanhe o bichinho

Após escolher o local e colocar o tapete higiênico, é fundamental o acompanhamento do tutor.

Nesta fase do adestramento para cães, é importante direcionar o cãozinho a fazer as necessidades no lugar certo. A melhor forma de fazer isso é usando o reforço positivo. Ou seja, evite broncas, pois elas inibem o comportamento desejado, e sempre que o pet fizer xixi no local correto faça carinho e dê o seu petisco favorito.

3. Se precisar, use atrativos!

Ainda existe mais uma forma de auxiliar nessa educação sanitária. Aposte nos atrativos sanitários, que têm como função atrair o cão a fazer suas necessidades no local certo.

Como ensinar seu cão a passear?

Sempre que os cães saem para passear na rua, são estimulados de diversas formas: cheiros, barulhos, passagem de pessoas, carros… sendo assim, eles acabam ficando bem eufóricos – dificultando a condução do tutor e, em alguns casos, inviabilizando passeio.

O adestramento de cães é muito importante nesse momento, pois ele ajuda a manter o pet calmo e não deixa essa euforia atrapalhar. Afinal de contas, o passeio é uma forma de melhorar essa relação entre cão e seu tutor. Além disso, um cão com um bom comportamento social facilita na hora de levá-lo ao banho e tosa, veterinário e a viagens.

1. Familiarize o pet com os equipamentos

O treino começa dentro de casa, familiarizando o cachorro com a coleira e a guia, os equipamentos necessários para um passeio seguro. Coloque os acessórios no animal e deixe-o por alguns minutos com os equipamentos de passeio, apenas para ele não estranhar na hora de sair de casa. Então, hora de ir para a rua! Comece com passeios curtos e, de acordo com a adaptação do cachorro, amplie o tempo de caminhada.

2. Fique atento durante o passeio

Um ponto importante nesse tipo de ensinamento é impedir que o cachorro puxe a guia desesperadamente. Quando isso acontece, o cachorro nem consegue aproveitar o passeio. Para que isso não ocorra, uma dica é não ceder à vontade do animal. Para isso, o tutor deve transmitir uma postura liderança para o cãozinho. Os acessórios para passeios disponíveis no nosso site vão te ajudar nessa tarefa!

Ensine comandos básicos de adestramento de cães

Um dos primeiros comandos, se não o primeiro a ser ensinado ao seu cão, após ou durante os adestramentos sanitário e comportamental no passeio, é o truque de sentar. Uma técnica muito aplicada pelos adestradores é utilizar uma recompensa e reforçar o comportamento que queremos aumentar a frequência, no caso o de sentar.

  1. Segure o petisco favorito acima da cabeça do animal e mova o braço lentamente para as costas do pet até que ele se sente.
  2. Em cada acerto do comando o cãozinho deve ser recompensado.

Só lembrando que cada animal tem um tempo de assimilação do comando diferente do outro. Portanto, tenha paciência. Além disso, quando ele evoluir na aprendizagem e assimilação, ensine novos truques. “É importante que ensinemos esses truques aos poucos, assim é mais fácil para o animal assimilar”, explica o biólogo Claudio Soares.

O mais importante é que esse animalzinho receba bastante amor e carinho. Isso com certeza fará com que ele aprenda mais rápido e que o adestramento seja eficaz. Além disso, o tutor precisa ter muita paciência e disciplina. Não basta ensinar uma vez e achar que já fez o papel de educador. Afinal, essa é uma tarefa que exigirá muita atenção e tempo.

Conheça o Adestrador Profissional, serviço da Pet Anjo com a Cobasi!

adestramento de cães cachorro sentado levantando a pata

Se você está com dificuldades em realizar o adestramento de cães em casa, chegou a hora de conhecer o Adestrador Profissional, programa da Pet Anjo, com Compra Programada Cobasi! O treinamento é indicado para todos os cães, dos filhotes aos adultos.

Nele, profissionais ensinam os pets a fazer xixi e cocô no lugar certo, não destruir a casa, ou pular toda hora. Mas não é só isso! O Adestrador Profissional educa os cães para que eles respeitem ordens dos tutores, além de fazerem truques e seguirem comandos.

As aulas são de curta duração, com até 40 minutos, para evitar que o cão fique cansado e não preste atenção nas lições. O ideal é que o treinamento seja feito várias vezes na semana, para encurtar o período de aprendizagem. E o melhor é que, quanto mais aulas, menor o preço!

Todos os profissionais do Adestrador Profissional são certificados. Eles passam por um processo de cadastro, análise documental e avaliação de perfil. Assim, asseguramos que o seu pet vai ser treinado pelos melhores instrutores!

Quanto custa o adestramento de cães da Cobasi?

As aulas custam a partir de R$90. Elas podem ser individuais ou em grupo.

Para encontrar o adestrador de cães, basta buscar no nosso app ou no site. Temos profissionais espalhados por todo o Brasil para atendimento online. Se você mora em São Paulo, pode contar com os nossos Anjos para treinos presenciais.


Você tem alguma dúvida sobre adestramento de cães? Escreva para nós nos comentários!

Claudio Soares

Com colaboração: Claudio Soares

Biólogo Especialista em Neurociências

O biólogo Claudio Soares é especialista em Neurociências aplicada à educação e pós-graduado em Educação Corporativa. Seus gatos, Sansão e Charlotte são a alegria da sua casa, amam ganhar carinho e petiscos.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Gustavo Prata de Oliveira disse:

    Cobasi, gostei das dicas. Aposto que irá ajudar muitas pessoas e seus cãozinhos. Eu tive problemas de socialização com “Julie” minha shitzu de 11 anos. Harmonia em família com seu cão é tudo de bom. Esse ebook me ajudou bastante para educação dela – https://bit.ly/comoeducarseucaopanheiro

  2. Akemi disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se a feira de adoção é somente de cachorro ou tb é de gato?

  3. Alessandra disse:

    Oi, tudo bom? Gostaria de saber mais sobre o adestramento? Tem algum link que eu possa acessar? Ou algum número que eu possa entrar em contato? Obrigada! 🙂

    • Cobasi disse:

      Oi Alessandra, como vai? Claro, temos conteúdos super legais que vão te auxiliar neste processo de adestramento 🙂 depois compartilhe conosco como foi sua experiência e todo o processo de adestramento

Deixe o seu comentário